TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, maio 25, 2008

A minha homenagem ao Guga

O brasileiro Gustavo Kuerten, catarinense aqui de Florianópolis, deu adeus ao tênis profissional ao perder para o francês Paul-Henri Mathieu por 6/3, 6/4 e 6/2 na primeira rodada do torneio de Roland Garros, mas o resultado foi o que menos contou neste domingo, em que o tênis mundial perdeu uma de suas estrelas.

"Para mim, foi incrível o que fiz aqui. Obrigado a todos", disse Guga num francês bastante improvisado após o jogo, diante das câmeras de televisão.

Aos 31 anos, o catarinense deu adeus às quadras ao palco de sua ascensão meteórica, onde, em 1997, passou de virtual desconhecido, mesmo para os brasileiros, a campeão de um dos mais prestigiados torneios do Grand Slam, ao derrotar o espanhol Sergi Bruguera na decisão por 6/3, 6/4 e 6/2.

Naquele ano, o brasileiro aparecia apenas como 66 do mundo, ainda jogando muitos torneios da série Challenger. Talvez isto tenha ajudado a surpreender adversários como o austríaco Thomas Muster e o russo Yeugeny Kafelnikov, ambos ex-campeões de Roland Garros e que ficaram pelo caminho diante daquele "garoto".

Guga chamou a atenção dos franceses (e de todo o mundo do tênis) tanto pelo uniforme colorido, a simpatia e o jeito de surfista, como também pelo potente saque, os fortes golpes de fundo de quadra e a facilidade de jogar em pisos de terra batida. Em seus melhores anos, o brasileiro era praticamente imbatível no saibro. (Leia mais).

MEU COMENTÁRIO:
falei com Guga apenas uma vez, embora viva aqui em Florianópolis. Apesar da fama que o colocou no topo do tênis mundial, o Guga nunca perdeu aquele seu jeito de surfista, sempre sorridente, sem afetação.

Certa vez, quando ele ainda estava no auge da carreira, encontrei-o numa loja de um shopping aqui de Florianópolis, cumprimentei-o e brinquei: “você está conhecendo o Aluízio Amorim” – e ele abriu aquele sorriso me dedicando toda a atenção.

Respeito esportistas como o Guga. Principalmente porque
influenciam positivamente milhares de jovens brasileiros levando-os à prática do esporte.

Aqui mesmo em Florianópolis multiplicaram-se as escolas que ensinam esse esporte elegante, asséptico, silencioso e anti-botocudo.

É estimulante ver a garotada de raquete na mão movimentando-se nas quadras.

O meu caloroso abraço ao Guga. Valeu, grande campeão!
(Fotos do site do Estadão).

7 comentários:

Weluger disse...

Caro Aluízio,

Fizemos uma comparação, eu e um amigo, entre as entrevistas concedidas por Ronaldo (que para alguns do grotão é fenômeno) ao Fantástico e por Guga ao Jornal Nacional.

São brasileiros mas não tem comparação.

São, vivem, habitam e têm formações totalmente diferentes.

Não sei...

O mundo do futebol e o do Tênis. Mundos totalmente distantes e distintos em tudo, a começar pela educação.
...

Aluizio Amorim disse...

É isto aí, Steve. Eu acho que a maioria do povo brasileiro é que é um "fenômeno"...hehehe...

Weluger disse...

Não sei...

Não falei mais pra não ser acusado de racista e outros dejetos ...

Meu amigo, que é pedagogo, disse que nunca gostou de Berimbau ... aquele, vc sabe ... pra gente de miolo mole ...

Nunca aceitou em suas aulas de Educação Física, uma de suas formações a nível universitário...

Foi o cara que disse. Estou somente teclando...

Não sei...

rssssssssssssssssss

Anônimo disse...

Boa, Aluízio...Ele merece!

Stefano

Anônimo disse...

Só brasileiro mesmo pra idolatrar um merda como o Guga. Transformam o cara num herói, assim como fizeram com o Senna e o Pelé. São uns medíocres pé-rapados. Brasileiro merece ficar na merda mesmo, glorificando esportistas que não chegam aos pés dos GRANDES.

Anônimo disse...

_________

Certos esportes têm como resultado a performance de um único individuo. Vitórias consecutivas mostram o grau de disciplina e aptidão desse individuo para com esse determinado esporte. Quando competições são ganhas dentro de certos parâmetros esse individuo pode se tornar, como em qualquer lugar do mundo, ‘campeão’. Usam o termo “herói” os que estão prestes a denegrir. Só pode ser frustração enrustida.
___________

Anônimo disse...

... Humildade ! Raça ! Fôrça !
És único ! Valeu GUGA !
Grande Campeão !!!

Ops ! Ia esquecendo : ao anônimo maricão do dia de hoje, 26, tens inveja ! estás podre !!! Vai catar coquinhos !!! heheheheheheheh....cretino !!!!