TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, dezembro 27, 2013

REINALDO AZEVEDO: UM LENINISTA DE TOGA.

Um oásis de lucidez em meio à dominância do pensamento politicamente correto que dá o tom à Folha de S. Paulo. Refiro-me ao artigo de Reinaldo Azevedo que está na Folha desta sexta-feira. Como sempre indo diretamente ao ponto. Com estilo, porém sem jogar palavra fora. O título do post é o original do artigo. Mas claro, a ilustração não. Leiam:
Lênin chegou ao STF pela via cartorial. O ministro Luís Roberto Barroso concedeu uma impressionante entrevista à Folha de domingo. Afirmou: "Em tese, não considero inconstitucional em toda e qualquer hipótese a doação [a campanhas eleitorais] por empresa". Ele, no entanto, votou pelo acolhimento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que, se vitoriosa, impedirá as doações de pessoas jurídicas a candidatos e partidos. Ocorre que decisões do STF têm a força de uma tese! O ministro está dizendo que a Constituição, ao contrário do seu voto, não veta essa modalidade de contribuição. Ele declarou inconstitucional o que sabe não ser. É intelectualmente escandaloso!
Tivesse uma câmera na mão, Barroso seria cineasta, já que não lhe faltam más ideias na cabeça. Ele nos diz qual é a sua restrição: "[a doação] não tem nada a ver com ideologia. [As empresas] doam ou por medo, ou porque são achacadas ou porque querem favores". É? Fosse por ideologia, seria uma ação virtuosa? Será que o PT d'antanho teria conseguido se financiar caso as empresas fizessem uma triagem puramente ideológica? E se vigesse o financiamento público? O partido teria deixado de ser nanico?
Só houve alternância no poder --do PSDB para o PT-- porque doações não foram feitas por ideologia. De resto, gente achacada, com medo ou em busca de favores não assina recibo. Pior será o modelo do ministro. Se achaque houver, não deixará nem pistas. Eis Barroso, que agora tem uma nova causa: descriminalizar as drogas. Entendo. Quando o assunto é maconha e cocaína, ele acha que a proibição induz ao crime; quando é doação eleitoral, ele acha que a proibição induz à virtude.
Como ignorar que os verdadeiros autores da ADI pertencem a um grupo liderado pelo próprio ministro? A OAB foi uma espécie de laranja da causa. Refiro-me a Daniel Sarmento, professor de Direito Constitucional da Uerj, área comandada por Barroso, e Eduardo Mendonça, que já foi seu sócio e hoje é seu assessor no STF. O ministro julgou de dia uma causa que ajudou a patrocinar à noite. E não se declarou impedido! Aéticos, para ele, são os políticos.
Mas Barroso é um queridinho da imprensa "progressista". Abraça todas as teses politicamente corretas das esquerdas atomizadas de hoje em dia: casamento gay, descriminalização das drogas, cotas raciais, aborto... Condenar fetos, que não podem correr, à sucção e à cureta é visto nestes tempos como prova de grande coragem. Quanta valentia a risco zero!
Na Folha, o homem ensaia um voo teórico: "É preciso interpretar [a história] e fazê-la andar. Está ruim? Não está funcionando? Nós temos de empurrar a história". Isso é Lênin. Os partidários do barbudo furunculoso (Marx) entendiam que a sociedade socialista dependia de certas precondições que a Rússia não oferecia. Lênin, então, lançou a tese da "aceleração da história", ora abraçada pelo valente. O ministro está dizendo que cabe ao STF tomar o lugar da sociedade e do Congresso.
Na semana que vem, voltarei à questão. Barroso é, no STF, a vanguarda de um atraso que tem história: a substituição do povo por um ente de razão chamado "partido". Esse homem "moderno" é um tipo que só prospera hoje em dia na América Latina. É vanguarda, sim, mas do fim do século 19 e início do 20. Em democracias que se respeitam, seria tangido da corte suprema a varadas --metafóricas claro! Ministro do STF que acredita ser sua missão "empurrar a história" não pratica "neoconstitucionalismo", mas o velho porra-louquismo. E com a toga nos ombros. #prontofalei.
PS "" Um voto para o próximo Natal (o de anteontem já é jornal velho) e para os anos novos vindouros? Pois não. Que as pessoas sejam autônomas e não dependam da boa vontade do palavrório de estranhos. Não parece bom?

10 comentários:

SYRHAAR disse...

OS MAIORES CAUSADORES DE CORRUPÇÃO NO PAÍS SÃO OS "CACIQUES" DOS PARTIDOS OS PARTIDOS POLÍTICOS QUE ANSIOSOS POR FICAREM CADA VEZ MAIS FORTES INDUZEM OS PRÓPRIOS POLÍTICOS A SE CORROMPEREM, TORNANDO ALGUNS ATÉ PARECIDOS COM ANDROIDES, PARA FORMAR UM CAIXA 2 CADA VEZ MAIS ALTO PARA A PROPAGANDA POLÍTICA NAS ELEIÇÕES SEGUINTES.
COM ISSO SE TORNAM UM VERDADEIRO SINDICATO DO CRIME, UM GRANDE GRUPO MAFIOSO; DESVIANDO VERBAS PÚBLICAS, CORROMPENDO, PRESSIONANDO AS EMPRESAS A CONTRIBUÍREM PARA AS CAMPANHAS, ACHACANDO EMPRESÁRIOS, COMERCIANTES, ETC.
CHEGANDO ATÉ A ACONTECER ASSASSINATOS.
EM UM CÍRCULO VICIOSO QUE NUNCA SE QUEBRA, POIS É UM JOGO DE INTERESSE EM QUE OS PRÓPRIOS ENVOLVIDOS SÃO QUEM OS FAZEM AS REGRAS.
Syrhaar Sacramento Jorge.

Anônimo disse...

Barroso é uma raposa muito esperta e gananciosa. Nada do que ele faz sai sem a devida remuneração. Ele vira a toga para onde lhe pagam mais. Exemplos disso já foram postados e denunciados.
Oscar

Anônimo disse...

O valor acordado sai no holerite mesmo ou vem por motoboy?

Anônimo disse...

Depois dessa nenhuma pessoa normal teria coragem de continuar no mesmo lugar. Mas esse Barroso é muita cara de pau. Eu aposto que continua lá.

Anônimo disse...

Atrazadamente, espero que os amigos Aluizio, AlexandreTheGreat, a amiga TaniaSP (mandei mil emails pra voce) e outros que fazem excelentes comentarios nesse excelente blog, que com o trabalho incansa'vel desse administrador, nos deixa tao bem informados sobre o andar da carruagem,,,espero do fundo do meu coracao que tenham passado um Natal de muita Paz juntos aos seus familiares e que se repita na passagem do ano novo. Nao esperem um 2014 bom. Pois o PT continuara dando suas foicadas cada vez mais fundo e fechara' com a reeleicao do Umbral no poder. Vejo com muita tristeza que as F. A. nao atuara' e um dos motivos e' que ninguem ta pedindo. Escândalos ja' deixaram de escandalizar e o PT continuara' leve e solto com sua agenda destruidora,,,,e no's continuamos esperando o circo de 2014. Nessa mesma e'poca do ano que vem provavelmente nao teremos ânimo para desejar um FELIZ NATAL seguido de um FELIZ ANO NOVO.

Alexandre, The Great disse...

ALÔ ALUÍZIO, RECEBI HOJE ESTA NOTÍCIA DE UM AMIGO QUE MORA NO SUL DE MINAS GERAIS:
"O efetivo da ESA, em Três Corações, foi todo mobilizado e entrou de prontidão (inclusive os alunos, que tiveram as férias suspensas). O efetivo irá para Rondônia com missão de salvaguardar nossa fronteira. O mesmo está ocorrendo nas fronteiras com outros países da Amazônia e do Pantanal matogrossense. O que está havendo?"

ALGUÉM SOUBE DE ALGUMA NOTÍCIA DESSE GRAVÍSSIMO EVENTO?

Anônimo disse...

Ao Alexandre The Great: Pode ser algo relacionado com o conflito em Humaitá (600 quilômetros de Manaus) onde as pessoas incendiaram a sede da FUNAI.

Anônimo disse...

Um BABACA com poder!!! Só mesmo no Brasil.

Anônimo disse...

Resumindo, se vira a toga para quem lhe paga melhor e é Ministro do STF então é um corrupto que quer julgar corruptos?????????????????????

Alexandre, The Great disse...

Ao Amigo Berto: estamos de olho no front. Talvez tenha que me deslocar para a Amazônia após o Reveillon, vamos ver. Um abraço e Boas Festas!