TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, fevereiro 13, 2013

'AUTOINSUFICIÊNCIA': A PETROBRAS, OS TRAPACEIROS DO PT E SEUS SABUJOS, OS EMPRESÁRIOS BRASILEIROS.

Em inúmeras oportunidades comentei aqui no blog que toda aquela história de pré-sal era marketing  de Lula e seus sequazes. E sob o governo do PT a Petrossauro se transformou no maior cabide de emprego dos sindicaleiros da CUT. O Brasil continua importando gasolina e óleo diesel. Este é preço que se paga por ter um governo socialista associado a um bando de empresários que nunca souberam viver longe das tetas estatais. São capitalista da boca para fora. Aliás, eu os conheço muito bem. Nunca passaram de um bando de sabujos que nunca aplicaram em inovação e sempre viveram às custas do erário. Nunca foram capitalistas, mas estatistas.

Sob o governo do PT, encontraram o paraíso. E a única coisa certa que o Apedeuta falou até hoje é que esses capitalistas de araque nunca ganharam tanto dinheiro como agora. É claro, passaram a ser os principais apoiadores dos petistas. São seus sócios nessa diabólica empreitada de destruição e atraso. 

Repito: o empresariado brasileiro é incompetente. E desafio que me provem o contrário. Seu silêncio ante a incompetência do governo e o marketing mentiroso são por si só são a prova do que eu afirmo.

Está aí a Petrobras uma estatal que só dá prejuízo ao Brasil. Entretanto, não se ouve um pio do empresariado em favor de privatizar esse monstrengo e seu marketing mentiroso propalando a autossuficiência na produção de combustíveis.

E o pior de tudo é que a grande imprensa quando fala sobre o assunto patina na mesma conversa mole de sempre à espera de caraminguás da Petrobras. No máximo veicula press-releases da estatal, fazendo um vergonhoso lobby em favor dessa empresa. É algo inacreditável essa postura dos jornalistas da grande mídia e seus patrões todos de olho nas tetas do Estado brasileiro.

Transcrevo como segue, matéria que está na site da revista Veja, que também não aprofunda o assunto e fica apenas transformando em matéria jornalística dados oficiais. A caixa-preta continua lacrada. Leiam:


A gasolina foi a grande vilã da balança comercial de petróleo e derivados em 2012, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Apesar de o gasto maior continuar sendo com o óleo diesel, em 2013, o país, sobretudo a Petrobras, teve uma despesa recorde com a aquisição de gasolina. Foram gastos 3 bilhões de dólares para comprar 3,8 bilhões de litros do combustível no exterior, o maior volume da série histórica da agência, iniciada em 2000. Também os gastos foram os maiores já registrados, 82% superiores aos de 2011.
Diante da incapacidade de produzir mais derivados no curto e médio prazos, o Brasil vê distanciar-se ano a ano o sonho da autossuficiência em petróleo e derivados. O então presidente Luis Inácio Lula da Silva, com a descoberta do pré-sal, chegou a comemorar um futuro próximo em que o Brasil participaria do seleto grupo dos grandes exportadores mundiais. 
O cenário deve melhorar com a entrada em operação da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, em 2014, segundo a previsão da Petrobras. Ainda assim, o aumento de capacidade não será suficiente para cobrir o crescimento da demanda e o país tende a continuar precisando comprar no exterior o volume que é incapaz de produzir, projetou Vitto.
Pelas contas de Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de InfraEstrutura (CBIEE), o país importa, hoje, 11% do total consumido de combustível. A balança comercial do grupo de combustíveis e lubrificantes é deficitária em 9 bilhões de dólares - considerando um gasto com importação de 35,3 bilhões de dólares e receita com exportação de 26,2 bilhões de dólares, segundo dados de Lia Valls, especialista em comércio exterior do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).
A despesa com a importação de gasolina é crescente desde 2010 - tendo passado de 70,6 mil dólares em 2009, para 285 milhões de dólares em 2010 e 1,6 bilhão de dólares em 2011. Desde 2005, o país não importava o combustível continuamente, mês a mês, sem interrupção e em grandes volumes, como ocorreu no ano passado. Em 2012, foram adquiridos no mercado internacional 73% mais gasolina do que em 2011.
O auge da importação foi registrado no mês de novembro, com 640 milhões de litros, embora a maior variação em um mês em comparação a igual mês do ano anterior tenha ocorrido em janeiro, quando foram importados 314,5 milhões de litros, ante 1 mil litros adquiridos em janeiro de 2011. Do site da revista Veja

7 comentários:

HD disse...

Nada de novo!!! O que se pode esperar de um governo que decidiu voltar aos velhos tempos do protecionismo econômico. Protecionismo da incompetência dele (governo) e dos empresários brasileiros. Lá na outra ponta está o povo pagando uma das mais altas inflações e pagando o crescente aumento da carga tributária, aumento este sempre com a desculpa de "proteger a indústria brasileira"!!!
É por essas e por outras que tenho dito aqui: Precisamos de outro Collor para falar das carroças que produzem por aqui e vendem como se se fossem produtos de primeiro mundo a preços extorsivos.

Anônimo disse...

a grande imprensa nada fala porque seus empresários também estão a bordo desse bonde de capitalistas-estatistas alimentados pelo PeTê...

eh um ajuntamento macabro esse...

e adicione a equação os milhões que vivem do assistencialismo...

eh a trilogia dos infernos: petistas + empresários + eleitorado cativo

quero ver qual politico terá coragem e competência para quebrar essa verdadeira "piramide financeira" - onde um sustenta o outro - que tomou conta do Brasil...

Wendell disse...

QUANDO DEREM POR FÉ JÁ ERA!Considerem-se por detrás de tudo isso todos os eleitores do PT, colaboradores do caos do país à submissão de outro tipo de capitalismo opressor, distraem o povo com muito futebol, carnaval, BBBs à vontade para alienar e os manter ocupados com coisas que nada lhes renderão de proveito, ao contrario, dão veneno em pequenas porções adocicados até dopar o paciente, cair em sono profundo sem acordar, e quando derem por fé e acordarem, verão que estão de coleira no pescoço e fecho eclair n a boca.
Agora é tarde, seus idiotas, dirão nos bastidores, igual a rato em ratoeira!
São tais tais que não distinguiram o diabo dos comunistas e o inverso, causando morte a si e aos outros!

Anônimo disse...

O porco bolivariano voltou p UTI


AMÉMMMMMMMMMMMM

Anônimo disse...

Bem, AM, que eu saiba o apedeuta fez o PAC encima da petrobras a la Perón (famoso plano quinquenial) e deu no que deu....lembra dilma ganhando 80 mil/mes no conselhão,e gerdau pagando suas compras no exterior com dolar baixinho; sucede que se o pt rouba, com o pt todo o mundo rouba junto!!! abcs.

Anônimo disse...

O enriquecimento de lula e família?


Quem vai investigar

PROCUREM E ACHARÃO

Alexandre, The Great disse...

Pronto: lá vem o cara que gosta de fumar aquele matinho suspeito falar merda aqui.
Desinfeta esse primeiro comentário, Aluízio...