TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, julho 08, 2011

MAIOR FRIO DOS ÚLTIMOS 47 ANOS EM SC. VEJAM AS FOTOS DE CACHOEIRAS E MORROS CONGELADOS!

Fotos de Vani Boza/RBS/DC. Clique s/ a imagem p/ ampliá-la
Santa Catarina teve a confirmação, nesta sexta-feira, de que a massa de ar frio que atua sobre o Estado desde o último domingo é a mais forte dos últimos 47 anos.

Conforme levantamento feito pela Central RBS de Meteorologia com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde julho de 1964 não havia uma sequência de tantos dias com temperaturas negativas nas cidades catarinenses. Naquele ano, foram sete dias consecutivos, de 17 a 23.

Nesta sexta-feira, com a mínima de -7,5ºC em Urupema, o Estado atingiu seis dias seguidos, confirmando a onda de frio mais intensa dos últimos 47 anos. Se acontecer mais uma temperatura negativa neste sábado, já que está prevista a mínima de -1ºC em Urupema, será o sétimo dia consecutivo, aí sim se igualando a julho de 1964.

A previsão é de que a massa de ar polar se afaste já a partir deste sábado, com as temperaturas ainda baixas, mas não mais negativas a partir de domingo. Para o início da próxima semana, pelo menos até terça-feira, a previsão é de céu claro, sol e temperaturas agradáveis em todo o Estado.

Sitiação de emergência


Com a intensidade do frio abaixo de zero durante seis dias consecutivos em Santa Catarina, a Defesa Civil decretou situação de emergência em três cidades: Urubici e Bom Jardim da Serra, na região serrana; e José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí.
Em Urubici, dos 10,8 mil moradores, 564 estão doentes por causa do frio. Em José Boiteux 3,4 mil pessoas foram afetadas, em especial as comunidades indígenas. As principais comunidades atingidas são de Quilombola, Caminho Tatu, Cafuza, Caçador, Volta Grande, Wiegand e do Centro. Para esta cidade, a Secretaria Estadual está encaminhando colchões e cobertores para os mais carentes. Segundo a coordenadoria de Defesa Civil do município, roupas também serão enviadas para atender 1,2 crianças de zero a 14 anos e 455 idosos.

Previsão para o fim de semana
Sábado
A massa de ar frio se afasta para o mar e o frio só aparece nos períodos da manhã e noite, provavelmente sem temperaturas negativas. O sol deve aparecer a tarde e o clima deve ser bem agradável. Do portal da RBS/Diário Catarinense



4 comentários:

Atha disse...

Vem um e berbunta bergunta pergunta ao Burro, "Onde mora o Bonde"? O Bonde mora na Bonda, é bondade sua. Pergunta ao Borro, " onde é que bocê borre"? Isso é pergunta que se faz? Eu Borro no Borro. Não entendeu? Não.

Então vamos ser mais obietibo Obijetivo, eu Morro no Morro. Soborro Soborro Sogorro Socorro, e foi soborrido Sogorrido socorrido e o Bel Gel Belo Gelo Angelo não deixa Ábua Água corrê com a Correia e o Correio da Boleia Goleia Goreia Coreia.

A Santa Batalina Mata Lina Gata Lina Caterina tem Borreia Correia? não, tem Borte Morte no Belo Gelo e agora tem Biz Bizbote Bizpote que é um Bote Mote PoTe Bozte Goste ou não Goste do Gato Gasto Bastardo Gastardo Bizgastado Dizgastado.

É um Bongelo Bongelado Gongelado Congelado que nem Ábua Agua pode corrê pro buraco, só o BeTê PêTê e se SubBetê SubPêTê ecom todos os Bobinados Dobinados Dominados de seu Bobínios Domínios dos Bínibos Mínimos.

Se não entendeu, leia a Leia Lei e a releia.

Escatopholes disse...

Esse frio está sendo o terror dos ecologistas chatos que esperavam um inverno muito quente para poder embasar melhor as idiotices a respeito do aquecimento global!!!

Anônimo disse...

Sou da região sudeste e fico a me perguntar: o que tem a ver vcs do sul com o resto do país????

Pq ñ se separam de uma vez por todas???

Será q falta culhão???

Anônimo disse...

1) Cadê o aquecimento global?!
2) O sul se separando, certamente será plenamente apoiado pelos "hermanos" argentinos, de olho em anexá-lo futuramente...abram os olhos sonhadores sulistas!