TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, outubro 31, 2017

OS 'NEOLUDITAS' DO SEC. XXI E O MEDO DO FUTURO TECNOLÓGICO: OS CASOS DO UBER, INTERNET BANKING E DEMAIS APLICATIVOS QUE VIERAM PARA FICAR.

Acima os 'ludditas' destruindo teares automatizados à época graças a máquina a vapor. Guardadas as devidas proporções se vê agora no Brasil a ação dos "neoluditas" que brigam contra o avanço da ciência e da tecnologia. As mudanças que estão ocorrendo vieram para ficar. Como aconteceu em 1810 na Inglaterra.
A vocação do Brasil para o atraso é algo espantoso. Reedita-se no século XXI neste Brasil brasileiro o caso dos "luditas", adeptos de Ned Ludd, o inglês que liderou uma rebelião dos artesãos em 1810 na Inglaterra contra a então nascente mecanização da indústria graças à descoberta da máquina a vapor.
Insuflados por Ned Ludd hordas de operários invadiram as nascentes fábricas de produção em escala destruindo os teares que passaram a ser tocados pelas máquinas a vapor.
Iniciou-se ali um ciclo virtuoso da produção industrial e a economia deu um salto espetacular graças ao incremento da produção e abertura de novas frentes e modalidades de trabalho.
Guardadas as devidas proporções neste momento se vê no Brasil a ação de “neoluditas’ que emulando Ned Ludd terçam armas contra o avanço tecnológico que começou com o aplicativo Uber e avança para outros setores de transporte, inclusive o aéreo.
Segundo matéria postada na coluna do jornalista Cláudio Humberto, no site Diário do Poder, o movimento contra o Uber deve alcançar não só o transporte terrestre. Os bancários querem ir à Justiça para acabar com o ‘internet banking’. Leiam:
Pode refletir em outros aplicativos uma eventual decisão do Congresso que proíba ou dificulte a utilização do Uber ou Cabify. Uma decisão equivocada pode condenar o Brasil ao atraso: assim como na Câmara já tramita proposta do lobby de hotéis para eliminar o aplicativo Airbnb, de aluguel de imóveis por temporada, bancários aguardam a derrota do Uber para pedir à Justiça o fim de aplicativos de internet banking. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
O ministro Moreira Franco (Secretaria de Governo) espera que Michel Temer vete qualquer prejuízo a avanços como aplicativos do tipo Uber.

“O que não pode é prejudicar a sociedade para manter os privilégios de algumas pessoas”, afirma Moreira Franco, sobre a briga Uber x táxi.

Relator no Senado, Pedro Chaves (PSD-MS) quer substituir o PLC 28 da Câmara pelo PLS 530, do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES).

Estudo em quatro cidades americanas mostra que para cada dólar de receita do Uber, seis dólares foram economizados pelos usuários. 

29 comentários:

Anônimo disse...

abram olho...

ta cheio de empresa "esperta" tentando passar conversa mole de que sao o futuro quando na verdade é apenas escravidão moderna mesmo...

e misturar internet banking com Uber e assemelhados é querer apenas causar confusão...

ademais, é invegavel que a tecnologia empregada de forma indiscriminada acaba mesmo gerando desemprego...

voce acha tudo bonito e maravilhoso enquanto ela nao atinge o seu emprego...

na India os tais programadores de TI ja estao sendo afetados pelo desemprego causado pelas tecnologias que eles proprios ajudam a criar...

nao é questao de ser atrasado ou "prafrentex", a substituição dos empregos pela tecnologia é um fato, acontece, é real, nao é questao subjetiva...

e muitas dessas empresas "espertas" conseguem o seu espaço competindo em desigualdade de condiçoes, como o proprio Uber, por exemplo, cujo vinculo com o "colaborador" se dá apenas quando tudo esta indo muito bem...

no Brasil ainda nao ha o Deliveroo...

uma esperteza que usa "autonomos" para fazer entregas e tambem nao tem nenhum vinculo empregaticio com o sujeito que sai de bicicleta com uma caixa quadrada enorme nas costas pela cidade afora pegando comida de restaurante em restaurante para levar para os clientes que nao querem tirar a bunda do sofá para jantar...

entregadores formalmente empregados ja ganhavam uma miseria de fazer dó...

agora conseguiram inacreditavelmente esfolar mais ainda os entregadores, que so ganham se entregam...

se ficarem doentes, well, a tecnologia nao esta nem ai pra eles...

que se virem...

qual o futuro?

nao sei...

nem mesmo programador de TI esta escapando da modernidade, pois o software que um grupo de cinco colegas desenvolveu ja toma o lugar de tres deles....

Antipetista disse...

"A ignorância é que atravanca o progresso". (Odorico Paraguaçu)

Anônimo disse...

Hoje é o Dia das Bruxas, e elas apareceram na capital paulista montadas em suas vassouras carregando palavras de ordem vermelhas comandadas pelo petista-muito coxinha Boulos e incentivadas pela trupe do cantor-militante Caetano (do grupo “Ozartista”): é a marcha dos idiotas úteis do MTST enchendo a bola da candidatura à Presidência (à Presidência da República, céus!!!) do primeiro e de desagravo ao cancelamento judicial do show-pop do segundo, cujos objetivos primeiros são a desestabilização dos governos Alckmin e Temer, ou seja, o uso e o abuso do mantra comunista “quanto pior, melhor”. Aonde vamos parar com tanta indigência mental e tanta safadeza juntas e misturadas? É o escracho total para ninguém botar defeito! (lídia)

Tales disse...

Enquanto falamos do lulapetismo, Temer e seus aliados (psdb e aquela gentalha) dá continuidade ao processo de destruição do Brasil e implantar um pais de famintos desesperados. ACORDEM BRASILEIROS!

Anônimo disse...

FAZ MUITO BEM, CUBA, TRASPORTANDO TUDO EM CARRUAGENS PUXADAS POR JEGUES E MODERNÍSSIMOS TÁXIS BUICK 1940 CIRCULANDO EM HAVANA!
Evidente, que num regime composto apenas de jumentos não daria outra, parados no tempo e no espaço, com tendencia a retrocederem, incl. de montarem um exército de soldados como no tempo do glorioso Imperio Romano: ataques com lanças e catapultas lançando cascalho e pedras x os adversarios!
Assim, tolher a iniciativa privada e deixar tudo nas mãos do deu$-E$tado é o que fica melhor prá mafia!
Esquerdistas: a Venezuela é mais em cima; lá a coisa vai ficando cada vez como no Egito no tempo de Cleópatra, governada por uma Mumia paralítica!

Alvaro Marques disse...

A evolução é constante e, os aplicativos como Uber e similares não serão o último estagio destas mudanças, pois teremos daqui a algum tempo os veículos autônomos a fazer este serviço. Porem os políticos brasileiros farão Leis obrigando os "veículos autônomos" a terem motoristas, podem apostar....

Anônimo disse...

Claro que os aplicativos bancários Também são um avanço, porem vai um comentário , os bancos diminuíram os seus custos, tornando os correntistas seus "empregados" e cobrando altas taxas de manutenção mensal nas contas correntes sem nenhuma vantagem para os clientes.

Anônimo disse...

No Brasil, o Uber tem que ser melhor avaliado pois qualquer cidadão mesmo sem curso algum, sem carteira de motorista e até bandido se inscrevem no Uber com identidade falsa para transportar passageiros que corre o risco de ser assaltado ou morto. Já teve moça estuprada por motorista de Uber e ninguém soube identificar o motorista, mesmo usando o aplicativo. Os dados dele sumiram.

Anônimo disse...

o que eu mais me divirto mesmo é ver o Brasil, que mal tem saneamento basico para a população, discutindo tecnologias de ponta e empregos "abstratos" como esses gerados pela tal nova economia que, repito, é de uma esperteza impressionante para os empregadores...

um país que tem uma massa impressionante de analfabetos e de gente formada apenas no ensino medio ou em cursos tecnicos querer entrar com os dois pés nos empregos gerados pela nova economia é o caminho mais rapido para o suicidio social...




Anônimo disse...

As pessoas não enchergam um palmo a sua frente...
Onde querem proibir os APP.
Por que um lado tem q haver regras e vistorias e não ter antecedentes criminal e do outro lado
Rodando com carro sem manutenção, GNV sem vistoria, muitos com tornozeleiras,
Olhem o reclame aqui é vejam essa tal mobilidade urbana em casos de assédios, estupros, mortos em acidentes e fora diversas irregularidades.
Quando a economia entrar em colapso devido a uberizacao nos setores produtivos, não se preocupem e o futuro chegando e te desempregando para poder melhor a vida da sociedade.
Bom a sua vida seus compromissos financeiros como APT,carro, colégio faculdade, bom não se preocupem a evolução é isso logo + algum geração anterior a vc vai te substituir, daí você escutara o que ouço hoje, tem espaço para todo mundo não se preocupem,vou rir muito quando chegar em cada um de vocês SOCIEDADE.

Anônimo disse...

Uber e afins
Qual salto tecnológico vamos ter com esses APP, leiam Estrela da morte.
Carros autônomos vão destruir setores
Se hj já é barato com 25% Uber os outros 75% motoristas com carro autônomo o lucro é 100% uber e desse total vão baixar + ainda os preços correto
Com isso pra que vou eu querer ter um carro na garagem me custando uma fortuna de seguro combustível manutenção Etc
Agora vejam os setores que falei acima é quanto se empregam em cada um, não vai ter + carro seguro nem manutenção e todas essa cadeia vai abaixo milhões de empregos diretos fora os indiretos ou seja onde se agrega valor a essa tecnologia desempregando tanto.
Bom
Perguntaram
Escolha Barrabás ou Jesus de Nazaré
Sabemos o q foi escolhido.
Boa sorte a todos

Nestor Agostini disse...

É impressionante como o corporativismo atua aqui no Brasil. Uma classe, no caso os taxistas, pretendem prejudicar toda a população brasileira para proteger o seu feudo vitalício. E o pior é que os senadores estão indo na deles.

Anônimo disse...

o capitalismo esta perdendo o seu proposito...

o de gerar empregos para que as pessoas possam viver e desfrutar do sistema criado e imposto para elas viverem...

a convulsao social sera inevitavel quando todos esses apps e softwares tomarem todos os postos de serviço, porque, tecnicamente, isso ja poderia ter acontecido...

o e-commerce tem levado à falencia varios lojistas medios e pequenos, e junto com eles os empregos de capacitação media, afina, nem todos podem ser PhD...

eu ando por varias cidades da Europa e em todas as grandes cidades o comercio é basicamente o mesmo, com lojas locais fechadas e tendo seu espaço tomado pelas grandes redes que acabam uniformizando o consumo...

nao é raro voce sair de casa e dar de cara com varias pessoas vestindo as mesmas roupas que a sua...

as cidades estao perdendo suas caracteristicas locais, pois o comercio esta ficando padronizado...

tanto faz se voce esta em Berlim, Londres ou Paris, as grandes lojas com os mesmos produtos estarao la te esperando...

esse debate vai muito alem de esquerda X direita, porque é um problema enorme que se avizinha...

a tecnologia gera empregos?

sem duvida...

mas é inegavel que a quantidade de postos de trabalho diminui, empurrando uma massa enorme de pessoas para o desemprego ou o assistencialismo governamental...

em breve, ou os governos vao ter criar gigantescos serviços de assistencialismo ou a convulsao social ira explodir em todas as cidades...

o sistema ja da claros sinais de esgotamento...

Anônimo disse...

Os PETEBAS estão ferozes contra os UBER e mais aplicativos pois controlariam em muito locais a mafia dos transportes, como em S Paulo e Rio!
Quando os comunistas estão contra algo, pode ter certeza, é bom para o povo!

Anônimo disse...

Apenas para comentar:

A polícia já tem o retrato do terrorista que matou pessoas indefesas em NY.

Podia escrachar o retrato do beleza pra todo mundo ver...

Anônimo disse...

Exatamente. Não é justo que "se pague menos" por um serviço que te proporciona um custo menor às custas da competição desleal com outros que são obrigados a cumprir requisitos e normas às quais os espertos não estão sujeitos.

Anônimo disse...

Feudo? São as prefeituras que fazem as exigências que eles tem que cumprir e a que os uberistas não estão sujeitos. Aposto que no seu trabalho, se surgirem profissionais oferecendo o mesmo serviço a um custo menor, sem ter que cumprir as exigências que vc e seus colegas são obrigados a cumprir, vcs também se uniriam para combater os oportunistas. É fácil defender algo quando só se vê o lado que nos favorece.

Anônimo disse...

Na década de sessenta, a maior defesa dos esquerdistas na área da agricultura, era ser RADICALMENTE CONTRA A MECANIZAÇÃO AGRICOLA, que era vista por eles como "GRANDE GERADORA DE DESEMPREGOS"! E esta idéia foi tão longe, que em campanha presidencial de Lula, assistindo a uma colheita de grãos, ele afirmou que seu governo NUNCA FINANCIARIA UMA COLHEITADEIRA DE GRÃOS, considerada por ele como ALTAMENTE prejudicial aos trabalhadores. Um pequeno agricultor ouvindo esta afirmação de Lula, pediu que ele não fizesse isto, pois seu sonho era ter uma COLHEITADEIRA TAMBÉM, pois fazer uma colheita braçal era terrível, cansativo e demorado e caro. Foi uma lição grátis que aquele pequeno agricultor deu ao Lula. Concluindo, a modernização em qualquer atividade exige trabalho, estudo e dedicação, tendo lugar para todos que se enquadram nestas condições, como resta provado a grande quantidade de empregos existentes na agricultura para operadores de todos os tipos de máquinas, e é um campo aberto para todos aqueles de boa vontade, que na história da humanidade sempre foram minoria,
lamentavelmente!


Sempre Mais do MESMO disse...

.
Os que vivem do Poder e não do trabalho SEMPRE estarão ao lado do Poder.

Funcionários do governo nem precisam se preocupar com economia, pois mesmo suas aposentadorias lhes garante o padrão de vida. Coisa que não acontece com os coomuns mortais.

Os altos funcionários dos governos nem precisam preocuparem-se com INVESTIMENTOS para garantir o padrão na aposentadoria: Podem torrar todo salário sem preocupação com poupança para o futuro.

Nem mesmo se preocupam com o lamentável SUS.

Altos funcionários tem seguro saúde garantido plenamente para quaisquer casos nos melhores hospitais do país e até no exterior. Os pagadores de impostos que frequentam o SUS pagam para as "exceleças" e MERETRISSIMOS.

As leis e a constituição não passam de espetáculo para imbecis.

O que esta nas leis não vale para todos:

MST e MTST são ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS!!! ...e até terroristas, pode-se classificar. Agem fora da lei ao ESBULHAREM propriedade alheia.

Mas a lei não os pune nem impede e o Estado financia estes BANDIDOS com os impostos.

A constituição diz que todos são iguais perante as leis:

...mas juizes de tribunais superiores tem faixa de IR muitas VEZES superior a dos comuns mortais.
..autoridades e políticos tem FORO PRIVILEGIADO

...e mais uma infinidade de canalhices que privilegiam "advogados" do PODER ESTATAL:

empresas de produção cinematografica e teatram não precisam pagar nem a parte do patrão, da folha de pagamento, para o INSS

...mas laboratórios que gastam anos em pesquisas de remédios pagam draconianos impostos até sobre amostra gratis.

TVs e Jornais pagam muito menos impostos que padarias e etc..

O que é mais importante:

Jornais, TVs, peças de teatro e cinema

ou

Alimentação, saúde, habitação e instrução escolar???

Pois é, o que é mais útil e absolutamente necessário ...PAGA PESADOS IMPOSTOS

...Já OS MANIPULADORES de OPINIÃO recebem PRIVILÉGIOS ESTATAIS!!!

Thereza disse...

E o valor economizado por não precisar se deslocar até uma agência bancária? E o tempo? Não são vantagens?

um Neoludita Alagoano da Zona Sul... disse...

Boa tarde Caro Aluízio.
-----
Muito providencial e contemporâneo esse seu Post sobre a FEBRE do Século XIX em pleno XXI !
-----
O Neoludita (ou Neolulista) Lindiburguer Farinha, SenaFede pelo RJ e Arrolado como Suspeito de CORRUPÇÃO pela LAVA-JATO, é - literalmente - um exemplo escarrado diretamente do século retrasado quando o assunto é: TRABALHO dos OUTROS !!!
-----
-----
Vai TRABALHAR, VAGABUNDO !!, um filme dos 70's, deste século passado ainda...
-----
-----
Aluízio,
PARABÉNS por mais esse gol de Placa !
-----
-----
ABC

Nestor Agostini disse...

Os motoristas de táxis reclamam que eles tem que pagar mais impostos, mais taxas etc.... Mas tem uma questão interessante: os motoristas dos aplicativos pagam todos os impostos (não compram carro com isenção de impostos, não tem nenhuma redução de impostos, etc), já os taxistas, que tanto reclamam, compram os seus automóveis com isenção de impostos, tem outras reduções, etc. Se o estado for esperto, irá liberar os motoristas de aplicativos e ponto final. Afinal, quem paga impostos são os motoristas dos aplicativos e não os taxistas.

Anônimo disse...

Concluindo, a modernização em qualquer atividade exige trabalho, estudo e dedicação, tendo lugar para todos que se enquadram nestas condições, como resta provado a grande quantidade de empregos existentes na agricultura para operadores de todos os tipos de máquinas

colega, voce somou laranjas com bananas...

voce imagina um país inteiro de PhD's e mestres onde todos so controlariam botoes e nao haveria serviço algum para os "sem estudo e dedicação" fazerem?

isso nao existe sequer nos EUA, o país mais desenvolvido do mundo...

se todos os agricultores "sem estudo" resolvessem estudar, haveria uma engarrafamento de operadores de maquinas agricolas, porque nao haveria maquinas para todos...

essa questao do avanço da tecnologia é muito delicada e complexa porque envolve o ganha pão das pessoas, das familias...

obvio que ela traz beneficios, obvio que ela gera (alguns) empregos, mas tambem extingue muitas vagas numa tacada apenas...

eu trabalhei em um banco publico como terceirizado no setor de digitaçao...

tres turnos de mais ou menos 30 pessoas para cada turno...era gente pacas...

um dia informaram que o serviço seria todo automatizado e os digitadores seriam todos dispensados, junto com coordenadores (os estudados que voce falou) e mais outras funçoes iriam tambem desaparecer...

voces vao dizer, que bom, o banco publico economizou dinheiro publico ao extinguir todos os cargos terceirizados..

ai pergunto: e eles repassaram a economia que fizeram baixando as taxas que cobram dos clientes?

informo, nao sou e nem nunca fui funcionario publico...trabalhei um period curto como terceirizado, e só...

voce leva anos para se capacitar, mas para perder o emprego nesse tipo de substituição foi preciso apenas alguns meses...

o problema é essa corrida desleal contra o relogio...

voce leva anos para se capaticar em TI, por exemplo, e precisa estar rigorosamente atualizado para nao dançar, pois as tecnologias se atualizam rapidamente e os sistemas tambem...

nao estou dizendo que estou certo, estou apenas relatando o que de fato acontece, como muitas vezes esse avanço da tecnologia é cruel...

os caminhoneiros europeus serao os proximos a perder seus postos com os testes que ja estao sendo feitos para os caminhoes autonomos...

essa gente vai se capacitar para fazer o que ja com o adiantado da idade?

vao todos ter de virar tecnicos de TI especialistas em operaçao dos softwares que irao controlar os caminhoes?

e nao sera necessario que haja um operador para cada caminhao...

provavelmente uma unica pessoa poderá controlar sozinho, sei la, quatro ou cinco caminhoes autonomos atraves do software...

Anônimo disse...

Anônimo disse:

"o capitalismo esta perdendo o seu proposito...

o de gerar empregos"...

Com todo respeito, amigo... Quem disse que o propósito do capitalismo é o de gerar empregos?

Anônimo disse...

O CIRCO-TEATRO DATAFOLHA, MELHOR, DATAFÔIA vomita que Lula tem 38% de votos e Bolsonaro 13%!
Esse jumento não conseguiu nem eleger sua cria para vereador e vencerá as eleições - nem candidatar poderá - e se pudesse, nem entraria, nem na fraude!
O DATAFÔIA sabe induzir os otarios a votarem no candidato dela e das elites, né, mas a as redes sociais cuidarão direito do jumento Lula, de botar ele numa carroça!!

Anônimo disse...

Thereza,

voce caiu no conto dos banqueiros...

voce economiza uma passagem de onibus, é verdade...

mas eles economizam milhoes, e que nao serao repassados à voce...

as suas tarifas bancarias continuarao com o mesmo valor, mesmo os banqueiros nao tendo mais grandes folhas de pagamentos a serem quitadas...

como ja repeti varias vezes aqui, o assunto é complexo demais para caber num arranca rabo de direita X esquerda...

Anônimo disse...

eu tentei ser benevolente quando disse que o objetivo do capitalismo era o de gerar empregos...

mas ainda é, sim, junto com a produção...

foi baseado na logida da cadeia produtiva que fiz meu comentario...

se voce produz algo, é porque quer vender...

se quer vender, precisa que alguem compre seu produto...

para comprar, o sujeitoi precisa de dinheiro...

para ter dinheiro, precisa ter emprego...

a menos que o sujeito seja um gatuno ou pertença à categoria da burocracia estatal...

tirando o capitalismo especulativo, é mais ou menos esse ai o proposito, numa visao mais suave, levnado em conta que o capitalismo serve para gerar progresso, mas isso so é possivel enquanto ele produz empregos...

uma empresa de mil robôs, vai produzir para uma massa de admiradores de vitrines, onde voce so podera admirar o produto exposto, ja que nao terá dinheiro para adquiri-lo, pois os robos tomaram a maior parte dos postos de trabalho...

mas isso é só a MINHA tese, um ensaio...

obvio que a realidade tem as suas caracteristicas que acaba por moldar um futuro possivelmente diferente...

Anônimo disse...

Uber sem as leis que regulamenta em cada país só é vantagem para a matriz, adivinhem onde ficam? Os ingleses que devem ser menos preparados que os brasileiros proibiram.E olhem que os ingleses são irmãos siameses dos americanos.Sou a favor do UBEr desde que seja regulamentado, vou mais além, acho que qualquer cidadão que tivesse um veículo com menos de 5 anos de uso poderia fazer uma inscrição nas Prefeituras, o motorista apresentar atestado de antecedentes criminais e trabalhar normalmente.

Anônimo disse...

A Inglaterra proibio UBER em Londres e Zé fini.