TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, maio 15, 2013

EM VÍDEO O DOCUMENTÁRIO COMPLETO "REPARAÇÃO", QUE ABORDA PERÍODO MILITAR NO BRASIL, A AÇÃO DO TERROR COMUNISTA E A REPRESSÃO.


Este vídeo é a reprodução agora completa do filme intitulado "Reparação", documentário de longa-metragem em High Definition que conta a história de Orlando Lovecchio, vítima de um atentado a bomba praticado pelos terrorismo esquerdista que lutava contra o regime militar no Brasil, em 1968. Como é sabido, esses terroristas falam em democracia mas na verdade lutavam para implantar a ditadura comunista do proletariado e se ligavam ao tirano Fidel Castro, que atualmente domina a Venezuela.

Orlando perdeu a perna no célebre atentado ao Consulado dos EUA em São Paulo e, ainda hoje, em 2009, luta por justiça: como não é considerado uma vítima da ditadura militar, a aposentadoria que recebe é menor que a do autor do atentado que o vitimou e enterrou para sempre seu sonho de ser piloto de avião. O episódio envolvendo Orlando e seus desdobramentos tem merecido amplo e recorrente destaque na imprensa.

A partir deste caso, o filme provoca uma reflexão a respeito do período militar, da violência de grupos extremistas ontem e hoje na América Latina, da ditadura cubana que persiste até hoje com o apoio de supostos “democratas” em todo o continente, além da relação ainda conflituosa existente entre o aparelho repressivo do Estado e os cidadãos comuns.

Com depoimentos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do historiador Marco Antonio Villa, do jornalista e sociólogo Demétrio Magnolli, do jornalista e escritor Ipojuca Pontes, entre outros, Reparação pretende iniciar uma nova discussão sobre o período militar dentro do contexto do Cinema Brasileiro, que até hoje tem falhado por mostrar apenas um lado dos que viveram a época, de uma forma muitas vezes maniqueísta (como se a História pudesse ser resumida a um eterno embate do bem contra o mal).

Em uma abordagem franca e sem amarras partidárias ou ideológicas, Reparação comprova sua total independência ao não ter recorrido às verbas públicas para sua realização.

Uma prova de que o Cinema Brasileiro pode suscitar o debate com qualidade técnica e total independência estética e de pensamento.

O texto deste post é praticamente o que consta no YouTube a respeito desse filme com alguns pequenos acréscimos.

Vale a pena ver. É importante notar um aspecto que foi bem colocado pelo historiador Marco Antonio Villa ao longo de suas intervenções neste documentário: a democracia na América Latina continua sendo uma quimera.

Acrescento que, na verdade, o conceito de democracia vem sendo triturado desde que o movimento comunista internacional começou a agir a partir da ex-URSS. Neste século XXI, por conta do pensamento politicamente correto, resta muito pouco do conteúdo conceitual original de democracia consagrado pela filosofica política. Aliás, o pensamento politicamente correto tem o seu efeito mais danoso por operar a metaformose de conceitos como por exemplo, "liberdade de expressão", que recentemente passou a ser utilizado como justificativa para o consumo de entorpecentes.

Os créditos estão no final do filme.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caríssimo Aloizio,

Sou sua leitora e admiradora de seu trabalho. Nunca fiz nenhum comentário neste espaço porque estou na fase de aprendizado.
Eu sempre quiz saber da verdade sobre o tema, pois ainda era criança na época. Assistir ao video ora apresentado por você (perdoa-me chamá-lo assim, não é falta de reverência, pois eu o considero um grande amigo e mestre de todos os dias), pois assistir a este video foi de muita valia para mim, é a respostas das perguntas que tinha em mente: Ouvi os dois lados dos cidadãds que sofreram, o historiador, os sociológos, o escritor. Agora entendo o quanto a Comissão Nacional da "Verdade", que ouve somente um lado, faz tanto mal para a identidade de nosso País. Obrigada! Vou divulgar. Um forte abraço.