TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, julho 13, 2008

Morre o americano pioneiro das pontes coronárias

O médico Michael DeBakey (foto), o cirurgião cardiovascular de fama mundial que foi pioneiro nas agora comuns pontes coronárias, morreu na noite de sexta-feira num hospital de Houston, informaram diretores da instituição. Ele tinha 99 anos.

DeBakey morreu de "causas naturais", de acordo com comunicado divulgado na madrugada de sábado, 12, por porta-vozes do Baylor College of Medicine - escola regional que ele transformou em uma das instituições médicas de maior prestígio dos EUA - e do Methodist Hospital.

DeBakey havia sido submetido a uma cirurgia em fevereiro de 2006 para reparação de uma aorta mediante um dos procedimentos que criou. (Leia mais).

MEU COMENTÁRIO: faço este registro aqui no blog pela importante contribuição desse americano, filho de imigrantes libaneses. É bem possível que, se tivesse nascido no Líbano e lá permanecesse jamais teria feito as pesquisas e as descobertas fundamentais para a medicina moderna.

Muita gente esta viva hoje graças às pontes coronárias, técnica na qual DeBakey foi o pioneiro.

Os Estados Unidos, como sempre afirmo para o desgosto dos que professam a idiotia antiamericana, são os campeões absolutos no desenvolvimento da ciência em todas as áreas.

Rendo aqui as homenagens póstumas ao Doutor Michael DeBakey. E viva a grande Nação americana!

E ainda há quem exalte a medicina cubana...hehehe...
(Foto da Wikipedia)

Nenhum comentário: