TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, janeiro 08, 2012

COMPLÔ VENEZUELA-CUBA-IRÃ: ESTADOS UNIDOS EXPULSAM LIVIA ACOSTA, CHEFE DO CONSULADO VENEZUELANO EM MIAMI



A reportagem da TV Univisión denunciando suposto complô articulado pela Venezuela, Cuba e Irã contra os Estados Unidos e entrevista com Elio Aponte, presidente da ORVEX (Organização dos Venezuelanos no Exílio). Postei na ocasião com exclusividade a denúncia de Univisión aqui no blog conforme vocês podem conferir AQUI

A consulesa-geral da Venezuela em Miami foi considerada persona non grata pelo governo norte-americano e deve deixar os Estados Unidos, segundo informou neste domingo porta-voz do departamento de Estado, William Ostick.
O porta-voz se recusou a comentar em detalhes específicos a decisão de expulsão de Livia Acosta Noguera, que dirige o Consulado da Venezuela em Miami desde março de 2011.

A Embaixada venezuelana em Washington foi informada da decisão na sexta-feira, disse o porta-voz em uma declaração por escrito do Departamento de Estado determinando que Acosta deve afastar-se dos Estados Unidos até terça-feira.

No mês passado, legisladores americanos afirmaram que tinham sérias preocupações sobre Livia Acosta e pediram uma investigação, depois que o canal de TV de língua espanhola Univision exibiu um documentário alegando que ela estava entre um grupo de diplomatas iranianos e venezuelanos que manifestaram interesse em uma oferta de um grupo de hackers mexicanos para atacar os web sites da casa branca, FBI, Pentágono e dos Estados Unidos.
Univision entrevistou um suposto delator mexicano, um estudante na Universidade Nacional Autônoma do México chamado Juan Carlos Muñoz Ledo. O estudante disse à Univision que foi recrutado por um professor esquerdista que queria promover ataques cibernéticos contra os Estados Unidos e seus aliados.

Munoz disse à Univision que secretamente gravou uma reunião em 2008 com Livia Acosta, que era então o adido cultural da Embaixada venezuelana no México. De acordo com uma gravação que foi ao ar pela Univision como parte do sua reportagem, Acosta é ouvida dizendo que ela pode enviar as informações recolhidas pelos hackers para o presidente venezuelano Hugo Chávez.
Chávez chamou de mentiras o conteúdo da reportagem.
Um dos diplomatas iranianos disseram Univision que, embora ele, na verdade, foi presenteado com uma trama de hacking pelo grupo mexicano, ele se recusou, em parte porque ele achava que eles eram agentes da CIA.

Em uma carta para a secretária Hillary Clinton no mês passado, a deputada Ileana Ros-Lehtinen e os deputados David Rivera, Mario Diaz-Balart e Albio Sires pediram ao Departamento de Estado para exigir a "saída imediata" da consulesa Livia Acosta dos Estados Unidos, face à reportagem da Univision.

No mês passado, um porta-voz do Departamento de Estado disse que o governo americano não sabia sobre o suposto complô, mas que considerou o conteúdo da reportagem da TV Univision "muito perturbador".

No entanto, "não temos qualquer informação, neste momento, para corroborar isso", o porta-voz do Departamento Mark Toner
disse. Do site da CNN em tradução livre do inglês - read HERE in english


CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUIZIO AMORIM NO TWITTER

3 comentários:

Anônimo disse...

Uma notícia para te deixar feliz, Aluizio. A modelo israelense Bar Refaeli está em Florianópolis!

Aluizio Amorim disse...

Grande notícia! Onde se apresentará?

Anônimo disse...

Acho que a beldade israelense está de férias, vi a notícia no Terra.