TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, julho 17, 2014

PESQUISA DATAFOLHA É BALDE DE ÁGUA GELADA NO LOMBO DO PT. AÉCIO NEVES JÁ APARECE EMPATADO COM DILMA NO SEGUNDO TURNO. E PODE ATÉ MESMO VENCER NO PRIMEIRO TURNO!

EXTRA! vejam também PESQUISA SENSUS mostra empate rigoroso

Com 36% das intenções de voto na simulação de primeiro turno, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, mantém a liderança da disputa pelo Palácio do Planalto. Mas, pela primeira vez, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) aparece tecnicamente empatado com ela no teste de segundo turno.
Segundo o Datafolha, se o turno final da disputa fosse hoje, Dilma teria 44% dos votos, Aécio alcançaria 40%. Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos, eles estão na situação limite de empate técnico.
Num eventual disputa de segundo turno contra o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), o resultado seria 45% para Dilma contra 38% para Campos. É também a menor diferença entre os dois na série de nove pesquisas do Datafolha com este cenário desde agosto de 2013.
Em relação à pesquisa anterior, feita no começo do mês, o quadro do primeiro turno apresenta pouca diferença. Em 15 dias, Dilma oscilou de 38% para 36%. Aécio manteve os 20%. Campos oscilou de 9% para 8%.
Juntos, todos os rivais de Dilma também somam 36%. Considerando a margem de erro, portanto, não é possível dizer se haveria ou não segundo turno se a disputa fosse hoje.
A oscilação negativa de Dilma no primeiro turno e a aproximação de seus rivais em simulações de segundo turno são coerentes com o aumento do percentual de eleitores que julgam o atual governo como ruim ou péssimo.
Conforme a pesquisa, 29% desaprovam a gestão Dilma. Este é, numericamente, o maior percentual de ruim e péssimo para a petista desde o início de sua gestão, em 2011.
Já o total de eleitores que classificam a administração como boa ou ótima são 32% agora, praticamente a mesma taxa apurada no fim de junho de 2013, imediatamente após a grande onda de protestos pelo país. Naquela ocasião, a taxa de aprovação à gestão petista despencou de 57% para 30%.
Em relação à pesquisa anterior, a taxa de rejeição a Dilma subiu de 32% para 35%. O segundo mais rejeitado é o candidato Pastor Everaldo (PSC), que tem 3% das intenções de voto, mas 18% de rejeição. Os que rejeitam Aécio oscilaram de 16% para 17%. Campos mantém os 12% da pesquisa anterior.
O Datafolha ouviu 5.377 eleitores em 223 municípios na terça (15) e nesta quarta-feira (16). O levantamento foi encomendado pela Folha em parceria com a TV Globo. Do site da Folha de S. Paulo
MEU COMENTÁRIO: Dado ao tamanho do rolo compressor do governo, o fato de Aécio Neves, antes mesmo de iniciar os programas da campanha pela televisão, quando estará mais exposto ao grande público, empatar com a Dilma no segundo turno é uma notícia alentadora para a oposição.
Acresce a este fato um detalhe importante: mesmo detendo a máquina estatal nas mãos, negociando ministérios e tendo aparelhado todos os órgãos públicos da administração direta e indireta, Dilma despenca, segundo o instituto DataFolha, em todos os itens.
O que é mortal eleitoralmente para a candidata do PT, é a rejeição que vem crescendo sem parar.
Houve portanto uma aceleração do desgaste da Dilma, como nunca antes neste país. Praticamente desde o início das pesquisas eleitorais a candidata do PT segue despencando em todos os quesitos. 
A suposta liderança da Dilma no primeiro turno é óbvia, porque os votos da oposição estão dispersos. Mas nota-se uma inclinação no segundo turno que lembra o fenômeno da manada. Todos tendem a correr numa direção em bloco contra Dilma e o PT, concentrando a votação naquele candidato, no caso Aécio Neves, que representa a mudança objetiva nos rumos do Brasil, já que Aécio nunca participou do governo do PT, ao contrário de Eduardo Campos, que esteve até há pouco apoiando o governo petista, tendo sido ministro de Lula.
E não será surpresa se houver já no primeiro turno a concentração de votos no oposicionista Aécio Neves liquidando a fatura de cara.
Há um sentimento geral, depois da derrota do Brasil na Copa do Mundo, que tudo está indo muito mal no Brasil sob o governo do PT e está na hora de mudar. Aliás, isto é um fenômeno eleitoral típico que a toda hora acaba ocorrendo em eleições aqui e em qualquer parte do mundo. Faz parte do jogo democrático.
Outro detalhe que pesa de forma decisória nesta eleição é o componente econômico. O governo do PT perdeu o controle da economia e permitiu de forma irresponsável o retorno da inflação que faz subir os preços de todos os produtos, principalmente os alimentos, de forma assustadora.
Além disso a farra do crédito fácil estimulada pelos governos de Lula e da Dilma, deixou pelo caminho muitos cidadãos endividados e que agora se encontram numa situação de penúria, haja vista que têm de arcar com juros em pagamentos atrasados e ainda enfrentar a volta da carestia. 
Tudo isso somado se reflete nas sondagens eleitorais. E a estimativa para o crescimento da economia brasileira é pífia e pode fechar 2014 com menos de 1%. 
E aí não há milagre. Bolsos vazios, urnas cheias de votos em favor da oposição. 

12 comentários:

Anônimo disse...

E mais, Aluizio, a maioria do povo brasileiro é trabalhador, honesto e está de saco cheio destes esquerdistas ladrões dominando o governo e o congresso. Precisamos formar uma bancada de gente honesta que pensa no povo e no desenvolvimento do Brasil e não apenas se enriquecer e se perpetuar no poder. Para isto precisamos formar uma bancada de pessoas de direita que REALMENTE faça OPOSIÇÃO.
Aproveito para mandar um recado para o Deputado Jair Bolsonaro que articule para sair candidato a Presidente na próxima eleição. E que estes esquerdistas parem de querer empurrá-los goela abaixo do povo. Parece que há uma blindagem para não deixar que pessoas de direita se candidate ao governo.

Anônimo disse...

Eu NÃO acredito que Aécio esteja nem empatado com Dilma, muito ao contrario, já ultrapassou há muito tempo pois o povo já percebeu que o PT não está com nada, pois só tem falsas propagandas.
Nos debates, o Aécio acabará com esses "favoritismos" de Dilma na imprensa, aí o povo verá qual a diferença entre os 2...

Anônimo disse...

e nem adianta colocar o Barba no lugar dela...

vai perder tambem...

vai levar uma coça de urna tipo as que levou do FHC, duas em seguida, e no primeiro turno!

o Barba vai passar dessa para uma melhor sem entender porque quase metade do Brasil nunca foi com a cara dele, ja que sempre teve que ganhar eleições na "repescagem"...

Anônimo disse...

a farra do credito facil so beneficiou uma unica pessoa...

o Barba!

que conseguiu enrolar todo mundo, salvou sua popularidade na época e deixou a patetada que nele acreditou com as gavetas entupidas de carnês de pagamento...

Ferreira Pena disse...

Nós vamos vencer, o país já não suporta tanta corrupção e vagabundagem. A única opção que temos é o Aécio, pois Campos e Marina são comunistas disfarçados e também incompetentes.

TERMINATOR disse...

Isso mesmo, dá para vencer esses comunas já no primeiro turno.

Anônimo disse...

ESSES CARAS, AO PERDEREM, VÃO INCOMODAR E MUITO!
É ÓBVIO QUE O PT TEM DE SER DEFENESTRADO DO PODER.
MAS TEREMOS ALGUMAS CONVULSÕES! PREPAREM-SE!
MTST, BRAÇO URBANO DO MST, JÁ ESTÁ AÍ DANDO AS SUAS CARAS. A QUESTÃO INDÍGENA VAI INCOMODAR DE NOVO, O PRÓPRIO MST VAI COMEÇAR COM AS INVASÕES (PODEM VER COMO ESTÁ TUDO PARADO!).
A NÃO SER QUE HAJA UM TREMENDO ACORDÃO, À LA BRASILEIRA.

Alexandre, The Great disse...

Bela análise, Aluízio! Principalmente no quesito economia, onde a fórmula dos endividamentos + carestia são fatores determinantes do humor eleitoral que clamará por mudanças. Isso o governo não terá como maquiar, manipular, pois é o mundo real, o dia a dia do cidadão e da dona de casa. Acho que dessa vez a quadrilha vai ser apeada do poleiro!

Anônimo disse...

Não acredito nesta diferença.. a Dilma desceu ladeira a baixo faz tempo...muita ladroagem e incompetência... A diferença é muito maior...

Anônimo disse...

Essas pesquisas durante o governo petista tem margem de erro de 40%. É falsa a popularidade do bravateiro assim como é falso a liderança de intenção de voto para essa presidente que não consegue falar uma frase com nexo.

Pedro Almeida disse...

O que me surpreende é Aécio passar de 20% no primeiro turno para 40% no segundo turno. Como explicar isso? Por que no primeiro turno não passa de 20% e no segundo turno chega a 40%? Aloísio, como explicar isso?

Osvaldo Aires Bade disse...

VEJAM POR QUE TANTOS BRASILEIROS DEFENDEM A PALESTINA! ENTIDADE QUE FINANCIAVA O TERRORISMO DO HAMAS ERA DIRIGIDA POR BRASILEIRO, HOJE NA CADEIA
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com/2014/07/vejam-por-que-tantos-brasileiros.html