TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, agosto 16, 2014

PETROBRAS, A BOMBA ARMADA PELO PT QUE JÁ NÃO PODE MAIS SER DESATIVADA. VEM MUITO MAIS COISAS POR AÍ!

É uma estratégia petista rotineira. Quando o jogo já não favorece o partido, mudam-se as regras — ou joga-se o tabuleiro fora. Nos idos de 2010, a candidata Dilma Rousseff bradava uma preocupação injustificada com uma possível venda da Petrobras caso seus opositores vencessem o pleito presidencial: "É um crime privatizar a Petrobras ou o pré-sal", disse ela, atacando o PSDB. "Eles só pensam em vender o patrimônio público", continuou Dilma, relacionando o futuro da empresa às privatizações dos setores elétrico e de telecomunicações que ocorreram durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.
O episódio apenas explicitou uma dinâmica de propaganda repetida à exaustão pelo partido: ao explorar o nacionalismo, o PT espalhou o receio de que o PSDB venderia a estatal e, assim, abriria mão de um "patrimônio" dos brasileiros, criando um ambiente de medo em potenciais eleitores do candidato tucano da vez - no caso, José Serra. Pouco importava, neste caso, a falta de embasamento para a acusação. O partido não apresentava números ou argumentos fortes para mostrar os ganhos, de fato, que o país auferia ao sustentar tal empresa com recursos provenientes dos cofres públicos. Soube-se, mais tarde, que o apego profundo que o partido mantém pela estatal está à margem de qualquer discurso ufanista. A Petrobras transformou-se, em pouco mais de uma década, numa das estatais mais aparelhadas do país, onde o loteamento de cargos foi regra, não exceção. Muitos a chamam, em tom de blague, de Ministério. 
O apego quase emocional à empresa vem se dissipando ao passo que o discurso do partido, convenientemente, mudou. Com a estatal envolvida em graves denúncias de irregularidades e desmandos administrativos, o governo tenta se desvincular. Quanto menos a Petrobras for assunto da campanha, melhor. Para isso, vale até voltar atrás em sua retórica nacionalista. "Se tem uma coisa que a gente tem que preservar, porque tem sentido de estado e país, é não misturar eleição com a maior empresa de petróleo do país. Isso não é correto, não mostra nenhuma maturidade", disse a presidente, no domingo, no Palácio da Alvorada. 

O PETRÓLEO NÃO É NOSSO, MAS DO PT!
O uso da Petrobras como arma na disputa presidencial vem de longe. Desde a primeira vitória de FHC, Lula sempre lançou mão do nacionalismo exacerbado — arma clichê de governos extremistas — para tentar assustar o eleitor. Tanto que em 2006, o tucano Geraldo Alckmin até vestiu o macacão da estatal para tentar desfazer a imagem, espalhada pelos petistas, de que o PSDB privatizaria a empresa. A retórica antiprivatizações foi usada sem filtros por Lula em todos os pleitos que disputou — e Dilma tornou-se adepta inveterada do discurso. Ainda em 2010, em debates entre os candidatos, a atual presidente voltou a usar o tema para atingir Serra. "Dá uma dúvida se eles são só a favor da privatização do pré-sal ou se são a favor da privatização do pré-sal e da Petrobras", afirmou, na TV Bandeirantes. Isso porque um assessor de Serra, David Zylberstajn, defendeu que o pré-sal fosse aberto à exploração de empresas estrangeiras, o que é uma prática comum no setor em todo o mundo. O candidato tucano nunca declarou apoio à ideia, muito menos à venda da estatal. Mas o PT viu nisso uma forma de jogar os tucanos contra a parede — e contra os eleitores.
Clique sobre a imagem para vê-la ampliada
UMA CONTA QUE NÃO FECHA
Não fossem os escândalos suficientes, há ainda os números — esses, sim, contundentes o bastante para fazer o governo rapidamente deixar de lado o orgulho inflamado que a estatal costumava despertar. Nas mãos do PT, a Petrobras passou por seu melhor momento com a descoberta do pré-sal, em 2007, mas também chegou ao fundo do poço ao final do governo Dilma. Entre 2010 e 2013, o lucro da empresa recuou 28% e seu endividamento avançou de 117,91 bilhões de reais para 267,82 bilhões de reais. Ao levar em consideração os números do último balanço, referente ao segundo trimestre de 2014, a dívida salta para 307 bilhões de reais, o que a torna a empresa de petróleo mais endividada do mundo. A capitalização de 120 bilhões de reais feita em setembro de 2010, com o objetivo de levantar recursos para financiar o plano de investimentos da empresa, teve efeito praticamente nulo. O dinheiro foi usado para financiar o caixa da empresa, que é submetido a constantes baques por ter de bancar os subsídios ao preço da gasolina. Por isso, a estatal se viu obrigada a levar adiante um audacioso plano de vendas de ativos para levantar capital e conseguir investir. Foi por meio desse plano, inclusive, que veio à tona o malfadado negócio feito em Pasadena e revelado por VEJA em 2012. Leia MAIS

7 comentários:

Anônimo disse...

Eh, Aécio, nos debates v tem um arsenal à sua disposição e lá não haverá um Bonner para dar de cima como foi no JN, pois lá o troco será proporcional...
E Dilma - ou Lula - tanto faz, preparem-se para ouvir, como o filme "a historia que a babá não contava"...

Unknown disse...

É preciso tratar com reservas os assuntos levantados na matéria.
Primeiro, sabemos que o pt,MENTE DE FORMA DESCARADA, quando defende com falso ares de patriota a quimérica e privatização da Petrobras. O pt, Partido de Traidores da Pátria ou Terroristas, é um partido da ala da internacional comunista. Para o partido o que vale é o globalismo comunista e, combate ferozmente ações de cunho nacionalista. Tanto é que jogam no ralo o símbolos nacionais - lula com broche do pt na reunião com Busch- doam refinarias a bolivianos, importam falsos médicos cubanos, investem ou mesmo doam dinheiro para ampliações e reformas em portos e aeroportos cubanos. Portanto o nacionalismo no pt é tão somente tratado de forma falsa ou conveniente.
A segundo pegadinha, farsa ou mentira é debitar o desastre na Petrobrás tão somente aos subsídios aos combustíveis, malandramente segundo a grande mídia tão somente à gasolina. O desastre que hoje inviabiliza a empresa tem inúmeras causas:
Aparelhamento - tem muita gente que ganha sem trabalhar; vide conselho de administração, que além do mais sós faz merda. Investimentos super super faturados como a aberração de Abreu de Lima - tudo para engordar o caixa 2 e mensalões do pt-, compras desastradas e tratadas como erro de negócio, quando foi meticulosamente planejada para gerar caixa 2 para o pt; afinal que justificativa existe para pagar mais de 10 vezes por uma refinaria sucateada.Fato esse ainda agravado pela burrice e teimosia de dilma em não aceitar acordo e levar a decisão final para os tribunais americanos. Afinal, nos Estados Unidos, embora se tenha que carregar o peso de obama, lá a Justiça funciona; não está vendida.
Portanto chegou a hora de cobrar a conta dos petistas. Afinal para essa Agremiação Criminoso/Terrorista, cadeia é pouco. Tem que pagar,TAMBÉM, os prejuízos e danos que causaram ao Brasil.
Que lula fique na sarjeta, de onde nunca deveria ter saído.

j.a.mellow disse...

FALTOU DIZER QUE O PRE-SAL FOI NEGOCIADO PARA UMA EMPRESA ESTATAL CHINESA. OU NÃO?

Anônimo disse...

PAPUDA NEWS

Mais treze motivos para não votar no treze!

!) Ariano Suassuna, recentemente falecido, foi ao ponto G: ‘Votei no Lula e na Dilma… Não votaria mais. Tive que ceder aos fatos de que o PT que eles representam está apodrecido. Eles representam hoje o que de pior já existiu na nossa política”. Ou seja, até aqueles que já votaram no Lula da Silva e na Dilma Roussef ainda podem se redimir, para o bem do Brasil.

2) Aécio, em entrevista ao JN, dá a dimensão exata da diferença entre o tratamento que o “Partido do Mensalão” deu aos seus mensaleiros e o que o PSDB promete dar aos seus membros que vierem a ser condenados: “Nós não vamos tratar condenados como heróis”.Isso significa que, se algum tucano vier a cumprir pena na Papuda, não será visto como um “herói do povo brasileiro”, nem terá a militancia tucana pagando multas que lhes tenham sido impostas pela Justiça, como fizeram os petistas com os seus bandoleiros de estimação.

3) Levantamento feito pela Folha de São Paulo, a partir de dados do Ministério do Trabalho, mostram que o aumento do emprego no país se concentrou em postos de baixa qualificação, o que é uma das possíveis explicações para o lento avanço da eficiência da economia brasileira. Pouca eficiência, baixa produtividade e, naturalmente, limitada capacidade de crescimento.

4) Desde que Eduardo Campos foi lançado como candidato à presidência, vinha sendo desqualificado de todas as formas possíveis pelo “Partido do Mensalão”, que o acusava, no mínimo, de “traidor”. Lula da Silva chegou a compará-lo a Collor, denegrindo os dois ao mesmo tempo, já que Collor, que hoje é seu “amiguinho de infancia”, foi apresentado como um péssimo exemplo. Depois de sua morte, Eduardo passou a receber rasgados elogios dos petistas, já de olho no seu legado eleitoral.

5) Enquanto Rui Falcão, presidente do “Partido do Mensalão”, publicava nota em que afirmava que “o PT continua chocado e de luto pela tragédia que causou a morte do presidenciável Eduardo Campos e reitera que não tem feito nenhuma interlocução eleitoral com o PSB", o seu presidente almoçava com Lula da Silva. Como se pode ver, a desfaçatez do “Partido do Mensalão” não tem mesmo limites.

6) Diante da movimentação sorrateira e inescrupulosa de Lula da Silva, que teria assediado Roberto Amaral antes mesmo do sepultamento de Eduardo Campos, numa tentativa de se apropriar do legado político do candiadto falecido, a família deste não teve outra alternativa senão declarar, publicamente, a sua preferência pela candidatura de Marina Silva.

7) Padilha, o mais novo “poste” de Lula da Silva, que não decola nas pesquisas, pede mais cobertura à Globo.A emissora decidiu que somente faz a cobertura diária de candidatos com intenção de voto acima de 6%. E Padilha, como se sabe, continua patinando..Como se pode ver, ninguém mais quer saber dos postes com que Lula da Silva disse que iria “iluninar” o país. Bastaram Dilma Roussef e Haddad. Bastou o próprio Lula da Silva.
8) Somente um louco investe hoje no Brasil, diz presidente da CSN. Será que Lula da Silva vai pedir a cabeça dele, a exemplo do que fez com a analista econômica do Santander?

(CONTINUA...)

Anônimo disse...

(CONTINUAÇÃO...)

9) O Financial Times comparou as perspectivas de crescimento da economia brasileira com a dança da cordinha, em que as pessoas têm que passar sob uma corda esticada que vai ficando mais perto do chão a cada rodada. Como na brincadeira, as previsões feitas pelos economistas brasileiros ficam a cada dia “um pouquinho mais baixas”, diz o jornal. Não é a primeira piada que se ouve sobre a economia brasileira. Aliás, nunca antes na história deste país o país foi alvo de tantas piadas internacionais.

10) Desde 2009, após um acordo entre os governos de Brasil e Cuba, o Grupo Odebrecht está construindo na ilha o Porto de Mariel, que já recebeu do nosso país, mediante empréstimo de cerca de R$ 2 bilhões, do BNDES. Embora a primeira etapa da obra tenha sido concluída no dia 28 de janeiro de 2014, o local já recebe navios há mais tempo. De acordo com relatório da ONU o porto foi usado para o contrabando de mais de 200 toneladas de armas para a Coreia do Norte, violando, assim, sanções internacionais.

11) Essas revelações são preocupantes, sobretudo porque o Brasil tem estreitado cada vez mais sua relação com Cuba, fazendo seguidos empréstimos também para setores agrícola, turístico e de produção de medicamentos. Mas principalmente porque, para driblar Lei da Transparência, o governo brasileiro classificou como “secretos” os detalhes do financiamento do porto de Mariel.

12) A propósito, é preciso destacar que a ditadura cubana vem sendo financiada pelo governo brasileiro. Com o nosso dinheiro, claro. Só o programa eleitoreiro ‘Mais Médicos”, que importa médicos cubanos para trabalhar no Brasil, num regime análogo ao da escravidão, já desviou, nos últimos doze meses, R$ 1,16 bilhões! É um valor que, segundo a revista Veja, supera em cinco vezes toda a receita anual de exportações da ilha para o Brasil.

13) A Procuradoria Geral da República vê indícios de crime na trama montada por políticos do “Partido do Mensalão”, membros da cúpula da petroleira e assessores do Palácio do Planalto, para enganar o Congresso e desmoralizar a CPI da Petrobrás. Ah, se o Brasil fosse um país minimamente sério...! É perfeitamente possível supor que nenhum dos governos petistas teria chegado ao seu término. Haveria impeachment, na certa!

O Papuda News é distribuído gratuitamente na internet. Sendo uma publicação da imprensa livre, não aceita financiamento de estatais. Portanto, não faz parte do PiG (Partido da Imprensa Governista). Ou seja, não é “progressista”.

Quem, a título de colaboração, quiser fazer uma assinatura anual do Papuda News, receberá de brinde um “kit” contendo: uma foto 3X4, autografada, do “Barba” (do tempo em que ele ainda usava barba), um lindo broche decorado com a estrelinha vermelha, a foice e o martelo, e um cartão vitalício do Bolsa Família.

Ferreira Pena disse...

Esses tarados ideológicos e incompetentes, não passam de vagabundos sugadores de sangue do povo brasileiro. Tirá-los do poder é o nosso dever de cidadão!

Jurandir D'almeida disse...

Ate a caixa preta e laranja.

https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/1555283_724676310920028_8502973193673123829_n.jpg?oh=3a38c0c70ef5ee17eab18aac90c90ef8&oe=546DE37B&__gda__=1415311686_4d98f5b29f9b5e0d20e320e165f85078