TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, maio 10, 2013

DEPUTADOS DO MERCOSUL POSTULAM A SUSPENSÃO DA VENEZUELA DO BLOCO COM BASE NA CLÁUSULA DEMOCRÁTICA

Apoio maciço na Venezuela a Capriles da Oposição e ao pedido de anulação da eleição de 14 de abril 
Representantes de Argentina, Paraguai e Uruguai no Parlamento do Mercosul pediram uma sessão especial para discutir a permanência da Venezuela no bloco, informou nesta sexta-feira o jornal venezuelano El Nacional. Os deputados pretendem pedir a suspensão da Venezuela diante dos atos violentos em decorrência das eleições presidenciais de 14 de abril.

Os representantes pediram ao presidente do Parlamento do Mercosul, o paraguaio Ignacio Mendoza, uma análise das acusações de fraude eleitoral, perseguição e ataque à oposição para determinar se o país cumpre a cláusula democrática do Protocolo de Ushuaia. “Vários fatos motivam a análise. Entre eles, a preocupante situação derivada do processo eleitoral, o espancamento de deputados opositores pelo regime governante, a perseguição aos veículos críticos de imprensa e as denúncias de severas violações de direitos humanos”, diz o texto da petição.

Os deputados pediram também que se retire a suspensão do Paraguai e a paralização do processo de entrada da Venezuela até que o senado paraguaio ratifique o protocolo de adesão. “Não é possível que esteja suspenso um país como o Paraguai, que defende valores democráticos, e se queira incorporar a Venezuela, cujo governo viola sistematicamente todos os princípios que qualquer democracia deve resguardar”, disse o deputado argentino Julián Obiglio. O Paraguai foi suspenso do bloco após o impeachment do então presidente Fernando Lugo.

A petição foi apresentada por senadores e deputados de Uruguai, Paraguai e Argentina. Esperava-se que representantes do Brasil fizessem o mesmo na tarde de quinta-feira, o que não aconteceu.

Venezuela – Na tarde de quinta-feira, o presidente venezuelano Nicolás Maduro estava reunido com Dilma Rousseff em Brasília no último dia de seu primeiro giro internacional como mandatário da Venezuela. “Pedimos mais apoio do Brasil para o desenvolvimento de uma revolução agroalimentícia na Venezuela”, disse Maduro em uma coletiva de imprensa que não permitiu perguntas de jornalistas. Do site da revista Veja

3 comentários:

Renan disse...

SERIA UMA LUZ NO FUNDO DO TÚNEL?
Nem acredito que a Argentina e Uruguai postulem esse tipo de ações contra a Venezuela do Maduro, pois que sua vitória é suspeitíssima não há a menor duvida, foi feita às pressas, à base do grito e do tapa, na base do: saia da reta que atropelaremos quem passar na nossa frente!
Espero que a oposição reaja à falsa vitória do maduro apoiado por forças truculentas do finado Chávez, e por detrás os castristas mais de 100 000 mortos por repressão.
Força, Oposição!

Alexandre, The Great disse...

Os "pralamentares" brasileiros não apoiaram (e nem apoiarão) essa medida pois no Parlamento do Mercosul não "rola um mensalinho", certo?

Anônimo disse...

A oposição brasileira não apoiou porque é perda de tempo, a guerra está perdida na Venezuela.
O foco deve ser o Brasil, aqui ainda o PT não dominou tudo, a batalha deve ser no Brasil, aqui ainda dá tempo de tirar PT do poder.
Esses parlamentares deveriam soltar essa petição contra a Dilma.