TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, agosto 22, 2014

O FIM DO LUTO E O OPORTUNISMO ELEITOREIRO DE MARINA SILVA

Por Nilson Borges Filho (*)
Durou pouco o luto pela morte trágica de Eduardo Campos. A dor, que jamais desaparecerá,  ficou com a viúva  e os filhos do jovem e promissor político brasileiro. Durante o velório do ex-governador pernambucano já se ouvia ruídos de que a convivência entre os próceres do PSB, partido de Eduardo, e os marineiros, militantes de Marina Silva, não seria das melhores. Não esperaram nem mesmo que o corpo de Eduardo, ou o que restou dele, esfriasse para que a vice ungida à candidata assumisse o papel de protagonista da situação e desse um chega pra lá no grupo que conduzia a campanha do ex-governador de Pernambuco.
Quem conviveu com Marina Silva observa que por trás daquele ar de pura meiguice, se esconde um perfil conservador e autoritário. Em algumas situações – quando se põe a falar a esmo – a candidata não consegue esconder o atraso de suas opiniões sobre o agronegócio em particular e o setor produtivo no geral. 
Como evangélica, profere o discurso de uma nota só de Marina Silva – a tal de sustentabilidade – mais embaralha do que explica a direção de um futuro governo sob o seu comando.
O afastamento do coordenador da campanha de Eduardo Campos, Carlos Siqueira, substituído pelo principal assessor de Marina, Walter Feldman, afasta qualquer possibilidade de que os compromissos assumidos por Eduardo Campos serão mantidos pelos marinheiros.
Se por um lado Dilma Rousseff não diz coisa com coisa – o que já é preocupante – de outro, Marina Silva não sabe o que dizer quando o assunto envolve política externa e gestão de governo. Sem qualquer experiência em cargos do executivo, com conhecimentos sofríveis sobre macroeconomia e sem um mínimo de cacoete para se transformar numa estadista, a candidata do PSB tem um olhar paroquial para o que acontece além mar. Com símbolos pessoais que refletem o seu atraso – como um coque fora de moda e um xale  que se quer apresentar como um manto sagrado – Marina pode colocar em risco alguns avanços democráticos que se consolidaram  ao longo do tempo, desde o fim do regime militar.
O Brasil não pode mais servir de laboratório de ideias mirabolantes sem qualquer sustentação republicana. O viés autoritário e conservador da candidata ambientalista se comprovou quando foi escanteada pelo PT de resultados e – mais tarde – quando bateu de frente com o pragmatismo do PV.
Sem clima nem espaço para levar adiante suas concepções de Estado  para o projeto de poder petista e da visão moderna da geopolítica socioeconômica de alguns setores dos verdes, Marina saiu em busca de assinaturas para criar um partido para chamar de seu. Não teve sucesso, principalmente porque o lulopetismo não aceita concorrência e fez o diabo – como gosta de teorizar a candidata Dilma Rousseff – para que a Rede não alcançasse as assinaturas exigidas pela legislação eleitoral para se transformar em partido político.
Aviso aos navegantes, Marina Silva não é o que  diz ser e não se espere dela qualquer compromisso com a democracia e com  a economia de mercado. Lamentavelmente o eleitor bem informado, mas equivocado, pode estar trocando uma candidatura baseada em compromissos éticos, democráticos, com experiência em governança de bom tipo, com  perfil de estadista e respeitosa com a segurança jurídica e com a busca do alcance social  do seu programa de governo – como se propõe a candidatura de mudança de Aécio Neves – para cair na armadilha de um discurso às vezes alucinante, outras vezes bobo e na aventura de uma candidatura que não se sabe no que vai dar. Não vamos desistir do Brasil, concordo. Mas não a qualquer preço. O Brasil merece bem mais.
(*) Nilson Borges Filho é mestre, doutor e pós-doutor em Direito e articulista colaborador deste blog. Foi professor e diretor da Faculdade de Direito da UFSC, professor visitante da UFMG e Juiz do TRE de Santa Catarina.

19 comentários:

Harlock disse...

Salve.
Um absurdo classificar a candidata Marina Silva como "conservadora"!
Essa senhora sempre foi comuna, se já parasitou a Igreja Católica e ora explora os protestantes, nem por isso jamais defendeu os valores cristãos, senão quando lhe foi conveniente... mesmo quando atacou o abortismo e o gayzismo tão caros ao PT, não o foi senão como estratégia eleitoral, aja visto que no segundo turno da eleição de 2010 conclamou seus partidários a não permitirem que o debate eleitoral fôsse dominado pelos (agora) temas conservadores.
Dilma, sua irmã em Lenin&Fidel, e Serra, o fabiano-gramsciano, agradeceram.

Anônimo disse...

Os antecedentes de Marina Silva são prá lá de marxistas: ex do PCRB e fundadora da CUT no Acre, vereadora, depois 2 vezes senadora pelo PT, ministra de Lula do Meio Ambiente, atrasando o crescimento do país.
Também, pessoa de personalidade intrincada, já que tem DNA comunista, se dizente evangélica "progressista" ou comunista, à escolha.
Não imagino se igual ou pior que Dilma!

juraci disse...

Quer ficar milionário? PERGUNTE-ME COMO
https://scontent-b-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/t1.0-9/s552x414/10349941_940503069308603_9017919377638435586_n.jpg

Anônimo disse...

O caso é um "lutonismo", um luto recheado de oportunismo. Como viúvo é quem vai, a esposa já está em nova fase e, certamente, irá usufruir dos dividendos políticos porque o mais importante é manter o poder da família Arraes. Conhaque Dreher, de pais pra filho desde 1910. Enquanto isso o Brasil ficará amarrado a feudos, "famiglia" tipo Sarney. Isso é símbolo do absolutismo que impede o desenvolvimento e a liberdade do Brasil. A bandeira de MG traz; "LIBERTAS QUAE SERA TAMAN", liberdade ainda que tardia.
AÉCIO PRESIDENTE.

Anônimo disse...

Sem comentários, todos os que se manifestaram o fizeram com, como posso dizer, sabedoria para falar pouco. Aécio para presidente.




alvaro

AUGUSTO disse...

Quem se arrependeu por ter votado em Lula e Dilma, vai errar mais uma vez votando na Marina...

Marina saiu do PT, mas o PT não saiu da Marina...

Anônimo disse...

Caro Aluízio
Se a Marina ganhar eu desisto do Brasil. Será mais um desastre anunciado e ficará provado que a maior parte dos brasileiros é tão ignorante que nem processa os riscos de sua vitória.
Esther

Unknown disse...

Gostei muito do artigo, mas dizer que Marina tem "perfil conservador e autoritário". Estranho para uma senhora que saiu de dentro do PT e embarcou nas bobagens do PV e agora busca criar seu próprio partido. Marina Silva nem identidade política tem para ser chamada de conservadora e nem comunista (coisa que eu acredito que ela nem saiba o que é). #TôfechadocomAécio não por ideologia política, mais porque o neto de Tancredo já mostrou que é capaz, e não depende de padrinhos.

Anônimo disse...

Vamos pensar; No caso de um segundo turno que os candidatos sem Dilma X Marina, qual seria a escolha ? Escolher Dilma seria manter este governinho insonso e preparar a volta do "honoris causa" porem, se escolher a "Cururu do Amazonas" ela acaba com o seu governo em menos de seis meses tamanha a falta de preparo desta ex "cuzinheira de garimpeiros"...Neste caso estou com ela para acabar logo com este ciclo maldito da nossa terra...Fui Jarjura

Anônimo disse...

DESENCANTADO COM O PASTOR EVERALDO E MARINA SILVA; DILMA ENTÃO...
Seu partido, o Partido SOCIAL(socialista) Cristão(?).
De cara, pode ser um cristão socialista?
Anteriormente, apoiaria José Serra pró aborto, pode?
Veja abaixo um trecho do como o Partido SOCIAL cristão(?) do pastor Everaldo é cristão, é "serio", não aprova aborto e homossexualismo:
"...Em 2010, flertou com a candidatura de José Serra (PSDB) até cinco meses antes das eleições. Mesmo retardatário no apoio a Dilma, foi um dos maiores beneficiários de doações do PT durante a campanha. Recebeu 4,7 milhões de reais.
Everaldo nega, porém, a venda de apoio. “Essas doações só ocorreram em setembro, quando a eleição apertou e o PT precisava de nossa ajuda na campanha”, diz o pastor. Fechamos o acordo antes, em junho, após Michel Temer ser anunciado como vice de Dilma. O apelo do amigo falou mais alto”.
O afastamento do governo deu-se pela falta de espaço no governo. O PSC exigia ser tratado da mesma forma que o PCdoB, que controla o Ministério do Esporte e a Agência Nacional do Petróleo. “Temos um deputado a mais e nenhum cargo”.
Viu? Quer dizer, se o PT tivesse chegado algo mais - e$paço? - dado cargos e beneficiassem o PSC estaria com o PT do aborto e do homossexualismo, né...
Até muitos de nós evangélicos estamos desiludidos, céticos com nossos pastores desde a cassação deles outrora das bancadas na Câmara e Senado e sempre enfiados em maracutaias, caso IURD, base de apoio dos comunistas de Dilma-PT e mais vinculados a comunistas.
E temos também no pareo da disputa presidencial agora a melancia, ex da esquerdista TL, ex PT, ex PV todos comunistas e do lado dos irmãos evangélicos rubros; desconfiemos da verde por fora Marina Silva!
Uma campanha: nunca vote em branco ou anule o voto para não beneficiar o PT.
De todos, Aécio é o melhor cotado!

Anônimo disse...

ELEIÇÃO NA FLORESTA LUIZ AYRAO E NEGO SP 2014 OFICIAL

https://www.youtube.com/watch?v=45tm61lHrck&list=UUOtsquFQe7q1ioNIpjLvBJA

Anônimo disse...

PT E ISSO AI!

https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/p526x296/10609480_306335229548236_3668944800412913312_n.jpg?oh=7664b9bff0ee2aa1caf13a49af24df4b&oe=54638306&__gda__=1417125600_df779c505b65bcc66393b064eeaa39c1

Anônimo disse...

Vídeo no qual Erundina afirma que Marina ‘deseduca politicamente’ circula nas redes sociais.
http://glo.bo/1pRtGNu

Anônimo disse...

Excelente artigo, eh bem isso!
Talvez o termo CONSERVADOR, pelo que entendi e pelo que sabemos dela, quis o autor dizer que eh dogmatica na aplicacao dos pressupostos esquerdistas. Foi como entendi.
So faltou deixar claro que mutias das assinaturas foram falsificadas e negadas pelos cartorios. Houve, inclusive, uma gritaria sobre boicote e preconceito, atitudes presupostamente encabecadas por - ai sim! - conservadores de direita.
Ou voces esqueceram?
Se agem assim, imaginem o resto!
Abraco e bom final de semana a todos
Odilon Rocha - Joao Pessoa/PB

Anônimo disse...

Marina nao tem consistencia, soh que a situaçao estah nebulosa,nao sei se vai dar tempo de "explicar marina"!o povo gosta de sonhar..............

Anônimo disse...

Se fosse verdadeiramente evangelico, e" não se fazer de ",usando roupas,cabelos como os assembleianos,não se meteria em politica. Vai quebrar a cara.
Marina vai pra igreja orar e não queira tentar ser" aquela" que vai mudar o mundo, voce está fazendo o jogo do capeta!

Anônimo disse...

Esta coisa nunca foi evangélica, evangélico não compactua com os pensamentos dela. Ela é uma oportunista que se faz passar por evangélica para abocanhar votos de pessoas burras. Ela é comunista vagabunda, isto que ela é.

OS CARAS:

uma coisa diferente disse...

Diante de tudo que me causa horror, uso o humor:............................SE FOR ELEITA, MARINA PROMETE HORTINHA NO ALVORADA.
SEDE DO PSB - Diante da nova perspetiva para as eleições de outubro, a candidata Marina está otimista e já pensa em faturar a Presidência da República.
Em pronunciamento na sede do partido, entre outras prioridades, afirmou que vai transformar o jardim em frente ao Palácio da Alvorada em uma hortinha sortida e variada, abastecendo o próprio e distribuindo o excedente da colheita na periferia das cidades satélites.
Questionada por nossa reportagem sobre as diretrizes para a economia, caso seja eleita, Marina deixou claro que qualquer medida ou plano de ação terá que passar antes pelo IBAMA e órgãos ambientais, de modo a impedir o assoreamento das finanças públicas e a poluição da macro economia.
Prosseguindo em sua explanação, a candidata disse ainda que pretende mudar o nome de seu partido para PSB - Partido do Sacolão Brasileiro, deixando claro que a opção de seu governo será pelo social, por um povo feliz e de barriga cheia.
Encerrando a coletiva com a clareza que lhe é peculiar, a candidata afirmou mascando um raminho azedo que "não obstante a campanha político-partidária do pleito que se avizinha esteja derivando para ações e atitudes neurastênicas, vou me conduzir com fidalguia, repudiando ataques pautados na ignomínia e, como me apraz, vou balizar minhas intervenções observando sempre o comedimento e a razoabilidade, num contexto que consagre a dialética e o contraditório".


Anônimo disse...

Com nenhuma intenção de defender algum político aqui. A Marina não tem experiência, eu concordo! Mas o que fizeram os políticos experientes até hoje? Talvez seja uma prova de que a experiência também nos trouxe à merda que estamos imersos hoje. Em resumo, de que adianta ser experiente ou inexperiente quando é necessário favoritismo no processo de votação dos projetos de governo?