TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, novembro 23, 2013

CONTROLE DE PREÇOS DERRUBARÁ O CHAVISMO. ESCASSEZ FAZ DA VENEZUELA O PAÍS DAS FILAS. NESTE SÁBADO, POVO VAI ÀS RUAS!

Controle de preços comunista decretado por Maduro transforma a Venezuela no país das filas. Até nos maiores shoppings de Caracas há filas nas lojas como mostram estas fotos. Antes as filas eram só nos supermerados. Agora é geral, em todo o comércio do país e já faltam eletrodomésticos e roupas.
HERRAMIENTA DE TRADUCCIÓN EN LA COLUMNA A LA DERECHA ABAJO
O líder oposicionista da Venezuela, Henrique Capriles, convocou para este sábado um protesto contra o governo do tiranete Nicolás Maduro em todo o país que agora passou a governar por decreto graças à manobra chavista, aprovou a tal “lei habilitante”, que em outras palavras concede poderes ditatoriais a Maduro. Assim, a Assembléia Nacional passa a ser um espantalho de “poder legislativo’.
Enquanto isso Maduro, com a lei do congelamento de preços e prisões de comerciantes, a par de um controle draconiano do fluxo de dólares, comemora as filas que se formam nas lojas para aquisição de eletrodomésticos e artigos correlatos.
Todavia as prateleiras dos supermercados continuam vazias e faltam diversos alimentos, bem como o papel higiênico. 
Enquanto isso, as lojas decidiram impor um determinado número de produtos por consumidor. Também nas grandes lojas e shoppings, as prateleiras começam as esvaziar-se e face ao controle do dólar, os comerciantes não têm como refazer os estoques. A Venezuela importa praticamente tudo, até mesmo papel higiênico e farinha de milho, que é o ingrediente principal do cardápio diário dos venezuelanos.
A febre consumista que varreu a Venezuela nas últimas semanas começa a arrefecer. Calcula-se que nos próximos dias, além da falta de alimentos e medicamentos, começará a escassear também os produtos da linha de eletromésticos.
Tudo isso associado a uma inflação galopante e falta de dólares, indica que no curto prazo o país viveraá uma crise política sem precedentes. Todo esse intervencionismo na economia levado a efeito pelo tiranete Nicolás Maduro, tem em mira as eleições legislativas de 8 de dezembro próximo. São medidas de caráter eleitoreiro imediato. Contudo, o estrago já começa a ser sentido pela população que passa horas nas filas para comprar qualquer produto. Antes as filas se restringiam aos supermercados. Agora a escassez já atinge os grandes shoppings e as redes de varejo onde todos fazem fila para comprar qualquer coisa.
A euforia que tomou conta dos consumidores, que chegaram a saquear diversas lojas em vários pontos do país, vai se desfazendo para dar lugar à incerteza e ao nervosismo. Espera-se que passada a febre consumista os venezuelanos mergulhem numa depressão coletiva com a escassez alcançando todos os ramos do comércio.
Trata-se como se vê de um filme muito antigo. Em Cuba isto começou há 52 anos, quando os comunistas liderados por Fidel Castro assumiram o poder. Cuba era um país bonito e próspero e acabou se tornando uma grande favela. O racionamento de alimentos e de todos os demais produtos tornou-se crônico, aliás uma estratégia para aniquilar o debate político entre os cidadãos. Num sistema de escassez, as pessoas só pensam todos os dias em sair à procura de alimentos e demais produtos de primeira necessidade. É uma estratégia coercitiva draconiana e diabólica destinada a manter no poder uma camarilha de assassinos, torturados e ladrões.
É isto que neste momento está ocorrendo na Venezuela. Todavia, dado às condições gerais desse país, que possui as maiores reservas de petróleo do mundo, a cubanização vem sendo aplicada a conta gotas, dentro da estratégia do Foro de São Paulo, entidade fundada por Lula e Fidel Castro, em 1990, que articula a transformação de todos os países latino-americanos em repúblicas socialistas do século XXI, eufemismo para a aplicação da desastrosa política econômica comunista que faliu a ex-URSS e matou milhares de pessoas de fome na China. Aliás, neste mesmo momento em que ocorre a cubanização da Venezuela, a China anuncia medidas para turbinar o seu capitalismo!
Intervencionismo estatal na economia é e sempre foi um tremendo desastre para a população. Está provado na prática em todos os lugares onde foi tentado. Lembram-se dos fiscais de Sarney no Brasil? O controle de preços de então fez evaporar diversos produtos do mercado brasileiro. Além de ter sido um fiasco foi tão ruim que a maioria da população brasileira jamais evoca tal período como exemplo de solução econômica.
Quando se produz o estrago na economia como o que vem ocorrendo na Venezuela, o resultado é uma crise de grandes proporções logo adiante. É possível portanto, que Nicolás Maduro e seus sequazes tenham iniciado a contagem regressiva para o fim do chavismo, não sem antes castigar cruelmente a população. 
E, claro, Maduro e seus asseclas não irão fugir para Cuba. Tudo leva a crer que emigrarão para os Estados Unidos ou para os países de primeiro mundo da Europa, com os bolsos cheios de dólares e euros. 
A propósito o site de O Globo postou uma reportagem sobre o clima na Venezuela sob o controle de preços do governo: as pessoas estão vendo que sob o chavismo a Venezuela se tornou um país das filas. Um clima de pavor toma conta da população, principalmente, dos cidadãos razoavelmente educados e informados. Leiam:
A filial da Zara no centro comercial Tolón, em Caracas, exibe no caixa um aviso de que as compras estão limitadas: “Permite-se um máximo de três peças por pessoa, sem serem repetidas”. Uma cliente na fila notou que, de qualquer forma, as opções de escolha eram poucas.
A seção de crianças exibia prateleiras totalmente vazias. Uma vendedora explicou que há três meses não importam roupas da Espanha porque a Comissão de Administração de Divisas (Cadivi) não libera dólares para a loja.
Na loja de brinquedos Hobby 2000, também na capital, só dois produtos podiam ser levados de uma vez e com 25% de desconto. Na loja de departamentos El Tijerazo, só eram permitidas as vendas de três artigos nas seções de vestuário e decoração; na de móveis, apenas um. O desconto era de 50%. Na fila há 40 minutos, o cliente José Calvera reclamava de não poder trocar as mercadorias com desconto.
Segundo um funcionário, a cada dez minutos, 30 pessoas entravam na loja. O número de compradores triplicou com os descontos. Na Ilha Margarita, um dos caixas da Zara local contou que não se planejava repor o estoque antes de fevereiro, e temia pelo seu emprego.
- Se a mercadoria acaba, não temos o que vender - ponderou.
Nas lojas de bebidas alcoólicas, todas as garrafas de uísque foram para as prateleiras. Nas lojas de eletrodomésticos, diante de longas filas, os comerciantes mantinham portas entreabertas para controlar o fluxo de clientes. Guardas faziam rondas para verificar se tudo estava em ordem.
Na loja Diáfano, permitia-se apenas a compra de três peças de roupa por cliente.
- Vim na segunda e, ao saber que as vendas eram limitadas, voltei depois com minha irmã para poder comprar tudo o que precisava - disse Solange Marcano.
Alguns já começavam a sentir um clima de desespero após a euforia dos preços baixos.
- Lamentavelmente nos tornamos o país das filas e do nervosismo - disse Teresa Lugo numa loja de computadores. Do site do jornal O Globo

9 comentários:

Anônimo disse...

Derruba não, caro Aluizio! O povim de lá como o de cá só quer saber do Estado que o sustente, desde que não tenha que trabalhar ou se responsabilizar por algo. É por isto que Cuba sobrevive pelo cartão de racionamento e os daqui votam no PT em troca do bolsa família: se o “desvalido, carente e descamisado” tem um prato de comida e um abrigo das intempéries para dormir, fazer filho e tomar pinga está ótimo. Trabalhar?! Pra quê se a explorada classe média está aí para sustenta-los? Que ou quem nos salvará? É a decadência total, o fim do mundo!

bpistelli disse...

Maduro é o SARNEY VENEZUELANO, o ditador maluco que o cangaceiro não é, Sarney não rasga dinheiro.
Nos tempos do Sarney eu era muito entusiasta e apoiava ilimitadamente o PLANO CRUZADO, o TEM QUE DAR CERTO e controlava até o preço de massagem no Paraíso, guardava anúncios de jornal e quando subiu uma vez pensei em ir ao PROCON, no segundo aumento eu fui e disse: A CASA XXX DE MASSAGEM AUMENTOU O PREÇO DUAS VEZES ( DA ENTRADA ), o procon me destratou, disse que SERVIÇOS SEXUAIS ilegais não eram tabelados RETRUQUEI colocando: PREÇO DA ENTRADA, foi feito o B.O deles que não deu em nada, foi arquivado.
DIZ A PIADA QUE SÓ NO RIO GRANDE DO SUL O CRUZADO DEU CERTO , pois colocaram TEM QUE DAR, CERTO ?
CONTINUARAM ATÉ HOJE DANDO. KKK
-
Maduro é um híbrido de Sarney com Hitler, um boneco vodu de Chávez e revogar por decreto a lei da oferta e procura OBRIGARÁ O ESTADO A ASSUMIR TOTALMENTE A INDÚSTRIA E COMÉRCIO, a agricultura inexiste e serão clientes CATIVOS do Brasil.
País que não produz alimentos não é soberano, se o Brasil quiser anexar a Venezuela bastará impor a Maduro assinar a anexação e ser o GOVERNADOR DA VENEZUELA, voltarão os alimentos e empregos, todos pagos em reais e o governador só poderia bufar pois seria estado subnacional do Brasil. kkkkkk

Anônimo disse...

LÁ NA VENEZUELA O GOVERNO CAGA TANTO QUE FALTA PAPEL HIGIÊNICO. KKKKK

Anônimo disse...

Gostei de ver tudo em fila.Esse povo está pagando preço da coisas grátis Não demora vão comer insetos .O Brasil que se cuide.O brasileiro toma até injeção na testa se for de graça.

Victor Carlson disse...

Olá Aluízio!
O "anônimo" abaixo tem razão, quanto pior mais o povo acha que o comunismo é a solução. Vai acontecer o mesmo no Brasil.
Abraço

Anônimo disse...

Aluízio

Socialismo tem que ter um grau de anarquia, confusão, por isso falta muito para um governo desse cair, só qdo a miséria chegar ao ponto insuportável, por enquanto o governo tem dinheiro para distribuir as forças armadas, e esmolas ao povo conivente, sem escrupúlos que se vende por 30 dinheiros.
Duro é ver que caminhamos para isso, espero que possamos acordar antes de começar a cavar o fundo do poço, e chegar cada vez mais fundo.
P.Araujo

Anônimo disse...

mas eh atrasado essepaiz, hein?

ainda ostentam o merchandising da Maratona de Boston de 2012...

os venezuelanos só saberão da Copa do Mundo de 2014 em 2016, e olhe la...

Anônimo disse...

Povo IDIOTA esse venezuelano (igual ao nosso): no começo mergulharam de cabeça nas promessas no socialismo de Hugo Engana-trouxa Chavez. Agora estão aí, cada dia mais pobres. O mesmo futuro aguarda os brasileiros. Em NENHUM lugar do mundo, onde essa porcaria chamada socialismo se instalou, o povo ficou melhor do que estava!!!

Anônimo disse...

O MADURO JA ESTA PODRE...É HORA DE COLOCA-LO NO LIXO E INSINERAR