O Partido Trabalhista, do primeiro-ministro Gordon Brown, sofreu uma esmagadora derrota nas eleições municipais realizadas quinta-feira na Inglaterra e no País de Gales, segundo resultados divulgados ontem.
Os trabalhistas perderam a prefeitura de Londres (ler ao lado) e foram relegados ao terceiro lugar na votação para renovar 157 conselhos municipais. Foi sua pior derrota em eleições locais em 40 anos.
Ao todo, o Partido Trabalhista, no poder desde 1997, obteve apenas 24% dos votos. O grande vitorioso foi o Partido Conservador, que conquistou 44%. Em segundo lugar ficou o Partido Liberal Democrata, com 25%. (Leia mais).
MEU COMENTÁRIO: o que está acima é o lead da matéria sobre as eleições britânicas que está no Estadão deste sábado.
O trabalhismo inglês, que representa aquilo que é chamado de “esquerda”, levou uma cacetada história nas eleições municipais, tendo inclusive perdido a prefeitura de Londres para o partido Conservador que ficou em primeiro lugar.
Vale a pena ler esta matéria e verificar como se comporta Gordon Brown, como ele interpreta os resultados e como ele se submete de forma serena ao que indicam as urnas.
Ao lado dos Estados Unidos a Inglaterra é um exemplo de democracia e civilidade.
sábado, maio 03, 2008
Esquerda leva paulada em eleição britânica
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
5/03/2008 01:18:00 PM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Essa é a esquerda do ex-primeiro ministro Tony Blair, amigão de guerra do Bushinho.
Êle por acaso "ameaçou botar o bloco nas ruas" como já fez certo molusco latino-americano?
Postar um comentário