Sob o governo do PT, encontraram o paraíso. E a única coisa certa que o Apedeuta falou até hoje é que esses capitalistas de araque nunca ganharam tanto dinheiro como agora. É claro, passaram a ser os principais apoiadores dos petistas. São seus sócios nessa diabólica empreitada de destruição e atraso.
Repito: o empresariado brasileiro é incompetente. E desafio que me provem o contrário. Seu silêncio ante a incompetência do governo e o marketing mentiroso são por si só são a prova do que eu afirmo.
Está aí a Petrobras uma estatal que só dá prejuízo ao Brasil. Entretanto, não se ouve um pio do empresariado em favor de privatizar esse monstrengo e seu marketing mentiroso propalando a autossuficiência na produção de combustíveis.
E o pior de tudo é que a grande imprensa quando fala sobre o assunto patina na mesma conversa mole de sempre à espera de caraminguás da Petrobras. No máximo veicula press-releases da estatal, fazendo um vergonhoso lobby em favor dessa empresa. É algo inacreditável essa postura dos jornalistas da grande mídia e seus patrões todos de olho nas tetas do Estado brasileiro.
Transcrevo como segue, matéria que está na site da revista Veja, que também não aprofunda o assunto e fica apenas transformando em matéria jornalística dados oficiais. A caixa-preta continua lacrada. Leiam:
A gasolina foi a grande vilã da balança comercial de petróleo e derivados em 2012, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Apesar de o gasto maior continuar sendo com o óleo diesel, em 2013, o país, sobretudo a Petrobras, teve uma despesa recorde com a aquisição de gasolina. Foram gastos 3 bilhões de dólares para comprar 3,8 bilhões de litros do combustível no exterior, o maior volume da série histórica da agência, iniciada em 2000. Também os gastos foram os maiores já registrados, 82% superiores aos de 2011.
Diante da incapacidade de produzir mais derivados no curto e médio prazos, o Brasil vê distanciar-se ano a ano o sonho da autossuficiência em petróleo e derivados. O então presidente Luis Inácio Lula da Silva, com a descoberta do pré-sal, chegou a comemorar um futuro próximo em que o Brasil participaria do seleto grupo dos grandes exportadores mundiais.
O cenário deve melhorar com a entrada em operação da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, em 2014, segundo a previsão da Petrobras. Ainda assim, o aumento de capacidade não será suficiente para cobrir o crescimento da demanda e o país tende a continuar precisando comprar no exterior o volume que é incapaz de produzir, projetou Vitto.
Pelas contas de Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de InfraEstrutura (CBIEE), o país importa, hoje, 11% do total consumido de combustível. A balança comercial do grupo de combustíveis e lubrificantes é deficitária em 9 bilhões de dólares - considerando um gasto com importação de 35,3 bilhões de dólares e receita com exportação de 26,2 bilhões de dólares, segundo dados de Lia Valls, especialista em comércio exterior do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).
A despesa com a importação de gasolina é crescente desde 2010 - tendo passado de 70,6 mil dólares em 2009, para 285 milhões de dólares em 2010 e 1,6 bilhão de dólares em 2011. Desde 2005, o país não importava o combustível continuamente, mês a mês, sem interrupção e em grandes volumes, como ocorreu no ano passado. Em 2012, foram adquiridos no mercado internacional 73% mais gasolina do que em 2011.
O auge da importação foi registrado no mês de novembro, com 640 milhões de litros, embora a maior variação em um mês em comparação a igual mês do ano anterior tenha ocorrido em janeiro, quando foram importados 314,5 milhões de litros, ante 1 mil litros adquiridos em janeiro de 2011. Do site da revista Veja
7 comentários:
Nada de novo!!! O que se pode esperar de um governo que decidiu voltar aos velhos tempos do protecionismo econômico. Protecionismo da incompetência dele (governo) e dos empresários brasileiros. Lá na outra ponta está o povo pagando uma das mais altas inflações e pagando o crescente aumento da carga tributária, aumento este sempre com a desculpa de "proteger a indústria brasileira"!!!
É por essas e por outras que tenho dito aqui: Precisamos de outro Collor para falar das carroças que produzem por aqui e vendem como se se fossem produtos de primeiro mundo a preços extorsivos.
a grande imprensa nada fala porque seus empresários também estão a bordo desse bonde de capitalistas-estatistas alimentados pelo PeTê...
eh um ajuntamento macabro esse...
e adicione a equação os milhões que vivem do assistencialismo...
eh a trilogia dos infernos: petistas + empresários + eleitorado cativo
quero ver qual politico terá coragem e competência para quebrar essa verdadeira "piramide financeira" - onde um sustenta o outro - que tomou conta do Brasil...
QUANDO DEREM POR FÉ JÁ ERA!Considerem-se por detrás de tudo isso todos os eleitores do PT, colaboradores do caos do país à submissão de outro tipo de capitalismo opressor, distraem o povo com muito futebol, carnaval, BBBs à vontade para alienar e os manter ocupados com coisas que nada lhes renderão de proveito, ao contrario, dão veneno em pequenas porções adocicados até dopar o paciente, cair em sono profundo sem acordar, e quando derem por fé e acordarem, verão que estão de coleira no pescoço e fecho eclair n a boca.
Agora é tarde, seus idiotas, dirão nos bastidores, igual a rato em ratoeira!
São tais tais que não distinguiram o diabo dos comunistas e o inverso, causando morte a si e aos outros!
O porco bolivariano voltou p UTI
AMÉMMMMMMMMMMMM
Bem, AM, que eu saiba o apedeuta fez o PAC encima da petrobras a la Perón (famoso plano quinquenial) e deu no que deu....lembra dilma ganhando 80 mil/mes no conselhão,e gerdau pagando suas compras no exterior com dolar baixinho; sucede que se o pt rouba, com o pt todo o mundo rouba junto!!! abcs.
O enriquecimento de lula e família?
Quem vai investigar
PROCUREM E ACHARÃO
Pronto: lá vem o cara que gosta de fumar aquele matinho suspeito falar merda aqui.
Desinfeta esse primeiro comentário, Aluízio...
Postar um comentário