TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, janeiro 04, 2018

A FORÇA DOS CANHÕES: O ÚLTIMO RECURSO PARA LIBERTAR O POVO VENEZUELANO DO MASSACRE COMUNISTA IDEALIZADO PELO FORO DE SÃO PAULO.

Dois momentos: Lula e seus sequazes em 1990 no ato de fundação do Foro de São Paulo cujas diretrizes foram aplicadas na Venezuela. Abaixo o resultado: FOME, MORTE, MISÉRIA E OPRESSÃO.
O texto que segue logo após este prólogo foi publicado no jornal Folha de S. Paulo e é de autoria de Ricardo Haussmann. O autor do artigo, é um ex-ministro de Planejamento da Venezuela (1992-1993) e ex-economista-chefe do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Atualmente é diretor do Centro para Desenvolvimento Internacional da Universidade de Harvard.
Como constatarão os leitores em nenhum momento Haussmann alude ao fato que motivou a destruição da Venezuela, ou seja, a adoção do modelo socialista cubano pelo finado caudilho Hugo Chávez que antes de morrer transferiu o poder a Nicolás Maduro.
O desastre venezuelano, ou seja sua cubanização, começou em 1999 com a chegada do caudilho ao poder. Chávez morreu em 2013 e não se descuidou de passar o poder para Nicolás Maduro antes de embarcar para seu derradeiro tratamento do câncer em Cuba.
Portanto, este é um dado fundamental escamoteado Ricardo Haussmann, ou seja, a cubanização da Venezuela. Haussmann também não alude ao Foro de São Paulo, o movimento destinado a implantar o socialismo em toda a América Latina e que foi fundado por Lula e Fidel Castro em 1990, em São Paulo e que continua atuando em todo o Continente Sul Americano.
Aliás, os jornalistas da grande mídia e os organismos multilaterais como o ONU, ou ainda a comunidade acadêmica, foram os principais responsáveis por transformar o Foro de São Paulo num tabu. A Venezuela é o país onde as diretrizes comunistas do Foro de São Paulo foram aplicadas em sua totalidade e o resultado está aí.

Mas esses detalhes que estou apontando são simplesmente descurados por Haussmann, embora a tese esboçada em seu escrito seja sem dúvida a tábua de salvação da Venezuela. Mas insisto: por que razão esse cuidado de omitir a causa fundamental do desastre da Venezuela? Leiam:
O único recurso para salvar o povo da Venezuela das garras dos comunistas.
Intervenção militar estrangeira na Venezuela deve ser considerada
Por Ricardo Haussmann (*)
Conforme pioram as condições na Venezuela, as soluções que agora devem ser consideradas incluem o que antes era inconcebível.
Uma transição política negociada continua sendo a opção preferida, mas a intervenção militar por uma coalizão de forças regionais talvez seja o único meio de pôr fim à penúria causada pelo homem que ameaça a vida de milhões de venezuelanos.
A crise venezuelana se move impiedosamente do catastrófico para o inimaginável. O nível de pobreza, sofrimento humano e destruição chegou a um ponto em que a comunidade internacional deve repensar como pode ajudar.
Dois anos atrás, adverti sobre a aproximação de uma penúria na Venezuela semelhante à da Ucrânia em 1932-33. Em 17 de dezembro, o "New York Times" publicou na primeira página fotos desse desastre causado pelo homem.
Em julho, descrevi a natureza sem precedentes da calamidade econômica na Venezuela, documentando o colapso da produção, da renda e dos padrões de vida e saúde.
Provavelmente a estatística mais reveladora que citei foi que o salário mínimomedido pela caloria mais barata disponível caiu de 52.854 calorias por dia em maio de 2012 para apenas 7.005 em maio de 2017 —insuficiente para alimentar uma família de cinco pessoas.
Desde então, as condições se deterioraram drasticamente. No mês passado, o salário mínimo havia caído para apenas 2.740 calorias por dia. E a oferta de proteínas é ainda menor. A carne de qualquer tipo é tão rara que o preço de um quilo no mercado equivale a mais de uma semana de trabalho pelo salário mínimo.
As condições de saúde também pioraram, devido a deficiências nutricionais e à decisão do governo de não fornecer preparado lácteo para bebês, vacinas comuns contra doenças infecciosas, remédios para pacientes soropositivos, transplantados, com câncer e que fazem hemodiálise, além de suprimentos gerais para hospitais.
Desde 1º de agosto, o preço do dólar ganhou mais um zero, e a inflação superou 50% ao mês em setembro.
Segundo a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), a produção de petróleo diminuiu 16% desde maio, ou mais de 350 mil barris por dia. Para conter o declínio, o governo do presidente Nicolás Maduro não teve ideia melhor que prender cerca de 60 gerentes graduados da companhia de petróleo estatal, PDVSA, e nomear para sua direção um general da Guarda Nacional sem experiência no setor.
Em vez de tomar medidas para pôr fim à crise humanitária, o governo a está usando para reforçar seu controle político. Recusando ofertas de ajuda, ele gasta seus recursos em sistemas militares de controle de multidões, fabricados pela China, para conter os protestos.
OPOSIÇÃO ENFRAQUECIDA
Muitos observadores externos acreditam que, conforme a economia piorar, o governo perderá poder. Mas a oposição política organizada está mais fraca do que estava em julho, apesar do maciço apoio diplomático internacional.
Desde então, o governo instalou uma Assembleia Constituinteinconstitucional com plenos poderes, descredenciou os três principais partidos de oposiçãoremoveu prefeitos e deputados eleitos e roubou três eleições.
Com todas as soluções consideradas impraticáveis, infactíveis ou inaceitáveis, a maioria dos venezuelanos deseja que algum "deus ex machina" os salve da tragédia.
O melhor cenário seria o de eleições livres e justas para escolher um novo governo. Esse é o plano A da oposição venezuelana, organizada em torno da Mesa da Unidade Democrática (MUD), e que está sendo buscado em negociações que transcorrem na República Dominicana.
Mas é um desafio à credulidade pensar que um regime que se dispõe a matar de fome milhões de pessoas para continuar no poder o entregará em eleições livres.
No Leste Europeu nos anos 1940, os regimes stalinistas consolidaram o poder apesar de perderem as eleições. O fato de que o governo Maduro roubou três eleições só em 2017 e bloqueou a participação eleitoral dos partidos mais uma vez, apesar da enorme atenção internacional, sugere que o sucesso é improvável.
Um golpe militar doméstico para restaurar o regime constitucional é menos palatável para muitos políticos democráticos, por temerem que muitos soldados possam não retornar aos quartéis depois.
Mais importante, o regime de Maduro já é uma ditadura militar, com oficiais encarregados de muitos órgãos do governo.
Os oficiais mais graduados das Forças Armadas são corruptos até a alma, tendo-se envolvido há anos em contrabando, crimes monetários e propinas, narcotráfico e mortes extrajudiciais que, em termos per capita, são três vezes mais presentes que nas Filipinas de Rodrigo Duterte. Oficiais decentes estão se demitindo em grande número.
As sanções dos EUA estão prejudicando muitos dos mafiosos que governam a Venezuela. Mas, medidas nas dezenas de milhares de mortes evitáveis que ocorrerão e nos milhões de refugiados venezuelanos a mais que criarão até gerar o efeito desejado, elas são, na melhor das hipóteses, lentas demais. Na pior, não funcionarão. Afinal, tais sanções não levaram à mudança de regime na Rússiana Coreia do Norte ou no Irã.
INTERVENÇÃO MILITAR
Isso nos deixa com uma intervenção militar internacional, uma solução que assusta a maioria dos governos latino-americanos por causa do histórico de atos agressivos contra seus interesses soberanos, especialmente no México e na América Central.
Mas essas talvez sejam as analogias históricas erradas. Afinal, Simón Bolívar ganhou o título de libertador da Venezuela graças à invasão em 1814 organizada e financiada pela vizinha Nova Granada (atual Colômbia). França, Bélgica e Holanda não conseguiram se libertar do regime opressivo entre 1940 e 1944 sem a ação militar internacional.
A implicação é clara. Conforme a situação na Venezuela se torna inimaginável, as soluções a se considerar se aproximam do inconcebível.
A Assembleia Nacional devidamente eleita, onde a oposição detém maioria de dois terços, foi inconstitucionalmente despida de poder por uma Suprema Corte nomeada inconstitucionalmente. E os militares usaram seu poder para suprimir os protestos e forçar ao exílio muitos líderes, incluindo juízes da Suprema Corte eleitos pela Assembleia Nacional em julho.
No que se refere a soluções, por que não considerar a seguinte: a Assembleia Nacional poderia declarar o impedimento de Maduro e do vice-presidente Tareck El Aissami, narcotraficante e sancionado pelos EUA.
A Assembleia poderia indicar constitucionalmente um novo governo, que por sua vez poderia pedir ajuda militar a uma coalizão de países dispostos, incluindo latino-americanos, norte-americanos e europeus.
Essa força libertaria a Venezuela, assim como canadenses, australianos, britânicos e americanos libertaram a Europa em 1944-45. Mais perto de nós, seria como quando os EUA libertaram o Panamá da opressão de Manuel Noriega, instalando a democracia e o mais rápido crescimento econômico da América Latina.
Segundo o direito internacional, nada disso exigiria a aprovação do Conselho de Segurança da ONU (o que a Rússia e a China poderiam vetar), porque a força militar seria convidada por um governo legítimo buscando apoio para o cumprimento da Constituição do país. A existência dessa opção poderia até melhorar as perspectivas das atuais negociações na República Dominicana.
Uma implosão na Venezuela não é do interesse da maioria dos países. E as condições lá constituem um crime contra a humanidade que deve ser detido por razões morais.
O fracasso da Operação Mercado Jardim em setembro de 1944, imortalizada no livro e no filme "Uma Ponte Longe Demais", levou à penúria nos Países Baixos no inverno de 1944-45. A fome na Venezuela hoje já é pior. Quantas vidas devem ser destruídas antes que chegue a salvação?
(*) RICARDO HAUSSMANN, ex-ministro do Planejamento da Venezuela (1992-1993) e ex-economista-chefe do Banco Interamericano de Desenvolvimento, é diretor do Centro para Desenvolvimento Internacional da Universidade Harvard.
Tradução de Luiz Roberto Gomes Gonçalvez

16 comentários:

Cactus disse...

.
Pessoal,
está pipocando uma série de notícias sobre bala perdida atingindo pessoas, parece que combinaram para acontecer tudo junto. É impressionante.
.
Ontem de manhã na rádio Jovem Pã (deus pagão dos infernos), de São Paulo, disse que um menino no colo de um pai levou um tiro no braço. O curioso é que o jornalista disse: “o tiro atravessou o braço, mas não pegou no rosto”.
Verdade? Pela sua lógica tosca um tiro que atravessa o braço normalmente pega no rosto! Notícia espetaculosa, sem comprovação, sem nome da criança do pai, onde mora, nada.
.
Isto depois daquela notícia muito repercutida de um tiro para cima, onde a bala na descendente atingiu a cabeça de uma criança. Um fato muito mais difícil de acontecer do que ganhar na loteria. Usam geralmente criança. Também a criança não tem nome, endereço, pai etc. A mesma coisa quanto ao suspeito (“alguém disse que ele ficou preocupado com a repercussão... e bla bla bla”), nada de informações. Notícia fantasma.
.
Ainda, uma jornalista que levou um tiro de fuzil AK no pé, bem no dedo, foi tratada como se fosse um corte em dois hospitais!, depois resolveram tirar um raio x e viram a bala, que era enorme, bem maior do que o osso do dedo.
Se fosse verdade a bala teria estraçalhado o pé. É impossível não sentir no dedo uma bala daquele tamanho. Impossível alguém tatear e não sentir tamanha bala, além do que teria aberto um enorme buraco. Fantasia pura.
.
Outro homem levou um tiro a queima roupa na boca e a bala atravessou a pele batendo no dente! Dente de aço. A foto da bala mostrava ela dobrada quase no formato de um “ele”. É muita trapaça.
.
Estão querendo desarmar a população de qualquer maneira com essas estórias (escrito assim mesmo) ridículas! E tem muita gente que acredita...
.

Anônimo disse...

E quem faria essa ¨¨intervenção militar¨¨??
O Exército Bananeiro?
Sério?
Aquele que esta batendo cabeça enquanto assiste verdadeiros ladrões quadrilheiros roubar na cara dura o país inteiro ao mesmo tempo em que o degrada moralmente se juntando a bandidos comuns, minorias fracassadas/ressentidas e todo tipo de aberração sexual?
Um Exército de um país de bananas onde (a gigantesca maioria!!) até agora a única coisa que fizeram na vida foi torcer para times de futebol, assistir novelas, pular carnaval enquanto tentam viver na malandragem daria conta do recado??
Acho que não...

Anônimo disse...

O futuro da Venezuela é virar uma nova Cuba ou a Coreia do Norte sul-americano.
Os EUA não vão intervir porque estão ocupados com ¨peixes¨ maiores, no máximo vão parar de comprar o petróleo da PDVSA.
O Exército do Bananão com metade dos oficiais melancias e a outra metade feliz com seus soldos e pensões, com munição e combustível suficiente para dois dias de guerra (guerra, não treino) e sem poder contar com apoio popular de um povo besta e fogo de palha esquece também.

Heloisa disse...

Não acho que hoje em dia países desenvolvidos se interessem em fazer algo por nosso continente. Isso acontecia há muito tempo atrás. Creio que perceberam que este é o continente dos voos de galinha e que ama o atraso, persistindo sempre no erro. Quem quer ajudar países assim? Pura perda de tempo , recursos e vidas. Além do mais, não nos consideram exatamente “pessoas”. Somos bípedes falantes exóticos.

Anônimo disse...

O que está acontecendo na Venezuela é horrível! crime contra a humanidade! cadê os esquerdopatas do brasil pra ir ajudar o povo de lá? nada né? bando de canalhas comunistas. Intervenção militar internacional já!

Anônimo disse...

MOISÉS NAÍM CONTA EM DOCUMENTÁRIO O QUE ACONTECEU NA VENEZUELA E A EXPLORAÇÃO DO PAÍS POR CUBA QUE CONTROLA TUDO COM MÃO DE FERRO."COMO O COMUNISMO CASTRISTA DESTRUIU DOIS RICOS PAÍSES. ASSISTA ATÉ O FIM.É MUITO ESCLARECEDOR.
Um documentário muitíssimo esclarecedor. O "bolivarianismo" outra coisa não é que o velho e decadente comunismo cubano intervindo e agindo na América do Sul. Veja como países empobrecem juntos. E saiba: o governo brasileiro faz parte e apoia o esquema pelos mesmíssimos meios e modos.

https://www.youtube.com/watch?v=byd8P75bpbc

Anônimo disse...

Comunistas são iguais a praga de gafanhotos onde passam não sobra nada. Destroem tudo. Quem fica bem são só aqueles que comandam e seus amigos. O resto é igualado pela miséria.

Anônimo disse...


Nos EUA, canal afirma que as crianças pertencem não às famílias, mas
às "comunidades como um todo"
https://www.youtube.com/watch?v=hZ8nb3vJiDI

AS IDEIAS DO COMUNISTA PLATÃO, QUE É ADMIRADO POR MUITOS COMO UM GRANDE FILÓSOFO, SENDO COLOCADAS EM PRÁTICA PELOS COMUNISTAS DO MUNDO INTEIRO.


Platão dizia que era importante que toda a cidade fosse feliz. Uma classe não poderia usufruir de uma felicidade superior a de outra classe, todos, independentemente de ser filósofo, guerreiro ou artesão deveriam possuir a mesma felicidade. Mas para haver felicidade, era necessário haver justiça, e para haver justiça seria necessário partir da estaca zero. Ele dizia que a família deveria deixar de existir. Ao nascer, as crianças deveriam ser retiradas de suas mães, e serem educadas pela cidade. Nenhuma mãe ou pai conheceria seu filho, do mesmo modo que os filhos não saberiam quem são seus pais. Com isso, não existiriam os laços familiares, as pessoas seriam menos egoístas e alheias aos maus hábitos. Portanto, com as crianças sob custódia do “Estado”, seria preciso um sistema educativo que desenvolvesse as virtudes necessárias para cada classe.


https://escoladosruralis.blogspot.com.br/2012/06/cidade-ideal-de-platao.html

Anônimo disse...

O ATREVIDÃO REI DO CANGAÇO LULAMPIÃO ACHANDO-SE ACIMA DAS LEIS, AI, COITCHADIM DELE!
Pena que Trump está muito ocupado com a Coreia da Morte e tem dado pouca Assistencia e esse caso VENEZUCUBA, mas se estivesse mais folgado, já teria mostrado as garras por aqui.
Mas que comunistas têm de serem encarados na dura, sim, pois se der moleza, trepam mesmo, e sabem fazer ameaças de tudo quanto são modos, a maioria meros "tutus" para ver se assustam os outros!
Se seus desafetos derem sinais de medo, aí montam em cima; se reagirem, correm!
DUVIDAMOS QUE ENFRENTEM DE PEITO ABERTO AS AUTORIDADES DO RS, MESMO PROVOCAREM BADERNAS E VANDALISMO!

Anônimo disse...

FRASES DO GENERAL SIMÓN BOLÍVAR QUE JUNTO COM O GENERAL JOSÉ DE SAN MARTÍN LIBERTARAM A AMÉRICA LATINA,EXCETO O BRASIL, DO JUGO DA COROA ESPANHOLA:
" TODOS OS POVOS DO MUNDO QUE LUTARAM PELA LIBERDADE EXTERMINARAM NO FINAL A SEUS TIRANOS".
" MALDITO SEJA O SOLDADO QUE APONTA SUA ARMA PARA O SEU POVO"
" UM POVO IGNORANTE É O INSTRUMENTO CEGO DE SUA PRÓPRIA DESTRUIÇÃO".
BOLÍVAR QUERIA A LIBERDADE PARA OS POVOS DA AMÉRICA LATINA E NÃO A ESCRAVIDÃO DO COMUNISMO!!!

NOS DIAS ATUAIS SURGIU UM HERÓI DO POVO VENEZUELANO: OSCAR PEREZ, QUE DISSE QUE COM SEUS HOMENS, MILITARES ESPECIALIZADOS, IRÁ CAÇAR OS TRAIDORES DA VENEZUELA: DIOSDADO CABELLO, TAREK AL AISSAMI, REVEROL,MADURO E OUTROS. ESPERO QUE ELE TENHA SUCESSO E NÃO SEJA APANHADO EM ALGUMA ARMADILHA DOS COMUNISTAS.
Assista o último vídeo postado por PEREZ, onde mostra invasão a organização militar e captura de armamento. Link abaixo:
https://youtu.be/YMJyzeyBUFY

Anônimo disse...

O MUD não faz parte da solução, porque a grande maioria dos participantes são DE ESQUERDA.

São socialistas, sociais-democratas, "progressistas" e sindicalistas, ou seja, mais da mesma tralha.

Lanterna

Anônimo disse...

Concordo. Militar brasileiro é apenas um funcionário público em busca de salário no final do mês. Não há patriotismo. Todos fracos (enfraquecidos intencionalmente por governos e imprensa sujos).

Anônimo disse...

Republicando a causa do puteiro em que o Brasil se encontra e provavelmente por isso está seguindo o mesmíssimo caminho da Venezuela promovido pelo Foro de São Paulo. São os seguintes os comentários:

Primeiro comentário do Facebook:
A sociedade não deve ser tutelada, porém quem não cumpriu seu dever exemplarmente no último Regime Militar? Quem combateu a guerrilha sem decretar estado de guerra para julgar os CRIMINOSOS Terroristas comunistas por corte marcial e lhes aplicar a pena capital prevista no Código Penal Militar? Quem não combateu o marxismo cultural nas escolas, universidades e na midia e deixou o povo - QUE NÃO PRECISA SER TUTELADO - ser imbecilizado a ponto de não conseguir se defender sozinho? Quem anistiou esses traidores da Pátria? E o pior: QUEM DEVOLVEU OS DIREITOS POLÍTICOS PARA ESSES FILHOS DA PUTA???? Um povo não precisa ser tutelado quando ele não foi imbecilizado por mais de meio século!!! O marxismo Cultural começou bem embaixo das "barbas" dos Generais do antigo Regime Militar e o moribundo Villas Boas vem com essa conversa fiada de não precisa ser tutelado??? CRIEM VERGONHA NESSAS CARAS VERDE OLIVA, AZUL E BRANCA E CUMPRAM SEU DEVER SAGRADO E CONSTITUCIONAL SRS GENERAIS, BRIGADEIROS E ALMIRANTES E SALVEM O BRASIL!!!! CORRIJAM OS ERROS DO PASSADO! PRENDAM ESSES TRAIDORES DA PÁTRIA! SEQUESTREM TODOS SEUS BENS E DE SEUS PARENTES E LARANJAS, DEIXE-OS NA MISÉRIA, PRESOS E OS JULGUEM POR CORTE MILITAR COMO TRAIDORES DO BRASIL!!! COMUNISTAS SÃO PSICOPATAS OU PSICOPATETAS, SÃO COVARDES, SE QUISEREM IMPLANTAR O CAOS, A GUERRILHA, OU ATÉ MESMO UMA GUERRA CIVIL, SENTA O DEDO NESSES FILHOS DA PUTA,MANDEM-OS DE VOLTA AO INFERNO!!! CRIEM VERGONHA NA CARA, CORAGEM E CUMPRAM SEU DEVER DE DEFENDER O BRASIL DOS INIMIGOS, INTERNOS E EXTERNOS E DEFENDAM O BRASIL PELO POVO IMBECILIZADO!!! A HISTÓRIA NÃO FALA DE COVARDES E NEM DE OMISSOS!!! OMISSÃO DE SOCORRO É CRIME. HÁ 32 AN0S OS SRS ESTÃO SE OMITINDO DE SEU DEVER!!!


Esse comentário é do YouTube, bastante exclarecedor:
A culpa da destruição do país não é dos políticos, não é do Sarney, não é do Collor, não é do FHC, não é do Lularápio e nem da DilmANTA ... é sim da prevaricação e fraqueza dos três ALTO COMANDOS MILITARES e, para SALVAR O BRASIL, seus Altos Generais têm que serem prêsos e fuzilados por Alta Traição da Pátria !
Nós temos que descer o porrete nos Altos Comandos das FFAA até eles cairem ... só assim a INTERVENÇãO irá ocorrer. Os Alto Comandos são ocupados por “Generais Políticos” e, assim sendo, estão CORROMPIDOS e são COMUNISTAS e SATANISTAS ! Sabe-se muito bem que o Villas Boas é um maricas, frouxo e TRAIDOR da Pátria e deve ser fuzilado por alta traição ao ver o Brasil destruído, roubado e nada fazendo !
Villas Boas é um "Zé Ruela", ou seja, não passa de um "Maricas" covarde e frouxo ... é só ele (ou seria ela ?) começar a falar e começa a nos dar um nojo e uma dor de barriga ... como pode uma porcaria dessas ser Alto-Comandante de um Exército ? Só poderia ter sido, como foi, nomeado pela DilmANTA, aquela que era uma assaltante de bancos, de quartéis e terrorista !
O maior inimigo das Fôrças Armadas Brasileiras é o seu próprio “Alto Comando” que é POLÍTICO, por esta razão os INTERVENCIONISTAS tem que mudar o ALVO de ATAQUE e direcioná-lo para este OBJETIVO de OURO, até atingir o Villas Boas que foi colocado lá para ATRAPALHAR GERAL !

Anônimo disse...

Se os venezuelanos tivessem ouvido no passado, Martin Luther King que profetizou quando disse:" O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons"
Se no brasil os homens de bem não se mexerem e pedir um basta começando com essa vergonhosa pesquisa onde ainda incluem o safado do Lula então comecem arruar suas malas.

Anônimo disse...

NO CASO DA VENEZUELA, ATUALMENTE, SÓ MESMO UM INTERVENÇÃO MILITAR INTERNACIONAL RESOLVE!!! O ANÔNIMO ACIMA QUE FALA QUE A MUD É SOCIALISTA TEM REALMENTE RAZÃO, JÁ VI VÁRIOS RELATOS EM VÁRIOS SITES SOBRE ISSO. DE FORMA QUE SÓ MESMO UMA INTERVENÇÃO MILITAR INTERNACIONAL SALVA ESSE INFELIZ POVO DA VENEZUELA. VEJAM COMO SÃO MALDITOS OS COMUNISTAS RUSSOS, CHINESES E CUBANOS QUE APOIAM ESSE VERDADEIRO MASSACRE DE INOCENTES!!! PARA ESSES O INFERNO É POUCO!!! MAS DEUS EXISTE, EMBORA ELES NÃO ACREDITEM, ELES NÃO VÃO FICAR SEM AS SUAS RECOMPENSAS PELO MAL QUE FIZERAM E ESTÃO FAZENDO!!! MALDITOS SEJAM OS SOLDADOS QUE ATIRAM CONTRA SEU PRÓPRIO POVO!!! COMO BEM DISSE SIMÓN BOLÍVAR O LIBERTADOR DA AMÉRICA DO SUL DO JUGO ESPANHOL ANTIGO, COM EXCEÇÃO DO BRASIL!!! DEUS AJUDE A POBRE VENEZUELA!!!

disse...

Como sempre as utopías despóticos, desde a revolução de 1917 levam à ditadura, fome, guerras e morte. Não será diferente com os comunistas da venezuela. A OEA deve liderar uma coalizion de democracias Pan Americanas para botar um ponto final na barbaridade dos vermelhos do ditador Maduro e livrar o povo Venezuela do do extermínio pelá fome.