TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, abril 25, 2014

LOUCURA BOLIVARIANA AFUNDA A VENEZUELA: INFLAÇÃO DISPARA E CHEGA A QUASE 60% AO ANO. SITUAÇÃO DO PAÍS É CAÓTICA.

A inflação oficial venezuelana atingiu 4,1% em março, informa nesta quinta-feira o Banco Central da Venezuela (BCV). Com o resultado, o índice acumula alta de 59% em um ano. Subordinado ao presidente Nicolás Maduro, o BCV culpa os protestos contra o governo  pela alta dos preços e endossa o termo guerra econômica para justificar uma política que agoniza com a inépcia das pessoas que comandam o país. O relatório do BCV inverte a lógica dos fatos, pois a escalada da inflação foi justamente um dos motivos que influenciaram os protestos. O relatório é tão parcial que inclusive omite o alarmante índice acumulado nos últimos 12 meses, que teve de ser calculado por economistas independentes que usaram como base os índices mensais divulgados pelo BCV.
"Observamos uma alta do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 4,1% em março, com séria tendência a continuar impactando os resultados de abril", revelou o BCV em sua página na internet. Segundo o BCV, a inflação foi puxada pelos preços de "alimentos e bebidas, que variaram 6,1%" em março, contra 1,7% em fevereiro." O relatório atribui a alta dos preços aos protestos e piquetes contra o governo que sacodem a Venezuela há mais de dois meses, o que teria afetado a produtividade e a distribuição dos produtos pelo território nacional. De acordo com o BCV, os protestos constituem "uma nova onda concreta de guerra econômica" contra o governo do presidente Nicolás Maduro.
A inflação e o desabastecimento de produtos como leite, café, açúcar, desodorantes e até papel higiênico foram dois dos estopins dos protestos contra o governo, que já deixaram 41 mortos, centenas de feridos e de detidos. Na quarta-feira, Maduro anunciou uma nova inspeção a estabelecimentos comerciais do país. O objetivo da ação é verificar se as margens de lucro definidas e os "preços justos" são respeitados – segundo a lógica de Maduro, a inflação e o desabastecimento do país são culpa de uma “guerra econômica”, e não de suas medidas desastradas na condução das finanças venezuelanas.
Supremo legitima repressão – Em outra ação que indica a interferência de Maduro nos demais poderes do país, o Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela, a mais alta corte do país, determinou na noite de quinta-feira que o direito dos cidadãos de se juntarem em protestos pacíficos "não é absoluto", além de afirmar que a polícia pode ser acionada para dispersar manifestantes que não pedirem autorização para fazer marchas e manifestações.
A decisão da Corte – que durante o período chavista sofreu uma profunda interferência do governo e desde então adotou uma postura de subserviência diante do Executivo – ocorreu após o pedido de um prefeito chavista, Gerardo Sánchez, que comanda a cidade de Guacara. Ele pediu que os juízes analisassem o alcance do artigo 68 da Constituição do país, que garante aos cidadãos "o direito de se manifestar pacificamente e sem armas".
Só que em vez de defender o artigo, a turma de sete juízes da Câmara Constitucional do tribunal acabou afirmando que todos os cidadãos e organizações políticas têm que informar as autoridades locais e pedir autorização para a realização de protestos pacíficos. Do site da revista Veja

7 comentários:

bpistelli disse...

O N. Podrido não sabe que já caiu e a inflação é causa dos aumentos de preços, o Nicolas podruro não acusar sem base a oposição, colocando como causa da inflação alta a sua consequência é como O VÍRUS DA GRIPE ACUSAR OS ESPIRROS, FEBRE E DORES NAS COSTAS COMO CAUSA DA GRIPE.

Jambalaia disse...

A Venezuela está se tornando improdutiva. Em certos casos, o Brasil também. Mas sem que nós caminhemos para trás e crescemos em muitos outros itens, apesar de não ser em taxas asiáticas.
.
No site venezuelano Runrunes, tem hoje uma matéria que trata sobre a diminuição da produção de cimentos no país.
.
http://runrun.es/runrunes/114512/baja-y-critica-produccion-de-cemento-enfrenta-las-roscas-corruptas-de-civiles-y-militares.html
.
.
Os venezuelanos constatam que as medidas tomadas pelo governo em estatizar diversas empresas, não estão dando os resultados esperados.
.
Já passamos por algo um pouco semelhante e sabemos que as empresas estatais só dão imensos prejuízos. A Embraer, a Petrobras são casos a parte que tiveram sucesso.
.
A Venezuela está afundando.
A corrupção e a ineficiência são fatos comuns na América latina, por isso todos os países patinam.
.
Os problemas venezuelanos aparecem
em diversos sites, pois o país está fugindo da globalização, descumprindo sistematicamente acordos internacionais.
.
Já no site da BBC Brasil mais uma matéria sobre a falta de preservativos em Cuba.
.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/04/140422_sp_cuba_preservativos_hb.shtml
.
.
Ambos os países vivem na penúria e seus governantes prometeram um mar de fartura e de bem estar social.
.
Faltam produtos e ninguém por lá sabe o porque.
Aqui nós sabemos as causas.

Anônimo disse...

Acreditem: Esse irá ser exatamente o futuro do Brasil a continuar o crescimento do socialismo por aqui - em NENHUM lugar do mundo onde ele se instalou, as pessoas progrediram na vida - por que aqui seria diferente. Acorda povão, enquanto é tempo!!!

Anônimo disse...

E para provar o que comento,,,,,ja' tem Cubano aqui cantando de galo,,,duvidam ??? vejam isso... https://www.youtube.com/watch?v=MMmiLqFJhd4

Jambalaia disse...

O vídeo acima do YouTube sobre o cubano é hilariante.
.
O cidadão afirma que antigamente Cuba era um puteiro, pelo perdão ao usar este termo no blog.
.
Pelo que se entende o que mais existe em Havana são exatamente prostitutas a cata de turistas...
.
Cuba era um país próspero. Recebia muitos investimentos do exterior e seus trabalhadores eram muito politizados e talvez devido a isso, acabaram nesta ditadura improdutiva e decadente.

Anônimo disse...

Jambalaia, NAO TEM NADA DE HILARIANTE NEM ENGRACADO NESSE VIDEO. E' aterrador e humilhante. Ele deveria ser detido e entregue a' delegacia urgente. E' ilegal um estrangeiro fazer movimento poli'tico no Brasil. E' caso para urgente deportacao. Eu nao sei se resistiria dar um tapa na cara desse verme se eu estivesse presente. Quando postei aqui, que nao viriam 4.000 e sim 50.000 enfermeiros cubanos ,,,alguns riram e acharam absurdo. Ou ate' pensaram que eu me referia so' a' ME'DICOS. Hoje, o pro'prio PT ja' nao fala mais em 4.000 e sim mais de 20.000. - " me'dicos" nao passam de 1.500. Agora, com ajuda do PSDB, virao militares. Um partido que "tenta" vencer o opositor apoiando leis impostas PELO MESMO,,,E' OPOSITOR ? Digo a voces que nao existe meio-comunista,,,assim como nao existe meia-gozada, meia-gra'vida,,,a vinda do Ae'cio, e' so' para abrir a janela e ventilar um pouco, como disse o Aluizio. Mas a carnica permanece. Porque nao uma intervencao militar urgente ??? O Brasil precisa de uma cirurgia e nao de cha' de Camomila.

glauco disse...

E' tudo `culpa` du fhc, dus istadusunidus,du chavis qui num apareci mais comu passarinhu pra cunversa' cu maduru, du brog du aluizio,di nois.......
Tem hora que gente nao sabe se ri ou se chora meu caro Aluizio!Lmento pelo bom povo venezuelano!