TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, maio 05, 2008

Oposição dá de relho em Morales


A região mais rica da Bolívia, a província de Santa Cruz de La Sierra realizou neste domingo um referendum visando aprovar um estatuto que lhe confere maior autonomia com referência ao poder central. As notícias que se tem é que 85% dos votantes se manifestaram pelo”sim” à legislação que defende a autonomia.

Nota-se, contudo, que o noticiário internacional é mal apurado. Como afirmei em post abaixo, a mídia está infestada pelo jornalismo politicamente correto que, ao invés de reportar exatamente o que está acontecendo, terça armas com os fatos. E torce pela hegemonia do índio cocaleiro.

O que está acontecendo na Bolívia é muito significativo. A política de Evo Morale é igual à de Lula e Chávez. Populismo rasteiro e que açula a luta de classes. Morales quer os índios no poder, mas não abre mão do sistema produtor de mercadoria, representado pela indústria, o comércio e a tecnologia que estão nas mãos, sim, dos remanescentes do colonizadores.

Ora, se não fossem os colonizadores a Bolívia continuaria como no tempo do boi e do arado. Os índios tocando flauta de bambu e mascando folha de coca. É de se notar que certas tribos latino-americanas inclusive praticavam sacrifícios humanos, como os Astecas, Maias e sei lá como se chamam esses botocudos.

Algum antropólogo aí???

O certo é que Evo Morales está colhendo o que plantou: a divisão do país entre ricos e pobres, índios e brancos e vai por aí. Mas o setor mais organizado na sociedade boliviana, aquele que gera riqueza, emprego e faz o país existir como uma nação, não engoliu a conversa mole do índio cocaleiro e está mandando ver.

Quem gosta mesmo de índio cocaleiro, atraso e miséria é essa gente que se diz “disquerda”, embora jamais essa turma irá viver, todos nus, numa floresta. Aliás, esses índios de araque, todos aculturados, só se fantasiam de índio para os fotógrafos politicamente corretos e para os antropólogos.

Dia desses os “aborígines” brasileiros estiveram com o Apedeuta em palácio. Todos tinham celular, usavam camisetas regata de griffe e tênis de boa marca.

A ordem é fogo nos botocudos. E é isto que o pessoal responsável e trabalhador de Santa Cruz de La Sierra está fazendo. Até na Bolívia tem oposição. Menos aqui no lixo ocidental. Neste aspecto, perdemos até mesmo para a Bolívia!

Atenção: há duas fotos acima. A primeira é do site do Washington Post (mostra as pessoas votando de forma civilizada), onde vocês também podem ler a matéria gratuitamente, bastando se cadastrar. A segunda foto é do site da Folha, com a seguinte legenda: Autonomista empunha estaca contra simpatizante de Morales. Ao que eu retruco: esse autonomista parece meio borracho, não? Há um enviado da Folha cobrindo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Tinha que ser a folha para querer dar um ar de instisfação em algo que simplesmente as urnas provaram o contrário.
Aliás esse jornal já caiu em descrédito há muito tempo e junto foi o estadão que era o "meu" jornal.
Também, para que jornal escrito se quando ele vai para a banca, as notícias são velhas?
Viva a Internet!

Fábio Mayer disse...

Quem semeia ventos colhe tempestades.

A política social de Evo Morales, de tirar das classes produtivas para dar para os pobres (que não são improdutivos) pode gerar grande popularidade nas regiões paupérrimas do país, mas gera revolta nas regiões produtivas.

Se ele fosse inteligente e não o idiota que é, influenciado pelo idiota ainda maior da Venezuela, teria pego os recursos adicionais do gás, conseguidos com a quebra dos contratos com o Brasil que se apequenou sobre o assunto, e feito programas como o Bolsa Familia, alterando a situação de renda dos mais pobres, mas sem nacionalizações estúpidas.

Mas não, ele quis tudo, ele quis impor um socialismo podre esquecendo que muita gente trabalha e não tem culpa da miséria da maioria.

Se der guerra civil na Bolívia,a culpa será apenas e exclusivamente dele, Morales...

Anônimo disse...

MORALES, À PARTE, É DE ESTARRECER O QUE ACONTECEU ONTEM EM RORAIMA. UM GRUPO DE ÍNDIOS, UM DELES PORTANDO UMA CÂMERA, INVADE UMA PROPRIEDADE PRODUTORA DE ARROZ. O DONO SE DEFENDE E HÁ O CONFLITO GRAVADO PELOS INVASORES. CHEGA A POLÍCIA FEDERAL, EXPULSA OS INVASORES? NÃO!!! PRENDE O PROPRIETÁRIO, SOB ACUSAÇÃO DE PORTE ILEGAL DE ARMAS, FORMAÇÃO DE QUADRILHA, USO DE VIOLÊNCIA, ETC.. AS IMAGENS, GRAVADAS PELO ÍNDIO JÁ FORAM APRESENTADAS NO JORNAL NACIONAL. ENQUANTO ISSO, O DONO ESTÁ NO CÁRCERE E OS ÍNDIOS PERMANECEM NA FAZENDA. E O MINISTRO DA DEFESA FAZ DECLARAÇÕES IDIOTAS. GENERAL HELENO, PARA PRESIDENTE, JÁ!!!!!

Anônimo disse...

Só porque o bisavô desse fazendeiro tomou a terra a bala não quer dizer que os índios possam fazer a mesma coisa hoje. O posseiro tem todo o direito de se defender matando os índios que estão invadindo a própria reserva.

Anônimo disse...

E é um absurdo darem câmeras para os índios. Que negócio é esse???