TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, agosto 24, 2011

CENSURA À IMPRENSA NÃO PODE SER TOLERADA!

A censura judicial aos meios de comunicação, como a que foi imposta ao jornal O Estado de S. Paulo e já dura 754 dias, as ameaças às redes sociais na internet e todo tipo de veto à livre expressão têm de ser combatidos em nome da liberdade e da democracia. Essa foi a conclusão de palestrantes e debatedores da 6.ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa, realizada ontem, na Câmara dos Deputados. A promoção foi do Instituto Palavra Aberta.
Para o jornalista Eugênio Bucci, especialista em liberdade de expressão, "a democracia só existe quando, a favor dos cidadãos, o Estado renuncia à tentação de interferir sobre a formação, a manifestação e o trânsito das opiniões e das informações". Na avaliação de Bucci, contudo, o Brasil está longe dessa compreensão.
"Na nossa cultura política a brutalidade do Estado se manifesta na falta de cerimônia com que as autoridades atacam a imprensa. Essa mentalidade, além do monopólio da força, pretende ter o monopólio da opinião", prosseguiu ele, logo depois de se referir ao sociólogo e economista alemão Max Weber (1864-1920), na clássica passagem em que cita o líder bolchevique León Trotsky (1879-1940): "Todo Estado se funda na força".
Essa vocação autoritária do Estado brasileiro, segundo Bucci, cria uma incorrigível tentação a querer tomar conta dos jornalistas. "Por isso, o tema da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa continua na ordem do dia em nosso País." Ele admitiu que houve avanços, mas a mentalidade autoritária persiste, manifestando-se a toda hora.
O diretor de conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, abordou de forma mais específica a censura ao jornal. "No início do processo (que impede o jornal de publicar informações sobre a Operação Boi Barrica), nós discutimos muito na Redação se era mesmo censura prévia ou se estávamos ali chateando os leitores com uma questão só nossa." Logo veio a conclusão de que se tratava de censura e essa forma de coerção não poderia ser tolerada.
"Não poder publicar algo não tem outro nome a não ser restrição, mordaça - se é que a palavra censura precisa de um certo complemento", resumiu Gandour. Ele afirmou que a sociedade precisa aprender a conviver entre liberdades e não entre controles. Do portal do Estadão

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

11 comentários:

Anônimo disse...

Um dos fervorosos censores da internet é o mensaleiro mineiro,azeredo!!!!!!!
Qual o partido do cara?
ABAIXO A DITADURA!
ABRAÇOS FRATERNOS!

Cometa Elenim chegando...

Orlando Tambosi disse...

É, mas o Bucci exerceu cargo no governo Lula...

Orlando Tambosi disse...

Outra: "especialista em liberdade de expressão"? Que é isto?

Aluizio Amorim disse...

Bem lembrado, Tambosi.
O Bucci exerceu cargo no setor de comunicação do governo do Lula e continua com um pé no esquerdismo, ou os dois, enquanto a turma do Estadão seguidamente dá derrapadas politicamente corretas. Salvam-se apenas os editoriais.

Aluizio Amorim disse...

Em tempo 1: realmente essa de 'especialista em liberdade de expressão'é mais uma pérola da idiotia esquerdista.

Aluizio Amorim disse...

Em tempo 2: Weber realmente citou Trosky mas não dá para desligar do contexto em que fez a alusão. Não dá para pinçar assim sem mais nem menos, dando a impressão que o grande filósofo de Heidelberg comungava com o famigerado Bolchevique. Tanto é que Weber, numa conferência que proferiu para o Exércio Imperial Austríaco, qualificou o Manifesto Comunista de Marx como uma "profecia patética".
Pensei em escrever algo sobre essa matéria da liberdade de imprensa, mas fui vencido por inúmeros afazeres impostergáveis.
O debate está aberto aqui nos comentários e os leitores poderão continuar a dar as suas opiniões que sempre são muito bem-vindas. A participação dos leitores é que dá vida ao blog.
Obrigado a todos.

Orlando Tambosi disse...

Exatamente, Aluízio. Trotsky pegar carona no Weber é demais! E o Bucci já andou na Folhona também...

Anônimo disse...

Aluizio a imprensa brasileira já vive do lado do governo não vamos dizer toda mais 99% dela,o q me dá medo é saber q isso pode chegar na web nosso último refugio de liberdade! Aki na WEB temos vc o Reinaldo Azevedo e outros tantos q não se entrega a essa ditadura do politicamente correto esquerdista.
Sim vcs são o farol de todos nós 40 milhões de brasileiros expontaneamentes excluídos e segregados dessa esquerda asquerosa!
AMADEU

Anônimo disse...

Prezado Aluizio

Muito cuidado com o que diz este Sr. Bucci. Além de ter comandado a Agência Nacional (uma excrecência do estado getulista) durante o governo Lula, ele posa de bom-moço, mas atualmente é apoiador confesso da candidatura F. Haddad à prefeitura de São Paulo. O ministro da educação?, por sua vez, é admirador confesso da experiência soviética fracassada. Dá para confiar em gente assim? Eles estão mais para camaleão ou melancia mesmo. Sds

José Anibal - Taubaté

Aluizio Amorim disse...

Certo, Tambosi.
O Bucci além de ter dado seus pitacos na Folhona, de uns tempos para cá posa de Madalena arrependida. Ou contrariada?... hehehe...

Anônimo disse...

Nas Vésperas das Eleições os representantes dos Jornalistas não estavam Babando o pt?
agora abrace o BO...