Vinte e cinco municípios gaúchos realizaram nesta terça um movimento que promoveu descontos em postos de gasolina, em prostesto contra os impostos.
O desconto foi de 47% nos preços. O percentual é, em média, o que os organizadores pagam de impostos embutidos no produto. A mobilização marcou a data batizada de "Dia da Liberdade de Impostos".
De acordo com a Aclame (Associação da Classe Média), ONG sediada em Porto Alegre que afirma promover a justiça tributária, desde 1º de janeiro, o brasileiro trabalhou 148 dias apenas para pagar os diversos impostos cobrados no país.
A Aclame vai ressarcir os postos que participaram com a diferença no preço.(Leia mais).
MEU COMENTÁRIO: bom, já é alguma coisa. Entretanto, os empresários donos de postos de gasolina geralmente atuam em cartel, como é o caso aqui de Florianópolis e, creio, do restante do Brasil.
A destruição da classe média terá impacto significativo sobre o movimento dos postos de gasolina. É bom que os empresários atentem bem para o que está acontecendo.
Postos não vendem produtos a prazo como os demais ramos do varejo. Estes estão levando vantagem na política econômica petralha, faturando com os juros altos (muitas empresas varejistas já possuem sua própria financeira, para faturar duas vezes numa só venda) e na pulverização do consumo dentro das classes B e C.
O retorno da CPMF, caso de se concretize, atingirá novamente a classe média.
Lula mente quando diz que o fim da CPMF não teve impacto positivo na economia. Mesmo que os preços não tenham baixado, sobrou mais dinheiro na mão dos consumidores e isto é que é importante!
(Foto do site UOL)
2 comentários:
Se computar IPTU, IR dos donos e funcionários e os impostos inclusos nas compras de utildades/insumos para funcionamenteo dos postos, distribuidores e transportadores, então o percentualsobe mais ainda.
Aluizio, este pais nao tem jeito. O governo, seja lah de qual partido for, eh podre, as pessoas sao podres, o povo eh safado mesmo e vagabundo com orgulho, enfim, nao dah. Tah tudo dominado e sobrou meia duzia de bipedes que ainda tem honra e respeita o proximo.
Postar um comentário