Acabo de ler uma dessas matérias idiotas que aparecem com freqüência nos jornais. Agora foi a vez do Estadão publicar no seu site uma dessas preciosidades do jornalismo amestrado. A matéria é assinada por Beatriz Abreu e todas as informações são em “off”. Ora, justifica-se o “off” em coisas complicadas e delicadas, em denúncias que podem comprometer a fonte e esta correria riscos ao se expor e vai por aí.
Mas numa matéria dessas de especulação econômica barata, cheia de rodeios sobre essa história da reclassificação brasileira pela Standard & Poor’s, o “off” chega a ser ridículo.
Lá pelas tantas, o texto enfia goela abaixo do leitor o fato de que Lula, esse grande pai do Brasil, “aceitou, abrir mão de cerca de R$ 3 bilhões da arrecadação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para evitar o repasse para os consumidores do aumento de 10% no preço da gasolina nas refinarias"...hummm...não me diga, Beatriz Abreu. Esse Lula é jóia, né?
O texto abre informando que “o governo está disposto a recorrer a uma nova calibragem no pedágio cobrado para o ingresso de capitais estrangeiros se, de fato, a chancela do investment grade (reconhecimento de que o Brasil é um País de baixo risco para os investidores) provocar uma enxurrada incontrolável de dólares no mercado doméstico”.
A matéria é pegajosa. Trata-se do mais puro jornalismo chulé, cabrestreado pelo petralhismo.
Eu quero ver entrar essa suposta enxurrada de dólares se os juros praticados “nestepaís” sofrerem uma redução que os coloque em patamares civilizados.
Admira-me o Estadão publicar esse tipo de matéria. Pura cascata petralha. Matérias como essa eu escrevo sem ouvir ninguém. Escrevo-as de costa. Acham que eu exagero? Então leiam.
Caracas! Vi agora que esta é a manchete do Estadão...hehehe
domingo, maio 04, 2008
O mais puro jornalismo chulé
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
5/04/2008 02:49:00 AM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Mandou bem...hehehehe... Aluízio, você viu a manchete da Folha?
FERNANDÃO Rio/RJ
Postar um comentário