TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, janeiro 07, 2013

ASSESSOR DA DILMA QUE ESTEVE EM CUBA REVELA QUE ESTADO DE SAÚDE DE HUGO CHÁVEZ É GRAVE


HERRAMIENTA DE TRADUCCIÓN EN LA COLUMNA DE LA DERECHA ->
O assessor internacional da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, disse que "é grave" o estado de saúde do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Garcia esteve recentemente em Havana, Cuba, por determinação da presidente Dilma Rousseff para obter informações sobre a saúde de Chávez. A visita ocorreu nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, mas Garcia não esteve pessoalmente com Chávez, e sim com Fidel Castro e Raul Castro, além do vice-presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Em suas declarações, Garcia deixou claro que o governo brasileiro apoia a ideia de prorrogar por até 180 dias o prazo para a posse de Hugo Chávez. Garcia citou o artigo 234 da Constituição da Venezuela para explicar que, se Chávez não assumir no dia 10 de janeiro, novas eleições serão convocadas daí a 30 dias se o impedimento do atual presidente for definitivo. Mas, caso o impedimento seja temporário, essa situação poderá se estender por seis meses, 90 dias, prorrogáveis por mais 90 dias. Ele lembra que há uma lacuna na interpretação na lei, mas a avaliação é de que, neste caso, quem assume é o vice-presidente Maduro.
"A informação que eu tive é que o estado dele é grave e que, portanto, qualquer previsão é impossível de ser feita, neste momento", disse Garcia. Ele relatou que Chávez estava lúcido: "Chávez estava muito enfraquecido, ainda que consciente".
O assessor de Dilma rechaçou qualquer possibilidade de golpe no país e disse que a prorrogação do tempo de espera para a recuperação de Chávez não é uma estratégia governista, mas um cumprimento da Constituição. Ele rechaçou também qualquer comparação da situação venezuelana com o caso do Paraguai, país que acabou expulso do Mercosul porque os integrantes do bloco consideraram que não houve tempo para o ex-presidente Fernando Lugo, que sofreu impeachment, se defender das acusações, considerando golpista a manobra de Federico Franco, que assumiu o poder. Do site do jornal O Estado de S. Paulo

5 comentários:

Celso disse...

Ué...?
Esteve com ex-fedel?
Já estão permitindo visita ao corpo?

Renan disse...

PODERIA HÁ MUITOS DIAS ACERTANDO AS CONTAS DO LADO DE LÁ...
Às vezes já estaria morto há muito tempo mas "falecerá" apenas oficialmente para o público na data conveniente à situação e ao partido, em primeiro lugar.
V acredita em notícias veiculadas por comunistas?
Eles seriam a desinformação sob forma de informação, trevas se esforçando para passar por luz...

Anônimo disse...

Conversa mole do MAG. Elle foi lá pra receber as ordens dos donos da ilha-cárcere e aplicá-las, mansamente, no Brazil.

Sds

Anônimo disse...

Se já houve comentários de que a familia estava decidindo desligar as máquinas que o mantem vivo, que história é essa de que ele estava lúcido? O assessor estava bêbado?

Anônimo disse...

Esse petralhossauro cachaceiro como seu patrão, até agora não disse a que veio, a não ser como detentor de mais uma boquinha no (des)governo. E ainda, viaja e se permite soltar perdigotos!
Pobre Brasil!
Eduardo.45