Uma obra de quase R$ 190 milhões para aumentar a profundidade dos canais de acesso ao porto de Santos não alcançou seu objetivo e tem obrigado navios a sair sem carregar toda sua carga.
O projeto, iniciado em 2009, era ampliar para 15 metros o chamado calado (distância entre o solo submarino e a superfície do mar) dos acessos aos terminais portuários. Com isso, navios maiores poderiam usar o porto e os navios atuais poderiam sair com mais carga.
Até então, a profundidade média do porto era de 11,2 metros e era possível utilizar até 12,2 metros nos momentos de pico da maré alta.
Ao longo de quatro anos, um consórcio de empresas chamado Draga Brasil trabalhou no local e recebeu quase R$ 188 milhões. Ao fim do trabalho, em 2012, o calado estava apenas em 12,4 metros nos pontos mais profundos.
Nos momentos de maré alta, o que ocorre duas horas por dia, os navios podem usar mais um metro de calado.
Mas há outros problemas na dragagem.
Ricardo Falcão, presidente do Conselho Nacional de Praticagem, órgão que reúne os profissionais que conduzem os navios até o porto, aponta que, por uma falha de projeto, o canal ficou mais estreito, o que dificulta ainda mais a manobra dos navios.
"Tiraram cem metros de largura em alguns trechos", afirma Falcão.
Os navios mais prejudicados são os de contêineres.
Nesse tipo de navio, cada centímetro a menos de calado significa em média menos 6 a 8 contêineres transportados. Em um metro, são na média 700 contêineres.
PERDA DE R$ 35 BILHÕES
Diretor-executivo do Centronave (Centro Nacional de Navegação), Cláudio Loureiro de Souza afirmou que as empresas haviam reprogramado seus navios para o país, escalando embarcações maiores, com a expectativa de que o calado de 15 metros fosse alcançado.
Mas, por causa das restrições, Souza diz que o porto deixa de transportar por ano 500 mil contêineres de 20 pés.
É quase 30% do que Santos -o maior porto brasileiro, com 25% do comércio exterior do país- transportou no ano passado.
"É uma tragédia para o país", disse Souza, lembrando que a restrição eleva custos para as empresas importadoras e exportadoras. Leia MAIS
2 comentários:
DOMINGO, 4 DE MAIO DE 2014
Quem te viu, hein Veja?
http://coturnonoturno.blogspot.com.br/2014/05/quem-te-viu-hein-veja.html
Explica-se: o atual presidente da Editora Abril, dona da Veja, é Fábio Barbosa, ex-conselheiro da Petrobras na gestão de Dilma, inclusive durante o episódio da compra e venda da refinaria de Pasadena.
Parece que esta tudo dominado, mesmo...
Será que ate a Abril, também se rendeu aos caprichos, as exigências da quadrilha petralha???
E! O Brasil esta F...... mesmo...
Atualmente o governo brasileiro atua como língua de cobra. Está dividido em duas partes sendo que uma vai levando com a barriga, é a parte que se dedica a governar o Brasil real, a outra obedece sem desvios o Foro de São Paulo. Penso que o governo nem está preocupado que isto seja percebido, pois não é improvável que Dilma permaneça no comando da nação. Acontecendo isso, as duas partes da língua se juntarão e teremos um bloco atuante na América Latina.
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