TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, agosto 05, 2012

NOVO SISTEMA ELETRÔNICO DE VOTAÇÃO NA VENEZUELA ACABA COM O SIGILO DO VOTO

Máquina de votar captura antes impressão digital do eleitor
Duas novidades da eleição presidencial de 7 de outubro na Venezuela: a primeira é que máquina eletrônica de votar colherá, além do voto, a impressão digital do eleitor, fato que elimina a possibilidade do voto ser secreto; a segunda é que a oposição defende, curiosamente, esse sistema: teme que uma alta abstenção atente contra suas possibilidade de triunfar nessa eleição e por isto acredita que o mecanismo de votar é justo e digno de confiança.
Entretanto, reportagem do jornal El Nuevo Herald constata que o sistema apavora os eleitores, principalmente aqueles que dependem de emprego público, por exemplo. Além disso, os venezuelanos desconfiam do sistema automatizado de votação que se utiliza desde 2004, quando froi eliminada pela lei a votação manual em cédula. Essa desconfiança aumenta na medida em que o tiranete Hugo Chávez detém todo o controle do sistema Judiciário e do Conselho Nacional Eleitoral, organismo similitar ao Tribunal Eleitoral no Brasil. 
Transcrevo a parte inicial da reportagem do jornal El Nuevo Herald com link para leitura completa ao final. Leiam:

Máquina electoral con captahuellas aviva desconfianza

d more here: http://www.elnuevoherald.com/2012/08/05/1269482/venezuela-maquina-electoral-con.html#storylink=cpy
EN ESPAÑOL - Muchos detractores del presidente Hugo Chávez recelan que esté garantizado el secreto del voto en Venezuela, particularmente en los comicios presidenciales de octubre cuando se utilizarán por primera vez máquinas de votación que serán activadas por un dispositivo lector de huellas digitales.
Paradójicamente, empero, uno de los mayores defensores del sistema es la coalición que apoya al principal contendor de Chávez, Henrique Capriles: temerosa de que una alta abstención atente contra sus posibilidades de triunfar el 7 de octubre, ésta insiste que el mecanismo de voto es justo y digno de confianza.
"Aunque el voto era secreto antes de Chávez, uno podía decir sin temor por quién votó, ahora por las amenazas y la discriminación pocos nos atrevemos a decirlo, sobre todos los que dependen de un trámite o trabajito en el gobierno", dijo Jacqueline Rivas, una ama de casa de 46 años, quien admitió que tenía sospechas sobre las máquinas.
"Si la huella pone a funcionar la máquina (de votación), ¿cómo uno sabe que no queda grabado por quién votó?", añadió.
Muchos venezolanos desconfían del sistema automatizado de votación que se utiliza desde 2004, cuando se eliminó por ley la votación manual.
La desconfianza se extiende a los directores del Consejo Nacional Electoral, quienes en su mayoría provienen de las filas del oficialismo. Se ha acusado a Chávez de copar las instituciones como el Tribunal Supremo, el organismo electoral y la Fiscalía con funcionarios leales a su gobierno; así como de ejercer una influencia indebida en el poder judicial y utilizarlo para combatir a sus adversarios, cargos que niega el mandatario. Hacer CLIC AQUI para leer toda história

5 comentários:

Atha disse...

Chavez chama os States de "Império" e se soma com os que odeiam os americanos porque dezejam ocupá Wallstret.

Coincidêntia ou não, Dilma incide e coincide com os incidentes cometidos por Chavez, o Bon Bombañero Companhero.

De Lauro Jardim.

A irritação de Dilma com os privilégios de Michelle Obama.

O cerimonial da Olimpíada irritou Dilma Rousseff pelo menos uma vez durante sua rápida temporada londrina.

Dilma não gostou do privilégio dado a Michelle Obama em detrimento aos chefes de estado que participaram da cerimônia de abertura dos Jogos. Mas o que houve? O problema ocorreu logo depois da visita à rainha Elizabeth.

Enquanto os chefes de estado foram obrigados a esperar em um local fechado o momento de irem para a festa, Michelle Obama pôde tranquilamente ir ao hotel para trocar de roupa e retocar a maquiagem.

Só então retornou e reencontrou o grupo. Aí, sim, seguiram todos para o Estádio Olímpico.

G. Salgueiro disse...

Aluizio, amigo,

Não entendo como um jornal conceituado como o El Nuevo Herald dá uma notícia dessa como sendo uma novidade, pois estas máquinas são conhecidas como "Capta huella" desde 2002 ou 2004, e cujo fabricante, Smartmatic, tem como um dos seus sócios o próprio Chávez!

Se você fizer uma busca no Notalatina vai encontrar isso que estou falando, e que durante muito tempo foi denunciado pelos venezuelanos.

Abração!
MG

Aluizio Amorim disse...

Olá Gracita Salgueiro.
Grato pelo seu comentário. Mas a grande novidade mesmo é que a oposição está apoiando o uso desse máquina que captura a impressão digital. Mas a própria máquina de votar na Venezuela também é de primeira geração como no Brasil e nenhuma país decente usa mais esse troço ultrapassado e que não oferece possibilidade de auditoria, ou seja, a recontagem.
Abraço.

Anônimo disse...

No portal Terra aparece o ator Sean Penn apoiando o Chaveco. Quando celebridade resolve se meter em assunto que não conhece é uma lástima. Ele ainda vai ter vergonha disso.

Anônimo disse...

Pois é, mas o TSE também planeja urnas biométricas em todo o Brasil ate 2018 !
Aluízio, não vejo problema na questão da identificação dos eleitores via impressão digital, o que pode ser problema, isso sim seria grave, é o fim do voto secreto.
Enfim, a forma mais inteligente de adulterar as eleições seria na contagem dos votos através da alteração dos dados, pois como são informações digitais, é muito fácil apagar sem deixar vestígios, basta que alguém tenha acesso as senhas e consiga apagar os logs de entrada e saída do sistema ao efetuar qualquer alteração.
O resto é subornar um ou dois auditores do sistema, que são poucos que entendem de fato sobre processamento de dados digitais em grandes redes de computadores.