Um competente maestro e professor de um curso municipal de música em Sant Andreu, um dos distritos de Barcelona, a capital da Província Autônoma da Catalunha, Espanha, fez emergir um grupo de talentos musicais fantásticos. São jovens adolescentes que já tocam como gente grande os mais famosos standards do jazz e se apresentam na televisão, rádio e em festivais e promoções culturais nas charmosas praças de Barcelona, em seus cafés e casas de shows.
Joan Chamorro, maestro multi-instrumentista, de repente constatou que poderia formar uma verdadeira big band ou ainda gravar, como de fato gravou recentemente, um CD de jazz com seu quinteto, sendo que a estrela é uma de sua alunas, Andrea Motis, que deve ter agora uns 16 anos de idade. Andrea além de cantar executa com rara competência o trompete e o saxofone e conhece o sucesso precocemente.
O vídeo acima mostra Andrea Motis cantando e tocando com o quinteto de Joan Chamorro a deliciosa Dream a little dream of me. Chamorro conduz o grupo tocando o contra-baixo, embora domine também o saxofone, trompete e flügelhorn.
Reparem que além de Andrea Motis há mais dois alunos dessa escola: Eva Fernandez, no sax alto e Iscle Datzira, no sax tenor com desempenhos impecáveis em se tratando de novatos em música. O naipe é perfeito. O grupo conta ainda com os excelentes Josep Traver, na guitarra e Olivier Rocque na bateria.
O segundo vídeo mostra a Jazz Band Sant Andreu totalmente integrada pelos alunos de Joan Chamorro, na regência, tocando numa praça de Barcelona durante uma festa ao ar livre onde as pessoas dançam e se divertem de forma entusiasmada, porém tranquila e educada. Nessa apresentação a garotada toca outro conhecido standard do jazz, Shiny Stockings, consagrado pela orquestra do saudoso Count Basie e que foi gravado pelas maiores celebridades do jazz.
Está aí a Catalunha fazendo jazz de qualidade e, ainda por cima, promovendo o aparecimento de novos talentos. No YouTube há uma série de vídeos de Joan Chamorro com seu quinteto ou trio, mais Andrea Motis e outros jovens que fazem bonito. É auspicioso ver esses adolescentes estudando música seriamente. E o que impressiona mais é ver a discrição e profissionalismo de Andrea Motis, sua postura e responsabilidade profissional.
Envio daqui do blog o meu cumprimento a todo o grupo, destacando o trabalho do maestro Joan Chamorro que conforme se vê nos vídeos vive intensamente a música e manifesta absoluta dedicação no ensino a esses extraordinários adolescentes.
É por isso que nem tudo está perdido. Tanto é que é por essas e outras que edito este blog.
Já vou até aprender um pouco de catalão...hehe..., que é uma mistura de espanhol, português e italiano, para qualquer dia desses dar uma volta em Barcelona só para ouvir Andrea Motis cantando No more blues (Chega de Saudade, do Tom Jobim). Em tempo: Barcelona é a maior cidade espanhola depois de Madrid e a Catalunha uma das regiões mais desenvolvidas da Espanha.
Mais adiante postarei aqui no blog o vídeo com Andrea cantando bossa nova em inglês. Enquanto isso vocês podem clicar sobre um dos vídeos para ir até o YouTube ver outras apresentações da meninada e algumas faixas do CD de Joan Chamorro seu quinteto com Andrea Motis.CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUIZIO AMORIM NO TWITTER
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezados leitores:
Os comentários devem, de preferência, se ater ao assunto da postagem. Procurem sintetizar os seus comentários. Lembrem-se que comentários muito longos devem ser evitados.
Fico muito grato a todos os leitores.