TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, novembro 12, 2018

RESULTADO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS NOS EUA MANTEM EXPECTATIVA PARA UM SEGUNDO MANDATO DE DONALD TRUMP


Apesar do Partido Republicano ter perdido a maioria na Câmara dos Deputados, no Senado manteve sua folgada maioria. Esta eleição é conhecida como “midterm election”, justamente porque acontece em meio ao mandato presidencial. Por isso, as eleições legislativas são vistas como uma espécie de “plebiscito" sobre o governo: uma vitória do Partido do Presidente nas urnas indica aprovação popular e uma derrota mostra insatisfação.

No caso presente não houve derrota. Nem mesmo empate, como é possível constar lendo a reportagem que segue de autoria do jornalista Henrique Gomes Batista, correspondente do jornal O Globo nos Estados Unidos.

Creio que o conteúdo desta matéria dá para ter uma ideia bastante precisa da política norte-americana e sobre as possibilidades de Donald Trump ser eleito para um segundo mandato. Acresce a esta previsão o fato da excepcional recuperação da economia norte-americana que havia ido para o vinagre durante os dois mandatos de Obama. Leiam:

Com a conquista da maioria na Câmara dos Representantes pelos democratas, na última terça-feira, a vida de Donald Trump deve ficar um pouco mais difícil, com obstáculos para seus projetos e a possibilidade da abertura de investigações sobre seu governo e sua campanha de 2016. Apesar disso, o republicano está longe de ter sofrido uma derrota política arrasadora. Pelo contrário: analistas afirmam que ele não apenas reforçou sua posição dentro da legenda, como as disputas estaduais e para o Senado indicam que segue competitivo para conquistar mais quatro anos na Casa Branca.
— Hoje vejo Trump como o favorito em 2020 — afirmou ao GLOBO Gary Nordlinger, professor da Escola de Gestão Política da Universidade George Washington, na capital americana. — A base de Trump continuou fiel aos republicanos em estados que podem fazer a diferença no Colégio Eleitoral.
Esse resultado reforça a tendência verificada nas eleições de 2016, quando Trump conseguiu ser eleito presidente mesmo tendo recebido 2,9 milhões de votos a menos que a democrata Hillary Clinton. O republicano venceu nos estados com menor população e em áreas mais rurais, mas que têm um número definido de delegados no Colégio Eleitoral — e são estes que definem o presidente. Ou seja, ter uma grande margem de votos populares em estados como Nova York ou Califórnia, como ocorreu com Hillary, não garante a vitória se o candidato não conquistar estados estratégicos. As eleições intermediárias mostraram isso: a resistência a Trump pode ter aumentado em locais já não eram dele, mas o presidente mostrou força e ganhou fôlego nos redutos favoráveis a seu ideário.
Vitórias relativas
A conquista de ao menos três cadeiras no Senado para os republicanos, em locais importantes como Indiana, mostra a força de Trump no interior. Por ser uma disputa majoritária, com um vencedor por estado, o Senado reflete melhor o cenário nacional do que as eleições para deputados. Assim, ter mantido e ampliado a maioria republicana entre os senadores é um bom sinal para o presidente. O partido de Trump ganhou, além de Indiana, as vagas de Dakota do Norte e Missouri, enquanto os democratas conseguiram “roubar” apenas Nevada. A apuração seguia aberta em Arizona (com vantagem para democratas), Mississippi (com republicanos na frente) e Flórida (onde haverá recontagem).
Neste tabuleiro político, mesmo vitórias democratas podem ser relativizadas. A oposição, além de reconquistar a maioria na Câmara, venceu em ao menos sete estados nas disputas para governador: Kansas, Wisconsin, Michigan, Nevada, Novo México, Illinois e Maine. Nos quatro últimos, porém, Hillary venceu na disputa de 2016, ou seja, são estados que estavam historicamente tornando-se democratas. Perder Kansas e Wisconsin podem ser consideradas derrotas para os republicanos, mas que são “anuladas” pela manutenção de Ohio e, ao que tudo indica até o momento na apuração, Flórida e Geórgia.
— Os democratas nunca chegaram à Presidência sem vencer em Ohio — afirmou Nordlinger. — O cenário indica que a disputa de 2020 será mais apertada que a vitória de Trump há dois anos (quando teve 306 dos 538 votos do Colégio Eleitoral) e que Ohio e Flórida (que juntos somam 45 delegados, ou 16,6% do necessário para alguém chegar à Casa Branca) serão fundamentais.
A forma como o Partido Republicano conseguiu manter distritos em estados como Kentucky indica que, para regiões desse tipo, Trump está firme. Mas, ao dobrar a aposta no tipo de retórica que agrada o seu eleitorado cativo, ele corre o risco de aumentar a motivação de forças contrárias mesmo em estados tradicionalmente conservadores.
— Nesses estados vemos crescimento de zonas metropolitanas mais diversas e instruídas, que tendem a votar nos democratas — afirmou Geoffrey Kabaservice, diretor de estudos políticos do Centro Niskanen e autor de livros sobre o avanço do radicalismo no Partido Republicano. — Perder posições em Kansas ou Oklahoma, em parte por questões como o aumento do custo de planos de saúde com as mudanças criadas por Trump, pode ser um sinal de alerta.
O fato de republicanos moderados terem perdido espaço na legenda — fato comemorado pelo próprio presidente, que ironizou os derrotados que não pediram seu apoio — mostra que Trump está controlando o partido. Vale lembrar que, há dois anos, ele era visto como outsider, e hoje sua posição é hegemônica na legenda:
— Não tenho dúvidas de que Trump terá a indicação do partido (para concorrer à reeleição) se quiser — disse Kabaservice. — É possível que algumas forças tentem lançar um outro nome, mas hoje isso não seria viável.
Democratas sem nome
Há quem pondere que há sinais de alerta para Trump. A forma como os democratas ganharam distritos — 30 — em um ano de pleno emprego e crescimento econômico indica vigor.
— Os democratas obtiveram ganhos significativos em todo o país, venceram as eleições nacionalmente por uma diferença entre sete e oito pontos percentuais, reconquistaram a Câmara e sete cadeiras de governadores. Trump não é tão impopular nem a economia é ruim o suficiente para garantir uma vitória maior — afirmou Simon Rosenberg, presidente do grupo de estudos Nova Rede Democrata. — Sim, perdemos em alguns lugares, mas vencemos em muitos outros. Ver Trump mais forte é como dizer que o Brasil venceu a Argentina por 3 a 1 em uma partida amistosa, mas acha que deveria ter sido por 5 a 1 e, portanto, foi ruim. Esta foi uma eleição terrível para Trump.
O que falta aos democratas, para muitos analistas, é um discurso capaz de unir o país:
— Vimos muito voto de protesto, mas ainda não há um nome que una os democratas e não está claro que projeto de país vão oferecer em 2020 — disse Nordlinger. — Democratas passaram muito tempo defendendo imigrantes, ok, mas em que eles vão tornar a vida dos meus filhos melhor que em um governo republicano? Do site do jornal O Globo

16 comentários:

Anônimo disse...

republicano moderado é a tucanada da America...

era tipo o tal McCain, o adversário mais querido dos democratas, ja que não conseguia ganhar eleição deles...

toda vez que os democratas elogiam um republicano o chamando-o de "ponderado, civilizado", é porque o cabra perde nas urnas pra eles...

Anônimo disse...

Os americanos ainda não entenderam o esforço gigantesco que Trump está fazendo para garantir aos americanos o direito de viver em sua terra USA.
Deveriam olhar para o Brasil, abrir olhos e ouvidos. Parece que ainda não sofreram o suficiente nas mão dos democratas.
Alguém avise os americanos que é preciso ter mais juízo e mais coração com eles mesmos. Será que ainda não entenderam que as imigrações são para desestabilizar o governo Trump e trazer o caos ao pais e que tem gente atras disso, não enxergam o que está acontecendo na Europa?
Deixar que os democratas retome o poder seria o mesmo que o PT voltar ao governo.
Até parece que já esqueceram a recessão do passado recente.
Precisam arregaçar mais as mangas.

Anônimo disse...

Obama e seus comparsas tentaram fazer nos EUA o mesmo que fizeram na Europa levando aquele "monte de refugiados" para bagunçar os EUA, fora os "ataques terroristas", tudo para interferir nas eleições. Donald Trump minimizou o estrago. Esses lixos não estão nem aí para seus países, aliás a maioria deles não são americanos. Acho que os países têm mesmo que endurecer as suas leis de migração, ao contrário do que fez o Brasil, para evitar isso que está ocorrendo nos EUA e em outro lugares do mundo.Eles só querem dinheiro e poder. Já que gostam de comunismo porque não vão morar em países que já são comunistas. Não! O que eles querem na verdade é poder e dinheiro. Em países como o Brasil e os EUA as riquezas são muitas, na verdade comunismo é só um desculpa para se apossar das riquezas dos outros. Deus proteja e abençoe Donald Trump na luta contra esses canalhas.

Anônimo disse...

Off Topic


Muitas pessoas vivem elogiando os Antagonistas. Ali eu acho que os únicos que se salvam é Cláudio Dantas e Felipe Moura Brasil, mas não ponho minha mão no fogo por ninguém. Nas suas postagens tem sempre uma mensagem nas entrelinhas tentando diminuir Bolsonaro. Vejam o que eles escreveram sobre as mudanças na educação. Acho que nenhum pai ou mãe, que ama seus filhos de verdade, está satisfeito com o que está acontecendo nas escolas. Onde professores em vez de ensinar Português, Matemática, Geografia, História... viraram doutrinadores esquerdistas e formadores de zumbis. As faculdades foram ocupadas pelo PSOL, PCdoB, PSDB, PT... que distribuem drogas, cigarros, dinheiro, bebidas...


O poder da canetada de Bolsonaro na educação

https://www.oantagonista.com/brasil/o-poder-da-canetada-de-bolsonaro-na-educacao/

Brasil 11.11.18 10:13

Jair Bolsonaro terá o poder de fazer alterações significativas na área da educação.

Segundo levantamento de O Globo a partir de consultas a ex-ministros e especialistas na área, o presidente eleito poderá, por exemplo, controlar o conteúdo dos livros didáticos, mudar os critérios de destinação de recurso para as universidades federais e influenciar nas diretrizes em elaboração para temas como ensino religioso, orientação sexual e identidade de gênero.

“De forma geral, o MEC tem possibilidade de fazer quase tudo”, disse Eduardo Deschamps, ex-presidente e membro do Conselho Nacional de Educação.


ANTES E DEPOIS DA FEDERAL. RAPAZES E MOÇAS MUITO BONITOS SE TRANSFORMARAM EM VERDADEIRAS ABERRAÇÕES. VEJAM:

Esse é o futuro que você quer para o seu filho, seu neto...

https://www.youtube.com/watch?v=EPoExm19guU

https://www.youtube.com/watch?v=rHJbVdFUI2I

https://www.youtube.com/watch?v=AheBjKbYozI

Verdades X Mentiras disse...

Os americanos foram submetidos a lavagem cerebral por longos anos, os jovens que se intitulam ativistas fazem parte da manada dos "idiotas úteis" só acordaram um pouquinho quando a economia não segurou as mentiras dos democratas, mas o estrago já estava feito.
Os republicanos perderem maioria no Congresso, não por causa do Trump que salvou o Senado, mas porque os americanos, que já tem conhecimento da engrenagem perversa dos esquerdistas, cruzaram os braços, quando deveriam saber que esclarecer os desavisados é um trabalho continuo. Mostra ainda que o nível de conhecimento dos eleitores, o grau de esquecimento do desastre econômico na década passada não foram "vacinados" o suficiente e continuam sendo "idiotas úteis"
O que é ser um "idiota útil"

E os "idiotas úteis" continuam fazendo a festa daqueles que comandam a manada. Ninguém melhor que pessoas que viveram no meio desse sistema perverso para esclarecer como funciona a lavagem cerebral.
A palestra do ex-agente da KGB, Yuri Bezmenov, ou Tomas Schuman (nome adotado por Yuri depois de sua deserção),sempre atual, mostra como transformar pessoas em são "idiotas úteis". E fala claramente dos americanos.
Vejam o vídeo até o final e repassem.

https://www.youtube.com/watch?v=d0fTJqeRXCE

A onda dos imigrantes muito bem documentada com seu coitadismo do politicamente correto. As crianças sempre são o ponto fraco do elo para rotularem a resistência, de fascistas, racistas e todos os istas, simplesmente por que não querem que o caos social se instale em terras americanas
Cada ativista deveria levar para sua casa no mínimo uma família "imigrante" que está na estrada e ser responsável por 20 anos, sem ajuda governamental.
Fácil protestar e jogar irresponsabilidades no colo dos que carregam os outros.

Anônimo disse...

Esquerdistas ganham eleições na base da mentira e enganação.

Anônimo disse...

A Holanda vivia "resgatando refugiados perdidos em frágeis embarcações" e despejando na Itália, quando os italianos puseram o pé no freio e disseram não, a coisa parou. Porque os holandeses que eram "tão preocupados com as minorias" não os levavam para seu próprio país? Viram a Globo falando disso? Antes falavam dia a noite agora parou. Ao que parece a Holanda parou de achar gente a deriva no mar.



Anônimo disse...

O ministro do STJ Nefi Cordeiro soltou presos da Operação Capitu, aquela na qual foi preso o Joesley da JBS.


Ministros do STJ indicados pelo PT
https://www.jota.info/justica/sob-dilma-90-stj-sera-nomeado-pelo-pt-27102014

Ministros indicados no governo do PT (Lula e Dilma):

Antonio Carlos Ferreira

Herman Benjamin

Assusete Magalhães

Benedito Gonçalves

Og Fernandes

Humberto Martins

Jorge Mussi

Luis Felipe Salomão

Gurgel de Faria

Marco Aurélio Bellizze

Marco Aurélio Buzzi

Isabel Gallotti

Maria Thereza de Assis Moura

Mauro Campbell

Napoleão Nunes Maia Filho – Aposenta-se em 30/12/2015

Nefi Cordeiro

Paulo de Tarso Sanseverino

Paulo Dias de Moura Ribeiro

Raul Araújo

Regina Helena Costa

Ricardo Villas Bôas Cueva

Sebastião Alves dos Reis

Rogerio Schietti

Sérgio Kukina

Anônimo disse...


VAMOS VOTAR SIM NO ESCOLA SEM PARTIDO. VAMOS SALVAR NOSSOS FILHOS, NETOS, SOBRINHOS... A DOUTRINAÇÃO NAS ESCOLAS TEM QUE ACABAR. O NÃO ESTÁ QUASE EMPATANDO COM O SIM, VOTE DIVULGUE PARA SEUS AMIGOS.

https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/606722/resultado?fbclid=IwAR1VlLrVyVl4_BjznWXQNn6T_2-GGy4SQOprIsZryUUKTl0QzSBwIq01qFs


VEJAM A NOTA TÉCNICA DO MP SOBRE O ESCOLA SEM PARTIDO

NOTA TÉCNICA – ESCOLA SEM PARTIDO
Os membros do Ministério Público brasileiro que subscrevemos esta Nota Técnica, em defesa do Estado Democrático de Direito, expomos à sociedade a adequação fática e jurídica dos projetos de lei lastreados no anteprojeto Escola Sem Partido ao ordenamento jurídico, sobretudo à Constituição da República, ao Estatuto da Criança e do Adolescente e à Convenção Interamericana dos Direitos Humanos.
1. Os projetos de lei federal, estadual ou municipal baseados no anteprojeto do Programa Escola sem Partido (v. infra § 23) não violam a Constituição Federal; ao contrário, visam a assegurar que alguns dos seus mais importantes preceitos, princípios e garantias sejam respeitados dentro das escolas pertencentes aos sistemas de ensino dos Estados e dos Municípios.

https://docs.google.com/document/d/1d-2c_3M4rNcfR8R65Zlj0kakfY4gvfih7bpyG-E8m7o/edit

Anônimo disse...


A ÚLTIMA PROVA DO ENEM É OBRA DO PSDB

A DOBRADINHA PT/PSDB DESTRUINDO O BRASIL E SUA JUVENTUDE. ESTES LIXOS TEM QUE SER VARRIDOS DO COMANDO DO PAÍS.


Fora Mendonça Filho, Fora Maria Inês, Fora PSDB e sociólogas da UNICAMP...

Ligada ao PSDB, Maria Inês Fini é a nova presidente do Inep
(...)

O convite a Maria Inês Fini atende a um pedido do presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), para nomear mulheres para postos do segundo escalão do governo, frente às críticas de pouca representatividade feminina nos cargos federais.

A secretária-executiva também será uma mulher: Maria Helena Guimarães de Castro, socióloga, também professora da Unicamp e coordenadora da área de Educação do programa de governo do senador Aécio Neves (PSDB-MG) durante a disputa eleitoral de 2014.
(...)

https://istoe.com.br/ligada-ao-psdb-maria-ines-fini-e-a-nova-presidente-do-inep/


QUEM COMANDA O INEP
A educadora Maria Inês Fini é a nova presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ela volta à instituição, onde atuou entre 1996 e 2002, a convite do ministro da Educação, Mendonça Filho. A portaria de nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 25.
http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/educadora-maria-ines-fini-e-a-nova-presidente-do-inep/21206


QUEM ELABORA AS PROVAS DO ENEM É O INEP.VEJAM QUEM FOI A RESPONSÁVEL
http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/conheca-todas-as-etapas-do-exame-nacional-do-ensino-medio-enem-no-portal-do-inep/21206


Presidente do INEP é desafiada a debater publicamente a prova do ENEM (Veja o Vídeo)

https://www.youtube.com/watch?v=JFqbQVZQbeY


É POR ISSO QUE DÓRIA ESTÁ CONTRATANDO UM TANTO DE INTEGRANTE DO GOVERNO TEMER. TEMER ERA MARIONETE DO PSDB.

Anônimo disse...

A última prova do Enem é obra do PSDB. Deve ser uma homenagem de FHC a Lula.

Fora PT/PSDB/MDB e sociólogas da Unicamp!


Ligada ao PSDB, Maria Inês Fini é a nova presidente do Inep
https://istoe.com.br/ligada-ao-psdb-maria-ines-fini-e-a-nova-presidente-do-inep/
Ligada ao PSDB, a educadora Maria Inês Fini será nomeada a nova presidente do Instituto Nacional de Estudas e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
(...)
Esta será a segunda passagem da docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pelo Inep – a primeira foi durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
(...)

O convite a Maria Inês Fini atende a um pedido do presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), para nomear mulheres para postos do segundo escalão do governo, frente às críticas de pouca representatividade feminina nos cargos federais.

A secretária-executiva também será uma mulher: Maria Helena Guimarães de Castro, socióloga, também professora da Unicamp e coordenadora da área de Educação do programa de governo do senador Aécio Neves (PSDB-MG) durante a disputa eleitoral de 2014.



Quem elabora as provas do Enem é o Inep.
Conheça todas as etapas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Portal do Inep

Principal avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao final da Educação Básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC)

http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/conheca-todas-as-etapas-do-exame-nacional-do-ensino-medio-enem-no-portal-do-inep/21206


Presidente do INEP é desafiada a debater publicamente a prova do ENEM (Veja o Vídeo)
https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/12153/presidente-do-inep-e-desafiada-a-debater-publicamente-a-prova-do-enem-veja-o-video

#MarcoAntonioVilla Desafio Maria Inês Fini, presidente do Inep, a debater a prova do Enem.
https://www.youtube.com/watch?v=JFqbQVZQbeY

Anônimo disse...




HUMOR
JOSELITO MULLER
Após o ENEM cresce a procura por curso de Pajubá em escolas de idiomas

November 10, 2018

|

Joselito Muller

https://www.areuniao.com/single-post/2018/11/10/Ap%C3%B3s-o-ENEM-cresce-a-procura-por-curso-de-Pajub%C3%A1-em-escolas-de-idiomas

Matéria cobrada no Exame Nacional do Ensino Médio, o Pajubá – ou “travequês”- dialeto secreto dos travestis era, até então, desconhecido por muitos brasileiros (excetuando por aqueles que são travestis).



Após a repercussão da questão que mencionava o dialeto – quesito que foi criticado inclusive pelo presidente eleito – a procura por cursos de Pajubá cresceu exponencialmente em todo o país.



“O Pajubá já está quase pau a pau com o inglês”, afirmou um dono de uma escola de idiomas.



Ele também ressaltou que antes do ENEM, as procuras eram bem menores por dois motivos:



“O dialeto era secreto, então não tínhamos como fazer propaganda quando abriam novas turmas. Além disso, uma das exigências para o aluno ser aceito era ser travesti”, explica.



Após a divulgação da existência de tal dialeto, a Acadêmia Brasileira de Letras já anunciou a publicação da Gramática Analítica de Pajubá, além de planejar incentivar escritores a publicarem obras utilizando o dialeto.

Anônimo disse...

VEJAM A DIFERENÇA DE ENSINO: COLÉGIOS MILITARES E ESCOLAS PÚBLICAS
https://www.youtube.com/watch?v=nNWN_G2NN6w

Anônimo disse...

Encantadores de burros


A Mentira das Universidades Criadas Pelo PT

https://www.youtube.com/watch?v=c8Cj3Hdx3nU&t=79s



TODA VERDADE SOBRE O QUE LUIS INÁCIO LULA DA SILVA FEZ PARA O BRASIL
https://www.youtube.com/watch?v=9Rz8sIJTa_s

Será que os apoiadores de Lula, tem essas informações? Lula criou o FIES certo? ERRADO! O FIES foi criado em 1975 na época do regime militar e era chamado de crédito Educativo. No governo do FHC esse programa foi reformulado e concretizado e mudou o nome para FIES. Bolsa família… Todos sabem que o bolsa família é a junção de outros benefícios como Bolsa escola, bolsa alimentação, vale gás e etc. E foi Lula quem fez essa Junção. Certo? ERRADO! Essa Junção começou a existir em Junho de 2001 e dado como lei. E mais, tem vídeo do Lula dizendo que era contra esses benefícios criados pela Ruth Cardoso e dizia que isso era compra de voto. E o mais engraçado é que atualmente ele usa o bolsa família como o maior cabo eleitoral dele e do PT. Lula criou o Luz pra todos certo? ERRADO! O luz pra todos foi criado no governo anterior e se chamava Luz no campo e segundo o IBGE, em 1996 70% das áreas rurais já havia luz e em 2001 mais 20% e no governo Lula apenas 5%. Lula tirou 36 milhões da pobreza certo? ERRADO! Primeiramente nem a Índia tem tudo isso. E segundo, tem vídeo do Lula dizendo que inventam números pra parecer mais dramático mais sério enfim. E outra se o Brasil tivesse 36 milhões na pobreza, era um miserável a cada cinco pessoas. E outra como que o Lula tirou 36 milhões na pobreza sendo que em 1998 no Brasil havia 14 milhões na pobreza e em 2001 havia 6 milhões? Esses dados são dados do IPEA Instituto de Pesquisa da Economia Aplicada. É um órgão ligado ao palácio do Planalto. Lula luta pelas minorias certo? ERRADO! Lula juntamente com o PT e seus aliados usam essas minorias como massa de manobra para ganhar as eleições. Tem vídeo do Lula dizendo que Pelotas é o maior exportador de viados no mundo. Tem áudio do Lula chamando as mulheres do grelo duro. Não só do Lula como também de um professor universitário petista ameaçou a Raquel Sherazade de estupro, o ator José de Abreu cuspiu na cara de uma mulher num restaurante em São Paulo, tem vídeo do Jean Williams chamando um negro de negro gordo. Ah mas aí vcs vão me falar que Lula fez com que o pobre comprasse casa, carro, geladeira, fogão. Certo? ERRADO! Não tem dedo do Lula e nem de presidente nenhum. Lula apenas ESTIMULOU O CRÉDITO, para que as pessoas pobres se endividassem, financie as porém a crise e a hora de pagar a conta chegou de 2008 pra cá, o número de inandiplentes só vem aumentando. Atualmente segundo o IBGE temos 60% de pessoas inadimplentes com nome no SPC. Lula criou 14 universidades certo? ERRADO! Lula criou apenas 4 e os outros 10 reformou de forma desnecessária entre eles a antiga faculdade de Ciências e odontologia de Alfenas atual faculdade de Alfenas. Mas uma coisa é fato, Lula juntamente com o PT é o presidente mais corrupto da História do Brasil.

Anônimo disse...

Um ensino médio de qualidade, de excelência, facultando alunos a ingressarem em cursos superiores, com bom aproveitamento seria a melhor opção na educação. Seria o fim do ENEM e dos vestibulares que engolfam milhões de dinheiro publico.

Faz vestibular quem quer entrar em uma universidade e está afastado dos estudos ou não obteve boas notas no ensino médio.

Anônimo disse...

Dizem que é tradicional a câmara perder para a oposição no "midterm election". Os republicanos foram maioria durante sete anos do governo Obama. A verdade é que aquela onda azul democrata que iria arrasar com o Trump com toda a midia jogando pesado contra o governo durante dois anos, não chegou, o que mostra a força do Trump. O discurso dos democratas está cada vez mais fraco, sem rumo.