O pacote de notas multicoloridas, semelhantes às de jogos de tabuleiro, enche uma gaveta no caixa do restaurante de José Ignácio Lima, no centro de Cuiabá.
O que os papéis representam, porém, está longe de ser brincadeira. "São R$ 21 mil, ou quase 2.000 refeições, que tento receber há três anos, sem sucesso", diz Lima.
As notas, de 1, 5, 10 e 50, são Cubo Cards, "moeda alternativa" lançada em 2003 pelo Espaço Cubo, um grupo “cultural” que se transformou no Fora do Eixo, sob a liderança do ativista Pablo Capilé.
A foto acima, sem o crédito, bomba nas redes sociais alertando os comerciantes essa “moeda paralela” com a qual a ONG Fora do Eixo paga seus fornecedores.
A entidade dirigida por Capilé, é acusada de deixar um rastro de calotes na praça de Cuiabá. Vejam AQUI.
MAS O CARA TEM QUE SER MUITO IDIOTA PRA RECEBER ISSO COMO DINHEIRO,,,DEPOIS LEVA PEPINO E RECLAMA. ,,,VOU TENTAR COMPRAR O CARRO DELE COM BERTODO'LARES.
ResponderExcluirSou um wikipedista da Wikipédia em português com dezenas de milhares de edições.
ResponderExcluir.
A Fundação Wikimedia escolheu Oona Castro como representante da Fundação no Brasil, pois a Wikimedia Brasil não foi ainda reconhecida pela fundação.
.
Acabou acontecendo que ela apareceu do nada, devido a brigas dentro da comunidade da Wikipédia em português e ninguém com relevância conseguiu fundar o Capítulo (é assim que chamado, Capítulo).
.
Esta Oona Castro parece ser uma entusiasta deste grupo denominado Fora do Eixo e teve integrantes da futura Wikimedia Brasil (provavelmente nunca vai ser fundado e reconhecido) lá em uma de suas casas.
.
Ela participa de diversos foros e parece ser famosa.
.
Nós editores pesados devido as violentas brigas e caçadas feitas por outros editores metidos a entendidos (turma dos 18 aos 35 anos muito entendidos sobre o passado do Brasil), optamos por agirmos de forma conservadora e sem sair do foco que são os verbetes da Wikipédia.
.
Não sei porque ver o nome da Wikimedia envolvido em projetos coletivistas se nem o nosso projeto coletivista que é a Wikipédia não consegue juntar nem 5 pessoas em uma reunião.
.
Projetos coletivistas não funcionam. São muito atraentes e maravilhosos para sociólogos e jornalistas, mas concretamente só servem para ilustrar sites e blogs sobre informática.
.
Gostei quando escolheram Oona Castro. Um bom nome que promoveu a debandada de quem acreditava no projeto.
Uma rajada de metralhadora nestes fdp resolveria o problema, já que bandido bom é bandido morto. Só no "paix da banânia" esses fdp se criam, aplicando golpes, fazendo orgias e tonton caindo na onda dos bandidos. Fogo nestes fdp que tudo se resolve.
ResponderExcluirQue merda é essa? A moeda nacional é o REAL, qualquer tentativa de circular outro ativo é CRIME. A PF, tão eficaz em prender antes de investigar opositores do regime, finge não ver isso? Isso aqui tá uma zona...
ResponderExcluirO cara tem que mandar essa conta para o Gabinete da Presidência da República, mais especificamente para o coveiro de santo andré, que é o criador e alimentador desses bandidos do FdE.
ResponderExcluirIsso é CRIME FEDERAL contra o SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL!
ResponderExcluirIsto não é estelionato?
ResponderExcluirComo um fraudador do sistema financeiro sai em foto com a presidente Dima?Realmente o Brasil está correndo fora do eixo!O perigo é ele se eleger deputado pelos adoradores do pt!
ResponderExcluirOba!!!!!!!!!!!!!,vou pagar o Imposto de Renda com CuboCard!!!!!A Dilma vai adorar!
ResponderExcluirAos amigos tudo, aos inimigos a lei.
ResponderExcluirComo eles são amigos nada lhes acontece.
Culpa dos "operadores do Direito" que, conhecendo e tendo estudado o que é certo e o que é errado, fazem vistas grossas, para preservar suas mordomias, status e aposentadorias.
Vergonhoso e indicador de decadência.
Preparem seus passaportes e se mandem, enquanto isso é possível.
Quanto às FFAA, sem comentários....
OTÁRIO!!!!!! É só o que me ocorre dizer neste momento.
ResponderExcluirFaço minhas as palavras de Berto Pernambuco!!! Esse cara aí que aceitou esse papel como moeda, devia levar mais calotes para deixar de ser tanso. Aliás eu tenho aqui no bolso alguns bilhetes premiados, será que ele quer comprá-los?
ResponderExcluirmas como o cara me aceita esses papéis??????
ResponderExcluircomo pode algum operar uma moeda paralela livremente no país??????
esse capilé deve ser um genio da humanidade!
ResponderExcluircomo ele conseguiu convencer um comerciante a aceitar essa papelada????
e o cara deixou o espeto chegar a 21 paus para desconfiar de que havia "algo errado"???????
nao pode ser, eu nao estou lendo isso...
deve ser delírio da minha cabeça, isso ai da foto nao existe...
não pode existir alguém assim tao, como posso dizer?, ingenuo a ponto de fazer negócios desse tipo!
eu pensei que os mais ingênuos eram os que caiam no golpe do bilhete premiado, mas agora ja estou revendo o meu conceito...
ainda nao da pra acreditar que isso ai seja verdade, nao eh possivel!!!!
Aluizio veja essa: http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2013/08/17/interna_politica,436269/justica-suspende-funcionamento-de-centro-de-difusao-da-ideologia-em-ouro-preto.shtml
ResponderExcluirRealmente não gosto de culpabilizar a vítima..
ResponderExcluirmas esse pessoal que gosta de acreditar em conto da carochinha...
sinceramente.. fazem-me ter embargabilidades estomacais..
Uma análise leve que fosse da situação por essas pessoas
que foram lesadas teria sido suficiente para que não o fossem..
Por que alguém com tamanha capacidade pra ganhar dinheiro
teria que brincar com dinheiro de mentirinha...? Então, se as pessoas caem num golpe desses...
É, virou bagunça geral.
ResponderExcluirFazem que querem e ninguém corre atrás dos amigos do REI do 171.
Falta o que?
AO CONTRARIO DE CENSURAR O CAPILÉ, ELE DEU "AQUELA FORÇA" QUE FALTAVA PARA AUMENTAR ANTIPATIA E AVERSÃO AO PT!
ResponderExcluirJÁ PENSOU NO SR. MINISTRO CAPILÉ?
Tenho notado que se o crescimento de aversão ao PT estava ruim parece que após as tretas do FORA DO EIXO e sua alçiança a Dilma irá com muito mais força botar o PT FORA DE ÓRBITA, pelo menos já está evidente que as trapalhadas do Capilé deram incentivo ao já caótico quadro.
E não duvidem que se Dilma e seus asseclas se reelegessem em 2014 para darem um ministério ao Capilé pouco ou nada custaria!
Já pensou você eleitor dar uma forcinha nisso pró Capilé?
Deve ter prometido mundos e fundos para que os comerciantes aceitassem o CuboCard, uma pirâmide que nada diferencia Capilé de Cacciolla. Moeda de estelionato social com dinheiro público, pior crime não há. Segue inimputável.
ResponderExcluirNão é diferento do Bilhete Unico ou Vale Refeição.
ResponderExcluirTodos os países permitem criar moedas. As próprias moedas nacionais não tem lastro. O valor de uma moeda é simples: onde voce pode trocar ou gastar?
Se o cara aceitou sem verificar o que fazer com elas, ele fez as contas errado.