TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, dezembro 27, 2012

CIRURGIA DE CHÁVEZ FOI UM FRACASSO TOTAL E CAUDILHO AGORA TAMBÉM SOFRE OBSTRUÇÃO INTESTINAL, REVELA MÉDICO.

O médico José Rafael Marquina
HERRAMIENTA DE TRADUCCIÓN EN LA COLUMNA DE LA DERECHA
Embora o governo venezuelano afirme que Hugo Chávez estaria caminhando e ditando ordens para o vice-presidente Nicolás Maduro e evidenciando uma melhora, a verdade dos fatos é bem outra. O médico José Rafael Marquina afirmou na noite desta quarta-feira que a cirurgia a que o caudilho foi submetido em Cuba resultou em fracasso total e não conseguiu reverter a pressão do tumor sobre a medula espinhal e que o estado de saúde de Chávez continua muito grave.

Em sua conta do Twitter @marquina04, o Dr. Marquina, que vive e trabalha em Naples, Florida, Estados Unidos, e que se converteu única fonte médica que tem conseguido furar o bloqueio cubano do que se passa no interior do hospital Cimeq, de Havana, revela que Chávez agora padece também de uma paralisia do íleo, obstrução intestinal devido à cessação do movimento peristáltico ou à presença, no intestino, de um obstáculo a esse trânsito.

O médico sustenta que o íleo paralítico é uma complicação resultante de cirurgias prolongadas e uso de narcóticos, enquanto o tratamento prevê a descompressão e sonda nasogástrica.

Ao afirmar que a cirurgia foi um total fracasso, diz que as tomografias mostraram que Chávez continua correndo o risco de compressão da medula e que a cirurgia não conseguiu afastar essa ameaça. Se houver tal compressão há risco do caudilho ficar paralítico. É por esse motivo - diz o médico - que Chávez não está caminhando.

O Dr. Marquina diz ainda que tudo isso fez aumentar as dores e Chávez continua sendo sedado e dificilmente terá condições de prestar juramento para um novo período de mandato presidencial de seis anos.

- A triste realidade é que a doença (câncer) está avançada e não poderá governar a Venezuela - conclui o Dr. Marquina, advertindo que neste ponto da enfermidade qualquer tratamento destina-se somente a melhorar a qualidade de vida do paciente.
OS TWITTES DO DR MARQUINA
Clique sobre a imagem para ler melhor

7 comentários:

Anônimo disse...

Lembram do Leonid Brejnev, premiê da extinta URSS? Tá a mesma coisa. Para mim o chaveco já está nos braços de papai satã faz tempo.

Anônimo disse...

È, parece que chavez vai ter que tomar posse do cargo do além.
Alguém duvida que vão forjar a posse?

mj

HD disse...

É bom lembrar desta frase: "Ruim com ele, pior sem ele". Ele é conhecido e todos sabem como aje. A desconhecido não é conhecido e por não ser conhecido pode vir a ser pior do que o conhecido!!!
Afinal essa história já foi vista muitas vezes e muitas vezes!!!

Alexandre, The Great disse...

Acho que o capeta está em recesso de reveillon, daí não haver puxado o tornozelo desse zumbi ainda. Por outro lado o hd deve ter fumado um bagulho estragado, só pode...

Anônimo disse...

lebra da minha amiga enfermeira cubana, pois ela não disse que os orgãos do tiranete estavam todos afetados? Hoje umas 3 horas da manhã ela vai se comunicar novamente. Vamos ver.

Anônimo disse...

Enfim o HD não perde a oportunidade de exalar o cocô pelos dedos. Mas por um lado, sua insapiencia no traz diversão aqui no blog.

Anônimo disse...

NOTICIAS AL DIA Y A LA HORA
há 4 minutos
Estos son los últimos tuits del doctor Marquina

El doctor José Marquina, quien lleva un registro a través de Twitter de lo que ocurre con la salud del presidente Chávez, ha vuelto a emitir sus opiniones a través de esta red social en donde ratifica la información que diera días atrás.
Ver tradução. septsemia