TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, setembro 14, 2011

MOVIMENTO SUL É MEU PAÍS APRESENTARÁ PEDIDO AO STF PARA REALIZAR CONSULTA LEGAL VERIFICANDO OPINIÃO SOBRE SEPARATISMO


Movimento foi destaque no noticiário político de jornal do Paraná
A partir do próximo dia 17 deste mes de setembro será realizada uma pesquisa de opinião com os moradores de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, sobre  a idéia de separar os três estados da região do restante do Brasil e formar um novo país. O questionamento sobre ser favorável ou não à separação será feito para 0,3% da população das três capitais. A consulta informal será promovida pelo Movimento Sul é o Meu País, instituição criada em 1992 que defende a "autodeterminação do povo sulista", conforme definição própria.
No ano que vem, além das três capitais, haverá pesquisa de opinião nas cidades com mais de de 100 mil habitantes nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 2013, será repetido este mesmo processo, mas acrescentando os municípios onde há representação do movimento. No ano seguinte será feito uma consulta informal com a população nos mesmos locais de votação para as eleições que elegerão os novos governadores e o próximo presidente do Brasil.
"Tudo será registrado em cartório, com os resultados, metodologia, para dar mais validade a todo o processo. Em 2015, entraremos com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando uma consulta legal para verificar a opinião da população sobre o assunto. Queremos demonstrar aos políticos brasileiros que vontade é essa", comenta o presidente nacional do Movimento O Sul é o Meu País, Celso Deucher. Ele indica que pesquisas anteriores realizadas pelo movimento apontam que mais de 80% dos habitantes da Região Sul consultados seriam a favor da separação.
Em seu site o movimento informa que foi criado com o objetivo de estudar e incrementar os debates livres sobre as possibilidades, pacíficas e democráticas, da autodeterminação do povo sulino. O Sul é o Meu País tem recebido um novo fôlego, após ter ficado meio esquecido da sociedade brasileira. Na decada dos anos 90 do século passado, houve uma grande divulgação sobre as idéias separatistas e também existiu uma forte repressão em cima dos integrantes da mobilização, conforme relembra Deucher. "A pressão em 1994 foi muito grande. Integram o movimento pessoas comuns, pessoas simples. Ameaçaram até prender. São pessoas que têm medo de levar um processo, por exemplo. Por causa desta repressão do governo federal o movimento teve uma amenizada." 
Atualmente, a instituição tem 32 mil filiados, sendo que mais de 15 mil são moradores do Paraná. O movimento está realizando uma série de encontros nos três Estados do Sul para a formação de novos líderes municipais, que vão incentivar os debates sobre o assunto localmente. Na semana passada, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, uma reunião como essa formou 20 líderes de Colombo, Campina Grande do Sul, Campo Largo e São José dos Pinhais. No final deste mês haverá encontros em Foz do Iguaú e Cascavel.
Em sua Carta de Princípios, o movimento cita fatores políticos, tributários, econômicos, geográficos, culturais, sociais, morais e históricos para defender a ideia pela criação de um novo país. Depois de quase 20 anos, os princípios são os mesmos, segundo Deucher. Nem mesmo uma melhor situação econômica do Brasil muda o posicionamento sobre a separação. "Não houve mudanças na distribuição tributária. A situação é a mesma de 1992. Estamos sendo explorados com os tributos e na hora que o cidadão precisa dos serviços públicos, não tem", adverte o presidente do Movimento. Do site do jornal O Estado de Paraná

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

25 comentários:

Symon disse...

Nem é tanto para "separar" mesmo mas, caramba, não temos voz ativa nenhuma. Sarney, Renan, bêbado, Aécio, Genoino, Cabral... Só fazem POR ELES. Não digo que no SUL não existam CANALHAS.Lógico que existem. Mas, se pudessemos cuidar somente dos NOSSOS canalhas, seríamos mais "confiantes" no futuro. Arrume o Brasil ou então... O SUL É O MEU PAÍS.

Antes que me esqueça: Antes de ser SULISTA sou brasileiro. Mas para viver num país de SAFADOS IMPUNES, abro mão da BRASILIDADE para ser apenas... SULISTA.

Symon di Carlo (ainda em)
Foz do Iguaçu - Pr

rafernandes disse...

Acho (só "acho") que estes três estados só teriam viabilidade econômica se, no processo de separação, mantivessem seu acesso aos mercados do restante do País. E, se esses processos de separação pudessem ser pacíficos e também, se o Estado de São Paulo resolvesse se separar sózinho, acho que seria melhor o restante do Brasil fazer um leilão internacional, tipo lance livre sem valor mínimo, para ver se algum outro país no mundo se interessasse em assumir o abacaxi. O meu país, a República de São Paulo, não daria lance nenhum no leilão do espólio do Brasil.

Anônimo disse...

Tirando o Tarso, a Ideli, o casal Gleisi , o Requião e algumas outras figuras daqui, já fica bem melhor, embora o ideal seja a separação. Não haverá mais ambiente também para alguns filhos de personalidades como ZD, etc.

Anônimo disse...

Ja estamos separados,não somos mais um povo unido no Brasil,agora somos brancos,negros,quilombolas,gays,heteros,rico,pobre,e por ai vai *nessepaiz** o povo que habita aqui!!!!A cada dia mais parece que uns estão contra os outros,e o governo contra todos e unidos em si,como uma camarilha detendo o poder.
ABAIXO A DITADURA!
ABRAÇOS FRATERNOS!

Anônimo disse...

Pois é, o Sul está pagando até hoje por não ter apoiado a revolução constitucionalista paulista de 1932.
São Paulo foi o único Estado que tentou lutar contra a corrupção do governo federal da era Vargas.
Antes de brigar pela separação, deveriam lutar contra a corrupção!

Anônimo disse...

Do modo que o Brasil está, corrompido e desagregado pela corja esquerdista, eu também abro mão da minha brasilidade para ser apenas...SULISTA.

Anônimo disse...

Sou sulista e não abro mão.Aqui é meu país.Paulistas deveriam pensar melhor sobre as vantagens da separação.Nossos políticos já estão repartindo outros estados em várias partes movidos por interesses financeiros.Por que não formar outro país .O Brasil é grande demais para ser governado pelo anafabetismo!

Eduardo Moreira disse...

No andar da carruagem, sugiro que os estados que quiserem devem se separar. Se as coisas não mudarem logo de sentido, o Brasil vai levar um golpe comunista em breve. A tentativa do sul pode ser vista como um salve-se quem puder da mão dos psicopatas esquerdistas favoráveis aos regimes sangrentos como o comunismo.

Francisco disse...

Que tal incluir São Paulo?

Anônimo disse...

É isso aí! Chega de sustentar vagabundo bêbado de garanhuns! Expulsem Lulladrão e sua prole nojenta de SP!! VIVA A REPÚBLICA BANDEIRANTE! VIVA A REPÚBLICA DOS PAMPAS!!!!!

Anônimo disse...

Aluizio,

O Centro Oeste poderá devolver a gauchada?
O Maranhão, o Tocantins, o Piauí e a Bahia também?

Com esses pressupostos mais a inclusão de São Paulo no enclave sulista eu assino embaixo.

E com mulher mineira e com filho goiano e matogrossense do sul, com o coração sangrando deixo meu Paraná e me mudo para o Jalapão, no Tocantins.
(meu filho é de antes da separação do Estado e mora em Brasília)

E paro por aqui.
Já gastei minha diária cota de jeriquice.

Jacutinga

rafernandes disse...

Respondendo à sugestão do Francisco:

Acho que esse movimento dos 3 estados do sul peca por não incluir também o Estado de São Paulo. A inclusão dele daria um outro status econômico aos 4 separatistas pois obrigaria o que sobrou do Brasil a abrir seu mercado pois a vida seria muito complicada sem o fluxo de importação e exportação entre as duas áreas.

Se a separação dos 3 estados do sul se concretizasse, a situação ficaria insustentável para São Paulo pois duvido que SP tivesse disposição para sustentar sózinho o resto do país. Neste caso, provavelmente São Paulo se separaria também e seguiria seu caminho sózinho. E, abertas estas portas, acho que a fragmentação continuaria a se ampliar.

Anônimo disse...

o pior e que neste hipotetico pais, teriamos tarso genro, gleise hoffmann, ideli salvati, dilma rousseff, arghhhhhhhh

Anônimo disse...

Prometem que não vai ter PT neste novo país? Aceitam pedido de asilo? Nasci em GO, mas saio daqui para me juntar nesta luta!

Eu sou do Sul disse...

Respondo...
Tarso ate la ta morto.
Gleisi é loira, sem chance.
Ideli é paulista, xô.
Dilma? quem?

PORTANTO, PODE VIR.

Anônimo disse...

A Constituição não permite a separação, está previsto no artigo 5º e outros. So refazendo a constituição através de uma constituinte. O STF não dá a mínima para um exame desses, mas dá pra "casamento gayzista".

É o Brasil, minha gente!

Anônimo disse...

Faço votos que consigam. Por favor, levem todos os seus políticos totalitários com vcs....

Já pensou um Brasil sem

Tasso Genro e filha
Ideli
Dilma
Requião
Paulo Paim
Pedro Simon
os Amim

"só para citar os mais ilustres"

Sô disse...

Aluizio,

Nós paulistas nos sentimos acoados em nossa própria cidade e Estado...não temos mais forças para eleger quem queremos pois, a massa anencéfala vota em tiririca, frank aguiar, netinho, martaxa, merdaandante e temos que aguentar piadinhas...é triste...

fernando a disse...

Se colocar são paulo no "esquema" eu voto a favor.

São Paulo, estado-país, com um PIB maior que de muito pais por ai..

Luis Fernando disse...

Como um Paulista com orgulho, eu também sou totalmente a favor do País SULISTA!!!

Não é justo 4 estados bancarem outros 22 e 1 lixo de terra batida.
Separa os sulistas dos brazileiros ou os emboadas de SP pra baixo!
Um Abraço à esse povo de tradição, e força nessa batalha!

Anônimo disse...

Após ler os comentários no maravilhoso blog do Aluizio Amorin
passei e ter certeza da vitória do SIM na autodeterminação do Sul,seja na democrática forma plebiscitária,seja por outros meios.Ninguém mais segura o SUL no seu intento libertário. São Paulo (ex -SUL) seria benvindo,porém os paulistas infelizmente não mandam mais em São Paulo.Sérgio A.Oliveira

Anônimo disse...

Paranaense diz:
Paulistas e Matogorssense....sejam bem vindos..

Anônimo disse...

Paulistas e Matogrossense.....sejam bem vindos, juntese a nós.

Muniz disse...

Ahhh se São Paulo entra nessa também... a coisa mudaria de forma, ganharia muito mais importâcia e força, e dúvido que o BraZil iria continuar negligênciando essas reivindicações...

J Adilson " disse...

Acredito que esta na hora de dar um "basta" temos,que levantar esta bandeira ,e se tiver que ir a luta, através de passeatas, redes da internet etc. vamos, temos que nos unir. Esta nação continente comandanda pelos "coroneis" que fazem seu habit na Capital, que diz ser federal, fazendo conchavos, se enganando e nos enganando. O povo tem memória curta, o Sr Sarney, o que fez pelo estado do Maranhão quando Presidente da Republica??????? nada..imagine polo "resto" do Brasil.. Dividindo, tudo a de ser diferente,o que precisamos é ouvir pessoas que são formadores de opiniões, ex; aquelas que não devem votos a ninguem. Infelizamente os políticos só pensam ao redor do "umbigo" e esconde-se atrás de verbas milionárias, pois para alguns a vida é curta, são só 4 anos. Os currais eleitorais em alguns estados sustentam cargos públicos, atraves de votos de cabresto....basta..
Temos que dividir o que arrecadamos com outros estados sem expressão??????, cada povo tem seu estado que merece e que, acredito - se acordarão para a realidade, irão enxergar de maneira diferente e certamente aqueles que so vieram para atrapalhar na politica, teram vida curta e pensaram diferente. Um país menor será mais fácil de administrar, não durarão muito os aproveitadores etc.e quem quizer assumir um cargo publico, o sálario sera apenas uma ajuda de custo, pois o interesse é de ajudar a adminstrar o país e não ficar rico a custa do povo.... e, nossos filhos, netos, irão nos agradecer.