TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, maio 15, 2013

VERGONHOSO! ENVOLVIDO EM ESCÂNDALO, OBAMA TENTA ENGANAR A OPINIÃO PÚBLICA SEGUINDO A CARTILHA DOS TIRANETES LATINO-AMERICANOS

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, continua vivendo dias de Dilma Rousseff. Como a presidente brasileira, que utiliza o horário nobre para apagar incêndios oficiais, Obama decidiu fazer uma rara (para ele) aparição pública no período da noite para tentar contornar os danos provocados pelos escândalos que envolvem a sua administração. Nos últimos dias, o presidente americano tem sido cobrado por sua aparente passividade sobre os problemas que envolvem a perseguição do Fisco americano a grupos conservadores ou não alinhados com o governo democrata que buscavam isenção de impostos. "Os fatos nos levarão aonde eles têm que nos levar", disse ele. "Isso não vai ser sobre os partidos ou sobre as convicções ideológicas. Qualquer um que tenha violado a lei será responsabilizado", reforçou Obama, tentando esfriar os ânimos sobre o grave escândalo de manipulação de dados e de informações contra opositores.

Nesta quarta-feira, a organização americana de jornalismo investigativo Politico teve acesso a documentos que revelaram que o Internal Revenue Service (IRS), o Fisco, possuía cópias dos sites, blogs e postagens em redes sociais dos conservadores. O ato mostra que o órgão fazia uma minuciosa e controversa investigação sobre os contribuintes, ultrapassando a busca por dados confidenciais e examinando também informações pessoais.

Mas Obama não repetiu o discurso de Lula, que sempre afirmou que não sabia de nada sobre o Mensalão. Mesmo assim, o roteiro seguiu o mesmo script: a culpa recaiu apenas sobre pessoas próximas. O comissário Steven Miller, do IRS, foi "forçado" a renunciar - o presidente americano chamou o escândalo de “intolerável e indesculpável” perseguição. Antes de seu pronunciamento em rede nacional, Obama estava em reunião com oficiais do Tesouro Americano, que supervisiona o IRS, quando o secretário do Tesouro, Jack Lew, aceitou a renúncia de Miller, que estava no cargo desde novembro do ano passado. Leia MAIS

Um comentário:

Anônimo disse...

Comunistas parecem bonecos saidos em se'rie de uma fa'brica. Eles nao tem individualidade, so' repetem o mesmo chavao,,,"Intolerável",,,"sustentavel" "direitos humanos",,,"eles",,,"iremos crescer a partir de",,,"ditadura",,,"racista",,,"nazista",,,"golpe" e por ai vai. Repetem isso em todos os discurso se referindo, simplesmente, a quem provam seus crimes. So' falta Obama culpar a Venezuela pela crise. Nunca imaginei que a grande nacao, que sempre admirei, e tenho vin'culos muito forte, descesse a esse ni'vel.