A Polícia Federal desbaratou nesta sexta-feira um esquema de desvio de verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), montado por empresários e lobistas com a suposta participação de deputados, prefeitos e servidores.
O que a PF chama de organização criminosa controlava contratos de R$ 700 milhões, no total, relativos a obras de saneamento e construção de casas populares.
Mais R$ 2 bilhões em recursos provenientes de emendas parlamentares e financiamentos da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), estariam na mira do grupo. Esse dinheiro deve ficar retido durante as investigações, para evitar novos desvios.
(...)
O esquema foi montado por três grandes grupos de empresas e começou no governo Fernando Henrique Cardoso, informou a PF.
Os empresários e lobistas manteriam sob seu controle funcionários públicos federais e municipais, encarregados de analisar os projetos de interesse das empresas e repassar informações privilegiadas.
Quando a verba estava prestes a ser liberada, os lobistas ou parlamentares, ainda segundo a PF, faziam a aproximação dos empresários com os prefeitos.
Dava-se então o direcionamento das licitações. As empresas entregariam obras com padrão de qualidade abaixo do combinado.
O dinheiro não gasto seria rateado entre os envolvidos: empresários, prefeitos, servidores, fiscais e parlamentares. (Leia mais).
Comentários democraticamente abertos. Com a palavra os leitores do blog.
sábado, junho 21, 2008
PF diz que esquema começou no governo FHC
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)

3 comentários:
Acho que a PF se enganou. Isso aí começou em 1500 quando Cabral chegou aqui!!!!
Ué, Aluizio, altamente estranho que este assunto ainda desperte interesse da mídia.
O escatopholes está certíssimo, de 1500 para cá só foram aperfeiçoando a forma de esvaziar o Tesouro Nacional (conjunto dos tributos que nós, idiotas aqui nascidos, temos que pagar).
O que é novo é que a PF também aderiu ao incansável método de maldizer o período FHC!
Uééé... tinha PAC no governo FHC?
Eu não soube de nada... (hi, "lulei").
Postar um comentário