Por Paulo Castellari Filho (*)
As pessoas ainda não se deram conta e não têm a menor consciência do que está acontecendo no mundo. Dirão que o mercado vai repicar. O que não se sabe por aqui é o seguinte:
Os bancos americanos estão em meio a grandes problemas financeiros e os incautos indagarão por que isso pode estar acontecendo?
Bom, vamos aos fatos. O mundo produz cerca de U$ 50 trilhões de dólares por ano, somando-se os Produtos internos de cada país. Os EUA sozinho produzem U$ 13 trilhões.
A dívida interna americana é composta de U$ 9 trilhões em débitos em cartões de crédito, outros U$ 10 trilhões em dívida pública, e mais U$ 50 trilhões são carregados como obrigações em seguridade social.
Por outro lado há o mercado de derivativos. Esse mercado em 2003 era de U$ 100 trilhões e em 2007 já era de U$ 500 trilhões. Esses fatos são a raiz da questão, isto é, muito dinheiro em circulação.
A moeda americana, que há anos é a moeda corrente mundial, está perdendo valor rapidamente. Os Estados Unidos estão claramente perdendo o controle de sua economia graças à sua divida monstruosa. Não é à toa que os bancos estão nervosos.
O valor do dólar é o que está levando quem tem dinheiro a colocar seus bens no mercado que está subindo, ou seja, commodities de todas as classes. Ninguém quer mais ter dólar na mão, preferem petróleo, ou trigo, ou milho. A não ser que o dólar volte a se valorizar, evidentemente.
Para isso o FED teria de tomar a atitude de elevar as suas taxas de juros, mas isso mataria a economia americana em poucas semanas, pois o mercado de crédito cairia à zero, os juros das hipotecas subiriam drasticamente e os mercados entrariam em colapso total em semanas.
Aumentar as taxas de juros não é uma solução para os EUA, ainda que não fazer nada também não seja. É que em breve ninguém mais vai querer dólares.
O problema parece insolúvel, mas será equacionado, quer os EUA tomem ou não qualquer atitude. O preço do petróleo subindo apenas mais alguns dólares impedirá que as pessoas do norte do hemisfério norte se aqueçam no próximo inverno.
Impedirá o transporte global de funcionar e, no meio disso tudo veremos a migração de milhões de pessoas para terras mais quentes, caso os governos não tomem providências de fornecer o combustível para que elas se aqueçam.
Os problemas das pessoas são reais, infelizmente. Quando a percepção de que o mundo não pode mais crescer, quando os EUA perderem o controle total sobre a moeda, a corrida contra o dólar acontecerá.
O que ocorrerá dá para imaginar, embora todo o potencial de minha imaginação não dê conta de desenhar o tamanho da encrenca.
Aqui no Brasil vivem dizendo que o Lula é um cara de sorte. Entretanto, boa parte das minhas previsões se converteu agora em realidade. Há um ano, quando eu falava da inflação mundial e do problema do dólar, muitos me consideravam pessimista.
Agora estou analisando o impacto da alta do preço do petróleo na economia global e os perversos respingos sobre a economia dos países emergentes como o Brasil. Sei que mais uma vez os otimistas de plantão dirão que estou exagerando.
Mas acreditem, essa crise vai doer. O soluço da economia mundial será profundo. Já estou vendo as pessoas dizerem: Lula é um sujeito azarado.
(*) Paulo Castellari Filho é expert em bolsa de valores e analista de mercado, opera em São Paulo e é colaborador deste blog. Edita também o Blog do Nathal (links).
sexta-feira, junho 27, 2008
Depois dirão que Lula é um sujeito azarado
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest


Assinar:
Postar comentários (Atom)
11 comentários:
"deus" te ouça....
Mas segundo o Aluizio os EUA estão melhores do que nunca... Não há problema algum.
Não tenho nenhuma dúvida que os EUA continuarão fortes como sempre. Aliás, é bom que assim aconteça, caso contrário o resto do mundo desaparecerá...hehehe...só para terem uma idéia do que os EUA representam para a economia mundial as importações desse gigante beiram a fabulosa importância de U$ 2 trilhões anuais!...hehehe...mas os idiotas latino-americanos ficam torcendo para que os gringos entrem em falência. O anti-americanismo não pode ser mais idiota do que é. De minha parte torço ardentemente que os EUA continuem firmes como principais guardiões da democracia.
Torcer é uma coisa, aceitar a realidade é outra.
A realidade é que os EUA continuarão a ser a maior potência do planeta. E fim de papo...hehehe...se não fossem os EUA nem teríamos internet, blogs, etc...etc...etc...toda a tecnologia é e foi inventada por eles. São imbatíveis!
Caro Aluizio,
Antes de mais nada devo esclarecer que nao sou antiamericano, muito pelo contario.
Venho acompanhando a economia americana ha algum tempo (nunca na midia amestrada, que tambem existe la) e considero sua gestao um verdadeiro desastre. O Castellari esta coberto de razao. Atualmente os EUA andam sobre o fio da navalha e os sinais de deterioracao de sua economia sao alarmantes.Tambem torco para que eles saiam da crise mas a realidade e bem pior do que os desinformados tupiniquins suspeitam. E vai sobrar pra nos aqui em Banania. O meu consolo vai ser ver o Mula cair de seu pedestal.
Mas eu acredito que os americanos darão a volta por cima. Posso estar enganado, mas é isto que eu penso.
Paulo Castellari tem razao, em minha opiniao. A economia anda em circulos, os que estao por cima, um dia tambem vao estar por baixo. O povo Americano continua trabalhando e cobrando do governo uma solucao. O pais estah envolvido em uma guerra, que ao contrario do que muitos dizem, nao eh soh Americana, o mundo inteiro corre perigo com o Terrorismo. E tambem tem a eleicao presidencial esse ano! Eu nao mudaria prah nenhum outro lugar do mundo e eu acredito que nos vamos dar a volta por cima.
Nós? Você é brasileira ou americana?
Outra, você sabia que não encontraram as armas de destruição em massa que supostamente o Saddam usaria para destruir todo o mundo ocidental e que foi a justificativa para essa guerra? kkkkkkk
Você sabia que grande parte do plano do ataque de 11 de setembro foi feito na Alemanha? kkkkkkk
Você sabia que o Iraque é rico em petróleo e que os EUA precisam dominar aquela região a força? kkkkkk
Você sabia que além dos botocudos iraquianos essa guerra mata milhares de caipiras americanos? kkkkkk
Não deixe que o noticiário da Fox te iluda imigrante. kkkkkkk
a crise é mundial, a crise é do capitalismo
Torcer contra os americanos é torcer pro jacaré no filme do Tarzam, eles sempre ganharam, eles sempre ganharão.
Duro é ser ser esquerdoide.
Aliás o Paulo Castellari Filho expert deve ser tão rico como o mega investidor George Sorus.
ele e a irmã Diná.
Postar um comentário