TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, dezembro 15, 2012

LULA DEVE, SIM, EXPLICAÇÕES. ESTA HISTÓRIA ESTÁ APENAS COMEÇANDO!

Lula, normalmente falastrão, agora está arredio e quieto.
O editorial do jornal O Estado de S. Paulo analisa o comportamento de Lula que, após as denúncias de corrupção que surgiram contra ele, emudeceu, enquanto prospera uma montagem para tentar mais uma vez blindá-lo. O editorial afirma que Lula devem, sim, explicações e que esta história está apenas começando. O título do editorial é "Lula deve, sim explicações. Vale a pena ler. Transcrevo na íntegra:


Pelo mais elementar bom senso, a vítima de acusações caluniosas é sempre a principal interessada na imediata e rigorosa apuração das maquinações que a atingem, para que a verdade cristalina venha à tona, eliminando qualquer resquício de dúvida sobre uma reputação ilibada. Por que, então, diante da torrente de denúncias que têm colocado a reverenciada figura de Luiz Inácio Lula da Silva na berlinda, ele próprio e o PT têm preferido atacar a se defender, esforçando-se para desqualificar liminarmente os acusadores e as acusações? Por que a presidente Dilma Rousseff, que vinha primando por manter prudente distância do mar de sujeira que ameaça o lulopetismo, decidiu agora mobilizar o governo na tentativa de blindar seu padrinho? Por que não exigem, todos, que se abra rapidamente uma investigação oficial do Ministério Público que coloque em pratos limpos toda essa infamante campanha articulada pelas forças do mal para destruir Lula e o PT? Afinal, quem não deve não teme.

Mas a verdade, e é por isso que o lulopetismo anda batendo cabeça em evidente sintoma de pânico, é que Lula deve, sim. Deve, pelo menos, muitas explicações à Nação.

Muitos preferem não ver, outros não conseguem, mas o desapreço do Grande Chefe por aquilo que os petistas ideológicos chamam de "moral burguesa" é marca registrada de seu comportamento. Até mesmo como chefe de governo, Lula deu claras demonstrações desse desvio de conduta nas várias oportunidades em que, ao longo de seus dois mandatos, não hesitou em tratar publicamente com indulgência ou com inconveniente deboche os companheiros "aloprados" pegos com a boca na botija. E despediu-se da Presidência demonstrando em grande estilo como se sente "mais igual" do que todo mundo, ao ordenar ao obsequioso chanceler Celso Amorim que, ao arrepio da lei, distribuísse passaportes diplomáticos para toda a sua prole. E logo depois, já como ex-presidente, "a convite" do então ministro da Defesa, foi refestelar-se às expensas do agradecido povo brasileiro em dependências do Exército nas praias do Guarujá. Comportamento típico de quem se considera todo-poderoso, acima do bem e do mal. Não exatamente de alguém que, como apregoam seus acólitos, ostenta "reputação ilibada".

Lula, portanto, deve realmente muitas explicações ao País. Mas prefere, com o apoio da habitual corte de bajuladores e beneficiários de sua liderança, fazer aquilo em que ele próprio e o PT são craques: atacar.

A estratégia para blindá-lo está se desenvolvendo em vários planos: no comando do partido, na base aliada e nos quadros governamentais, por decisão, até certo ponto surpreendente, de Dilma Rousseff. Vários ministros já procuraram jornalistas para protestar contra a "falsidade impressionante" das denúncias que envolvem o Grande Chefe.

A direção nacional do PT, por sua vez, divulgou mais uma nota oficial, desta vez conclamando a militância, parlamentares e governadores a "expressarem sua indignação diante de mais esse ataque, essa sucessão de mentiras envelhecidas que a mídia conservadora, com setores do Ministério Público, insiste em continuar veiculando". Como de hábito em manifestações de autoria de Rui Falcão, boa parte da nota, e do depoimento gravado veiculado pelo site oficial do PT, dedica-se a atacar a imprensa, porque dá ouvidos às mentiras de "um condenado". Para o PT, definitivamente, Marcos Valério não está entre os condenados injustamente pelo STF.

Na base aliada, além do notório José Sarney, para quem Lula está acima de qualquer suspeita, agora Fernando Collor - logo quem! -, dá uma mãozinha, como presidente da Comissão de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso, ao fogo de encontro solicitado pelo líder petista na Câmara, Jilmar Tatto: propôs o convite a FHC e ao procurador-geral Roberto Gurgel para deporem sobre supostas irregularidades cometidas, no passado, sob suas respectivas responsabilidades. Como explicou Tatto, "se eles querem guerra, vão ter".

Não há dúvida. Pela primeira vez, desde que chegou ao governo em 2003, Lula sentiu um golpe. Pela primeira vez teme as consequências dos seus atos.

Esta história está apenas começando.

9 comentários:

Anônimo disse...

E vai continuar. O povo pode ser idiotizado com bolsas, mas se souber que estas bolsas são um infimo favorzinho e que o grande cacique rouba grandes somas ele vai falar. Cadê a oposição que não conta a história toda. Quero que o esquerdismo idiotizado de FHC vá a ponte que ruiu. É preciso falar. Dar voz a pesoas que são manipuladas a anos por nada. por migalhas. Esta história de que o pt lutava pelos pobres o próprio Lula desmistificou quando disse em Paris que no seu governo nunca os banqueiros e empresários ganharam tanto. Dona Dilma que esqueceu que era presidente de todos e se meu nos palanques do pt, agora quer defender Lula? Vai pra galera fazer isso, Presidente defende um país. E o país não tem apenas petistas. Sem vergonha! Carabina sem vergonha! Quero o meu país de volta! Eu não aguento mais Luis Inácio!

Atha disse...

Dilma prepara discurso otimista e PT 'acalma' revoltados para preservar Lula.

Planalto comanda defesa do ex-presidente, após avaliação de que oposição quer desconstruir sua imagem para enfraquecer campanha à reeleição; ao mesmo tempo, partido tenta conter insatisfeitos que podem trazer a público novas denúncias.

Na tentativa de conter o desgaste na seara política, a presidente Dilma Rousseff usará o pronunciamento de fim de ano para fazer um balanço otimista da primeira metade de seu mandato, apesar do fiasco na economia, e destacar que o País criou alicerces para o crescimento. Dilma avalia que a oposição só está empenhada em desconstruir a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para enfraquecê-la na disputa pela reeleição, em 2014, e quer mostrar que o Brasil vive hoje uma “nova fase”.

O pronunciamento de Dilma,em rede nacional de rádio e TV, ocorrerá perto do Natal, como de praxe, e será gravado nesta semana. No momento em que a economia tem desempenho pífio, o PT é alvejado pelo julgamento do mensalão e Lula fica na berlinda, denunciado pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, o marqueteiro João Santana alertou o governo sobre a necessidade de jogar os holofotes sobre as conquistas da gestão Dilma.

Ao mesmo tempo, emissários do PT tentam acalmar petistas revoltados, como Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência, em São Paulo, Freud Godoy, ex-assessor de Lula, e Paulo Vieira, ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA). Todos foram flagrados em escândalos, perderam os seus cargos e fazem ameaças veladas de envolver integrantes do governo nas operações irregulares.
Leia mais n Estadão.

Atha disse...

Em Paris, Dilma Rousseff comentou com alguns ministros que achou Lula muito abatido depois dos novos tiros de Marcos Valério sobre ele. Mas previu que o contra-ataque não demoraria:

- Eu o conheço bem. Vai reagir atirando. Não vai se recolher.

Por Lauro Jardim

Anônimo disse...

Indignado, revoltado, me contive para comentar todo o asco que sinto por essa figura deletéria e sua camarilha. Só um "paredon" extirparia esse cancro petista que está levando o nosso pobre Brasil à metástase.
FOGO, MUITO FOGO NELLES!!!
Eduardo.45

Atha disse...

Os poderosos no rastro da Operação Porto Seguro.

VEJA mostra que cerca de vinte autoridades com foro privilegiado aparecem nas conversas de acusados no Rosegate. Agora, os diálogos terão de ser analisados pela Procuradoria.

O Rosegate poderá não ser o único processo derivado da Operação Porto Seguro. Na quarta-feira, a Justiça de São Paulo encaminhou ao ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, um CD com cerca de 1 300 mensagens eletrônicas e 150 gravações telefônicas que, interceptadas pela Polícia Federal ao longo dos últimos dois anos, se referem a cerca de vinte políticos e funcionários públicos com foro privilegiado.

Integram a lista de autoridades o ministro do STF José Antonio Dias Toffoli; o presidente do Senado, José Sarney; o deputado federal Valdemar Costa Neto; o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams; o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori; o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; e o governador Geraldo Alckmin. Com exceção de Toffoli e Alckmin, apenas mencionados, os demais foram gravados por terem conversado com algum alvo da Porto Seguro.

Para ler a continuação dessa reportagem compre a edição desta semana de VEJA.

Alexandre, The Great disse...

TOmaa que nao fale coisa nnhua. NAo aguent mais ouvir aquelas merdas qe elle proferiu durante longos anos.

Anônimo disse...

Graças ao bom Deus, a notícia começa a se espalhar para o mundo, começando pelo Chile!
Yessss!

http://www.biobiochile.cl/2012/09/15/reo-denuncia-que-lula-era-el-jefe-de-red-de-corrupcion-juzgada-en-brasil.shtml

Abraços!

Anônimo disse...

Para mim esse barranqueador de cabrita não passa de um baita COVARDE, que só é macho quando tem guarda-costas (em todos os sentidos)a lhe proteger.
Em pouco tempo estará cruzando a fronteira com o Uruguai, vestido de prenda-minha, com tecido de chita, como fizeram seus antecessores Brizola e Tarso Genro.
Fujão! Moleque!

Pilcha Nova.

Marcio disse...

TIME SÓ DE ATACANTES...
Está rolando por todo canto o esquema do PT: são de um time que não tem beques, só atacantes e quando se sentem ameaçados todos partem para o ataque em massa.
Assim, em todas as denuncias, nada de nada assumem, sempre os "certinhos", e partem para a desqualificação dos acusadores sempre caluniando, inventando coisas contra eles, o que puder, vale tudo.
Só que esse esquema tá tão manjado ultimamente...
já viu o PT assumir algum erro?
Já viu se desculparem de alguma coisa?
A ordem é: atacar para se defender!