TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, outubro 03, 2016

A DERROCADA PETISTA

Por Nilson Borges Filho (*)
As urnas falaram. O recado do eleitor brasileiro foi direto ao ponto: PT nunca mais. Em Minas Gerais, que no último pleito elegeu o petista Fernando Pimentel governador e Dilma Rousseff presidente da República, se recuperou em parte do vexame de 2014. Das 113 prefeituras administradas pelo Partido dos Trabalhadores sobraram apenas 38 com o resultado deste domingo.
Em São Paulo, um neófito em política, desacreditado pelo seu próprio partido, arrasou com o candidato Fernando Haddad, que tentava a reeleição pelo PT. João Dória que se apresentava como gestor e não como político tradicional liquidou a fatura na primeira volta. O candidato petista ficou com míseros 16,70% dos votos válidos. Um fracasso, que até meses atrás se apresentava como uma opção do PT para o governo paulista.
Das 70 prefeituras petistas de 2012 restaram 8 em todo o Estado de São Paulo. Nas capitais apenas Rio Branco elegeu o candidato petista. A situação em São Paulo chegou ao limite de o candidato Fernando Haddad ter gravado a participação do Lula no seu programa de TV e não ter levado ao ar em consequência da alta rejeição do ex-presidente.
Em Porto Alegre, o candidato do PT, o ex-prefeito Raul Pont, apoiado por Dilma Rousseff, ficou fora do segundo turno. No Rio de Janeiro a candidata do PC do Jandira Feghali, apoiada pelo PT e por Dilma Rousseff, conseguiu 3,34% dos votos depositados nas urnas cariocas
O ABC paulista, local de nascimento do Partido dos Trabalhadores, se transformou em ninho tucano. A narrativa do golpe cantada e decantada fracassou nas urnas. O eleitor não deu a mínima para o discurso vigarista de que o impeachment de Dilma Rousseff, por crimes de responsabilidade, foi um golpe parlamentar. Após este 2 de outubro, as viúvas do lulopetismo precisam urgentemente buscar uma outra narrativa para o afastamento da presidente eleita com dinheiro roubado da Petrobras. O discurso do golpe não colou nessas eleições. 
Em Curitiba, Roberto Requião, defensor incansável de Dilma Rousseff, conseguiu 5,6% de votos para próprio filho. Em Belo Horizonte, o governador Fernando Pimentel sitiado no Palácio das Mangabeiras, não deu as caras nessas eleições. 
Enrolado até o pescoço nas investigações da operação Acrônimo, Pimentel deixou o candidato do seu partido - deputado Reginaldo Lopes – na rua da amargura. Sem projeto, sem partido confiável, com discurso repetitivo e fora do eixo do “golpismo”, Reginaldo vai voltar para Brasília com 7,27% de votos. Na verdade, em Belo Horizonte os padrinhos dos candidatos sairão com os bolsos vazios: Pimentel derrotado com Reginaldo Lopes, Márcio Lacerda, atual prefeito, apostou em Délio Malheiros e se afundou juntamente com o afilhado. Caso Márcio Lacerda tivesse alguma intenção de disputar o governo do Estado em 2018, as urnas deste domingo frustraram seu objetivo.
Aécio Neves, que perdeu o governo e Minas para o PT em 2014 e no mesmo certame a presidência para Dilma Rousseff, até agora não ganhou nada em Belo Horizonte. João Leite, candidato tucano, chega ao segundo turno com Alexandre Kalil. Candidato neófito em política, sem tempo de propaganda eleitoral, bancado por um partido nanico (PHS) e com um discurso rasteiro, em que joga para arquibancada, Kalil se coloca como um novo fenômeno eleitoral em Belo Horizonte.
Aécio Neves e Antônio Anastasia, senadores e ex-governadores, depois de 12 anos dominando a política mineira não conseguiram liquidar a fatura em primeiro turno elegendo o deputado João Leite. O segundo turno em Belo Horizonte será um teste para Aécio Neves visando 2018.
(*) Nilson Borges Filho é mestre, doutor e pós-doutor em direito. Foi professor do Curso de Direito da UFSC e do Departamento de Ciência Política da UFMG.

14 comentários:

Anônimo disse...

e quem resolva dar uma chance para o PT, tambem nunca mais!

é bomo essa politicada que gosta de um acerto e um conchavo ficar bem esperta...

Anônimo disse...

e o Crivella saiu bem na frente no Rio, mas os vagabundos da grande midia carioca so dao manchetes para o tal do Freixo, fazendo parecer que ele ganhou o pleito so porque pegou a vaga do desconhecido candidato do Paes...

quem recebe apoio de Jandira 3% acaba fazendo menos votos no segundo turno do que no primeiro...

Anônimo disse...

Se o Aecio tivesse aparecido mais.ao lado do João leite esse teria.ganhado.Porque na capital de BH, as urnas elegeram o Aecio para Presidente ninguém quis a Dilma.

Anônimo disse...

FOI UMA MEGA MANIFESTAÇÃO DO POVO PELO VOTO: FORA PT!
NÃO TEM COMO DATA FOLHA, IBOPE CONTESTAR OS NÚMEROS.

À PROPOSITO EM S.P BOCA DE URNA DORIA 48 X HADAD 16(DIMINUIRAM 5 PONTOS DO TUCANO E REPASSARAM AO PETRALHA-NÃO FUNCIONOU)

Anônimo disse...

ESPERNEIE, RASGUE AS ROUPAS, DÊ CHILIQUES, SE INTERNE NO PINEL, ESPUME DE ODIO PELAS DERROTAS, PT...
Doravante, quem eleger comunistas mostra que passou por LAVAGEM CEREBRAL, foi robotizado, caso da maioria dos jornalistas que cursaram faculdade no tempo dos depravados do PT, que SUBVERTERAM e fizeram que eles perdessem a iniciativa: só APROVAREM o que os governantes acharem correto!
Os antigos países da Europa Oriental da Cortina de Ferro, nenhum deles até hoje conseguiu passar muito além do que era, graças à destruição sistemática de tudo que os comunistas fizeram, inclusive o patrimonio cultural.
A Russia está um descalabro pelo alcoolismo e querelas internas, além de muitas mortes prematuras dos cidadãos devido ao alcoolismo generalizado e suicidios!

Anônimo disse...

QUE BAIXARIA!
ME ENVERGONHARIA SE FOSSE CARIOCA, AINDA BEM QUE NÃO!
Nesse 2º turno, os cariocas farão o FESTIVAL DO ENXOFRE - escolher entre 2 que são satanistas, entre:
1 - Um comunista enrustido, Crivella-PRB, cujo chefe da IURD, E Macedo, da tal da "Teologia" da Prosperidade do deus-dinheiro e do TEMPLO DE HERODES, é acusado até por outros das seitas que seria maçon!
Aliás, as igrejolas deles são muito parecidas com as Lojas maçônicas, confiram e vejam como são quase iguais.
2 - Um declarado comunista, o PSOL, Freixo, que era aliado do PT!
Depois se diz que só gente mal informada e dos rincões é que vota em comunistas, né cariocas?
Vocês são chegados no fedor e de fumaça de enxofre, hem?


Anônimo disse...

O ácido sulfúrico representando os 2 partidecos que disputarão a prefeitura no Rio é uma solução aquosa de sulfato de hidrogênio forte e potencialmente corrosiva, sendo a substância química mais usada pela indústria.
É por isso que o ácido sulfúrico é tão perigoso, inclusive para os cofres públicos, corroem as fechaduras - nem ratos podem com ele!
Ele tem ação corrosiva nos tecidos dos organismos vivos e pode causar lesões severas na pele dos viventes, caso do H²SO4 quando esteve (di)gerindo o Brasil no (des)governo do bagulhos petistas!
Se eu fosse carioca, boicotaria o segundo turno e jamais votaria num desses trastes vermelhos restantes - zero de votos pros 2!
Comigo não!

Anônimo disse...

Artur Nogueira diz:
Parece que a era lulopetista está se esvaindo. A extrema-esquerda representada pelo PT, PSOL, PC do B e assemelhados vão tentar-como no Uruguai, montar uma " frente das esquerdas". Nessas eleições de agora, parece que o Partido da social democracia(PSDB)- também com viés esquerdista, está voltando a respirar poder. Questões que ficam: como pode, um país, com um povo majoritariamente conservador , não tenha partidos que os represente?? E os liberais, onde estão???

Anônimo disse...

OS GLOBALISTAS, ILLUMINATI, BILDBERGS, SOROS etc., começaram como...
MARXISTAS, depois se multiplicaram como
NAZISTAS
FASCISTAS
COMUNISTAS - PT, PC do B, PSOL, PSTU...
SOCIALISTAS - PSDB ou SOCIAL-COMUNISTAS, o mesmo.
SOCIAL-DEMOCRATAS - PDT
CENTRO-ESQUERDAS
HUMANISTAS
ECOLOGISTAS - PV - REDE da Marina Melancia.
Basta pesquisar: a quase maioria absoluta dos partidos brasileiros são sempre o outro a "LÃMINA DA MESMA TESOURA" A QUE SE REFERIA LÊNIN, DO MODO DOS COMUNISTAS AGIREM EM VARIOS FRONTS - DISFARÇADOS - E O POVÃO CAINDO NA ARMADILHA DELES!

Augusto disse...

O Brasil decente reconhece Moro e repudia Dilma, Lula e os métodos do PT. Assista, curta e compartilhe!
https://www.facebook.com/biakicisoficial/videos/661985210634711/

Anônimo disse...

O Márcio Lacerda, quando jovem, integrou um grupo da tal luta armada contra a ditadura (a Corrente Mineira da ALN, ali conhecido por Gringo); era pessoa de excelente índole e honesta, mas já na prisão em Juiz de Fora se aliou ao Fernando Pimentel (da Colina, como a Dilma) que, depois, o indicou e apoiou como seu sucessor à Prefeitura de Belo Horizonte. É possível que ele tenha gostado do cargo, mesmo de administrar a cidade, mas não tem qualquer chance como governador, mesmo que queira, menos agora que o antigo guru (parece que não se bicam mais) está atolado até o nariz na corrupção, só esperando a vez de voltar a fazer outro “estágio” na cadeia, desta vez sob os auspícios da democracia. Até que enfim, a esquerda está se tornando indigesta e démodée.

Anônimo disse...

Não existe aterro sanitário para descarregar os PTralhas.Esse lixo tem alto teor de contaminação e deve ser queimado numa fornalha de siderurgica.Mesmo que demore algum tempo,todo o residuo deve ser devidamente recolhido, embalado e destruido de forma adequada.Não existe nada que possa ser aproveitado numa reciclagem,então é importante que se faça uma limpeza geral e que se dê o destino certo para o lixo.Qualquer indicio que sobrar é um grande risco,pois se proliferam como fungos e atacam todos os segmentos da sociedade ao menor descuido.
O que não foi aniquilado agora,pode esperar pela grande faxina de 2018.A que foi feita no dia 02,serviu como amostra grátis do que está vindo por aí.

Ferreira Pena disse...

Magnifico artigo!

samuel disse...

PT, a mentira tem perna curta....kkkkkk