Nas primeiras horas do dia 14 de maio de 2005, um sábado, a revista Veja contendo a reportagem "O homem-chave do PTB" começou a chegar às bancas.
A revista revelava a gravação em vídeo com cenas explícitas de corrupção de Mauricio Marinho, diretor dos Correios, que seria o homem-chave do PTB, partido aliado do governo e presidido pelo então deputado federal Roberto Jefferson (RJ).
A fita, com 1 hora e 54 minutos de duração, era uma deplorável aula de corrupção, arrematada por uma cena chocante: dois empresários, a título de adiantamento de propina, colocam sobre a mesa um maço de R$ 3.000 reais.
Marinho pega o bolo de dinheiro e coloca no bolso esquerdo de seu paletó.
Da corrupção dos Correios chegou-se ao esquema de compra de votos de parlamentares feito pelo governo Lula, que recebeu o nome de escândalo do Mensalão.
Nada menos que 40 envolvidos no desvio de dinheiro público são hoje réus do processo do mensalão e estão sendo julgados no STF.
O escândalo atingiu tal proporção que fez o Brasil mergulhar na maior crise moral de sua história.
Clique aqui e leia mais. Clique aqui e releia a reportagem O homem-chave do PTB que deu origem a CPI dos Correios e ao escândalo do mensalão. (O blog Democrata (links) pegou lembrou bem o funesto aniversário e foi de lá que eu peguei a idéia deste post).


Nenhum comentário:
Postar um comentário