TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, maio 08, 2008

O perigo já passou? Nem chegou ainda!

O artigo que segue é exclusivo aqui para o blog, da lavra do Paulo Castellari Filho, expert em bolsa de valores que atua em São Paulo e mais conhecido no mercado como Nathal.

Ele também tem o Blog do Nathal (links) onde oferece algumas dicas para quem está disposto a enfrentar aquilo que ele mesmo define como “covil de lobos” (veja artigo em outro post mais abaixo onde dá um recado aos futuros home brokers). É ainda colaborador deste blog.

Ex-empresário que cansou de dar murro em ponta de faca, Castellari hoje vive exclusivamente de suas aplicações na bolsa. Preso full-time ao computador, varejando pelo mundo, anota com rigor até mesmo aqueles abalos imperceptíveis para quem não conhece as sutilezas e as manhas fundamentais para operar o mercado.

Neste artigo ele faz algumas advertências, prescrevendo que é bom colocar as barbas de molho. E, como convém aos players bem informados, Castellari costuma acertar, mas para não perder, evidentemente. Leiam:


Insistem os jornalistas através do mundo que o pior já passou. Como não sou jornalista, estou avisando, a quem interessar possa que o pior nem chegou.

Mês passado, depois dos anúncios de resultados do terceiro trimestre, a palavra de ordem era “o pior já passou”, referindo-se a crise que afetava a lucratividade dos bancos americanos e europeus.

A realidade, no entanto, mostrou que, ao invés de verem seus lucros diminuírem, os bancos amargaram mesmo foi prejuízo em suas contas, coisa que há muito não aparecia na sua contabilidade.

Depois disso os jornais mudaram de assunto, (afinal a bolsa tinha de subir de novo para não causar um pânico geral nos mercados) e foram falar dos problemas dos pobres, a fome e os preços altos da comida.

Constatou-se que o problema do mundo era mais serio que o problema dos bancos, e mais, o mercado começou a olhar mais seriamente para os índices inflacionários dos outros países e percebeu que muitos já estão infectados com uma inflação fora de controle.


O mercado percebeu, mas os governos desses países, Brasil incluso, ainda estão comemorando, não se sabe o quê.

Os preços no atacado subiram na Europa em abril nada menos que 5,7%. Os países que saíram de regimes comunistas já enfrentam inflação na casa dos 12% ao ano.

Na Índia a inflação já é maior que 8% ao ano e o governo Indiano acaba de decretar o fim dos mercados futuros no país.

Na China, o motor que puxa o Brasil para frente, as coisas vão de mal a pior. Inflação subindo fortemente e o governo chinês, pouco dado a divulgações democráticas e sérias, esconde os dados e ninguém sabe a quanto anda a inflação real. Diz o governo que a inflação é de 6,8%, mas suspeita-se que o índice verdadeiro vai mais além.

No Brasil, cuja suposta blindagem é comemorada diariamente, índice de inflação que corrige os contratos, IGP-M, foi de 9,1% em abril, e será de 10,6% em maio, no mínimo.


Durma-se com um barulho destes e ainda com os gritos do governo de que tudo vai bem. Afinal recebemos o tal de “investiment grade”, seja lá o que isso quer dizer, mas não é povo brasileiro que recebe bolsa esmola?´

Mas não é só isso o que está acontecendo por aí. O problema do crédito americano fez a moeda americana ter forte desvalorização. Isso afeta enormemente as exportações dos países europeus, asiáticos, africanos, e sul-americanos.

As exportações da Alemanha estão em queda pelo segundo mês consecutivo. No Brasil a balança comercial, a mola propulsora de nosso crescimento, já era positiva, essa semana passou a ser deficitária.

O Brasil está surfando a inércia da onda de crescimento encharcou o mundo até 2007. Acabou a festa meus amigos. O bom disso tudo é que quem vai levar a primeira pancada mais forte serão os políticos.

Logo que virem que não dá para segurar o rojão da inflação de demanda e que a economia está crescendo sem sustentação, a ficha lhes cairá.


E podem crer. Consertar o estrago vai ser difícil e levará muitos anos. E verdade seja dita: os detentores atuais do poder são de uma incompetência incomparável.

Sugiro a vocês que acompanhem suas esposas às compras no supermercado neste final de semana. Tenho certeza que ficarão meio assustados.

O tsunami de preços está se formando. O tamanho da onda não se sabe qual é, mas se pode antever que seu impacto será avassalador.

Preparem-se.

Um comentário:

Anônimo disse...

O povo brasileiro em geral totalmente desinformado,alienado ou credulo acredita nos indices economicos desse (e de outros)desgoverno(s). O apedeuta anda brincando com fogo e vai se queimar com a inflacao. Aumentar imposto e despesa publica q.q. idiota sabe fazer.
Por que sera que temos uma meia duzia de indices de inflacao diferentes? Qual deles corrige os nossos salarios? Adivinhem.....
Alem de impostos pesadissimos ainda nos confiscam renda...e tudo esta uma maravilha!