TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, novembro 11, 2011

LUPI AJUDOU ONG SUSPEITA DE CORRUPÇÃO EM SC

O ministro Carlos Lupi teria ajudado pessoalmente uma ONG de Brusque comandada por um colega de partido, apesar de a Polícia Federal ter constatado irregularidades em convênio de R$ 6,9 milhões com a pasta.

A ONG Adrvale (Agência de Desenvolvimento do Vale do Rio Tijucas e Rio Itajaí Mirim) é presidida por Osmar Boos, ex-candidato a vereador pelo PDT em Brusque. Neste convênio, de 2007, para capacitação de trabalhadores teriam sido usados empresas e funcionários fantasmas para justificar a aplicação dos recursos.

Em julho de 2008, a Controladoria Geral da União fez auditoria e teria encontrado irregularidades. A polícia Federal entrou no caso em maio de 2009 e abriu inquérito para investigar a utilização irregular de dinheiro público pela Adrvale. Mesmo com as investigações em andamento, o ministro viajou até Santa Catarina para assinar dois novos convênios com a Adrvale.

No fim de 2010, a PF finalizou o inquérito e indiciou um ex-presidente da entidade pela dispensa de licitação. O inquérito foi mandado para o Ministério Público Federal  que requisitou ajuda da PF. Um dos motivos para pedir mais investigações é que um incêndio havia destruído a sede da Adrvale e vários documentos teriam sido destruídos.

Em entrevista à RBS TV nesta sexta-feira, Boss afirmou que estava surpreso com a denúncia publica pelo jornal Folha de S.Paulo.

— Apresentamos o relatório final da atividade para o Ministério do Trabalho e não recebemos negativa na apresentação de contas. Do portal da RBS/Diário Catarinense

Nenhum comentário: