Na época não havia o designativo de petralha, porquanto se houvesse se encaixaria à minha personalidade política da época. Vi nascer todos esses petralhas que hoje estão no poder. Naquela época clamavam por liberdade, democracia – sim democracia -, estado de direito, anistia. Não só vi o nascimento político deles, como os ajudei em inúmeras oportunidades.
Numa dessas fui procurado, se não me engano, pelo Walmir Martins um dos fundadores do PT em Santa Catarina , mas que parece que hoje está no PSOL. Tenho quase certeza que foi ele quem me avisou que o José Genoíno, que saía aos poucos da clandestinidade, estava na cidade e perguntou se não desejava entrevistá-lo.
Claro, a pauta era ótima para aqueles tempos de abertura política. Então me levou até à rua Conselheiro Mafra, bem no centro de Florianópolis, onde num velho casarão, caindo aos pedaços, sujo e escuro funcionava a sede do então nascente Partido dos Trabalhadores.
Lá estava Genoíno, magro, esquálido, mal vestido, sentado numa cadeira à minha espera. Conversei com ele, entrevistei, anotei tudo e publiquei.
Mas não era apenas o PT que me procurava e eu a eles. A turma do Partidão, o velho PCB, também me assediava nessa época para entrevistar os seus chefões que apareciam aqui em Florianópolis e volta e meia iam à redação levar panfletos. Agora não me lembro quem foi o comunista que naquela oportunidade me apresentou a Hércules Correia, um dos ícones da resistência à ditadura do velho Partidão e que também entrevistei.
Lula, por exemplo, em várias oportunidades que aqui esteve, quando estava começando a circular, já livre, naquela época, do chão de fábrica, entrevistei para O Estado e também participei como entrevistador em um programa de televisão local quando ele começou a disputar eleições presidenciais. Tenho até mesmo uma foto ao seu lado anotando o que me dizia com aquela dicção marcada pela língua presa e uma espessa barba negra a lhe cobrir o rosto.
O último contato que tive com Lula foi antes de ser definida oficialmente a sua candidatura que o levou ao primeiro mandato.
Encontrei-o num sábado de manhã, próximo aos botecos a céu aberto que circundam o mercado público. Lula estava folgazão, de bermuda, com um chapéu de palha. Curtia umas férias... Conversei com ele e vaticinei que com as bobagens feitas por FHC o PT tinha tudo para levar. Ele anuiu à minha analise. Jogamos conversa fora e nos despedimos. Eu com um abraço cordial, vejam só.
Depois, ao vivo, vi Lula no comício aqui no centro de Florianópolis. Aí ele já estava cruzando o espaço nacional a bordo de um jatinho acompanhado por toda a petralhada que já se preparava para assumir o poder.
Dos meus contemporâneos de esquerdismo dos anos 70, poucos conseguiram se livrar dessa tremenda idiotice. Uns por pura cretinice mental e continuam a servir de massa de manobra para os espertalhões do poder, outros por debochado oportunismo.
Alguns, inclusive, melhoraram de vida. Dia desses encontrei um desses comunistas a bordo de um carrão importado. Antes havia falado com ele quando, durante a conversa, censurou o capitalismo!...hehehehe...
Eles continuam com a mesma conversa, as mesmas idéias e estão sempre na oposição maldizendo os Estados Unidos ou apedrejando o que qualificam de neoliberalismo, embora não entendam nada do que na verdade deseja indicar esse conceito, se é que isso é um conceito. Alguns também se tornaram ecochatos. Todos são politicamente corretos.
17 comentários:
___________________________
Aluízio disse:
“Por favor, reenvie novamente o comentário que foi inadvertidamente deletado em função da sórdida invasão de petralhas ao blog. Sempre mantive os comentários abertos democraticamente, mas nos últimos dias tive que acionar a moderação, dada a impertinência e a covardia desses petralhas vagabundos e que se escondem atrás do anonimato para perpetrar suas agressões.”
A menos que você esteja ‘deletando’ todos eles, porque eu vejo apenas pessoas com diferentes pontos de vista. E se por acaso isso estiver acontecendo peço para que nos deixe fazer nossa própria censura. Como posso ter idéia da qualidade do que considero oposição se não posso ouvi-la?
At.: Esse seu negócio com os anônimos tá ficando ridículo. Você oferece e ao mesmo tempo ridiculariza! Como se você acreditasse que todos esses nomes fictícios do mundo dos blogs fossem verdadeiros!!! Você quer um relacionamento no nível pessoal com as pessoas que aqui escrevem ou estás apenas interessado nas suas opiniões no âmbito geral?
_________________________
Eu deixo a possibilidade de comentar como anônimo, só que há petralhas que me agridem em nível pessoal e jamais vou admitir. Eles que vão comentar lá no blog do Zé guerrilha ou do rapaz do bofe de elite. Aqui não. Se quiser reenviar o seu comentário, mande lá. Sem problemas. Desde que fique no terreno dos argumentos e da civilidade.
Sempre achei muito cretino dizer "República Democrática da Alemanha" quando alguém falava da Alemanha Comunista. Democrática como? pensava eu. O mesmo sinto por esse tal de "politicamente correto". Como assim? Eu não acho esses conceitos,pensamentos ou atitudes, sei lá, politicamente corretos. Ao contrário. É como se alguém mostrasse uma lagartixa e dissese: "Olha uma cobra!" e todos passasem a chamar o bicho de cobra.
Perfeito, Aluízio. Boa parte dos nossos "amigos" e colegas, de fato, não chegaram a 1989.
joão gustavo diz:
Amorim, independente dos pontos de vista, seu postado aqui, de grande valor, vem mostrar a grande contradiçao do ser humano- aqui na Terra Brasilis-representado pelos
"politicamente corretos e socialistas de fachada do PT"- e que tanto condenaram o pensamento único, o qual são representantes maximo dessa ideologia.Mas tudo passa, não sei quando(dificil, hein) a sociedade brasileira, terá maturidade política para execrar as praticas politicas populistas e nefastas, hoje inseridas em seu meio.
________________________
Aluízio disse:
"(...)Se quiser reenviar o seu comentário, mande lá. Sem problemas. Desde que fique no terreno dos argumentos e da civilidade."
Não pretenda que eu estava me referindo a algum post meu que tenha sido deletado porque não estava. Nem nenhum dos meus post foi deletado e nem eu tenho o costume de te "agredir" pessoalmente. Essa parte está esclarecida. O problema é que agora você está dando a impressão de que se lê por aqui apenas o que você permite. Foi êsse o motivo do meu comentário. Quem está usando de sordidez aqui é você em resposta ao meu post.
________________________
Certo meu caro Anônimo. Talvez esteja eu a fazer confusão a respeito de um comentário que inadvertidamente deletei e que estava vazado dentro de razoável argumentação.
Qualquer hora, depois que diminuirem os ataques gratuitos, eliminarei novamente a moderação.
Eu considero até bom que leitores entrem aqui para apresentar o seu ponto de vista, as suas idéias, mesmo que sejam contrárias às minhas.
Se eu postulo a liberdade de opinião jamais poderei cassar a palavra de alguém.
O blog é público e aberto e tem a finalidade de opinar, de estimular o debate.
Mas como frisei, fui obrigado a ativar a moderação porque não admito ataques pessoais que, pelo visto, não é o seu caso.
Está esclarecido? Agradeço a sua atenção.
Tenho alguma dificuldade em compreender o porquê de uma pessoa que quer tanto opiniar publicamente, fazê-lo no "amominato" ou sob "peçêudomino".
Olavo de Carvalho = ex-comunista
Reinaldo Azevedo = ex-trotskista
Diogo Mainardi = virou direita só depois q a Tatcher pois a Inglaterra em ordem
Milhares de blogueiros anticomunistas = ex-comunistas
E agora até tu se revelou um ex-paleossauro marxista?
Olha eu acho q é tudo uma artimanha da direita golpista, devem ser agentes da CIA infiltrados na mídia
corrigindo
*pois = pôs
argh, agora q percebi
achei q vc tinha encontrado o Lulla pela ultima vez na primeira eleiçao, mas foi na penultima, a primeira q ele se tornou presidente
cuisp, cuisp, como diria o C. Mouro
nunca suportei Lulla, pra mim o PT só sabia criticar, mas nunca faria governo q prestasse
votei no Serra em 2002
cuisp, cuisp, minha decepçao aumentou Aluizio, mas ainda bem q vc se regenerou a tempo
cuisp, cuisp
_________________________
"Tenho alguma dificuldade em compreender o porquê..."
he,he,he...
Vamos ver se a senhorita compreenderá minha resposta: Porque eu posso!
_________________________
16 Julho, Anônimo disse que é "porque pode... he, he, he..." Sei. Pode por causa da liberdade de expressão, né? Pois eu sugiro que a Imprensa Livre comece a "caçar" o mandato de ratazanas de blogs que se camuflam sob "peçeudomino" e se escondem no "amominato" não apenas para opinar, mas também para roer a liberdade de expressão alheia.
Ah, sim. Sou uma senhora: em 1964 eu tinha apenas 13 aninhos de idade. Percebes, o que vivi e superei em minha doce juventude? Sem ajuda da Internet?
"É divertidíssima a esquizofrenia de nossos artistas e intelectuais de esquerda: admiram o socialismo de Fidel Castro, mas adoram também três coisas que só o capitalismo sabe dar - bons cachês em moeda forte; ausência de censura e consumismo burguês. Trata-se de filhos de Marx numa transa adúltera com a Coca-Cola..."
Roberto Campos
"Pois eu sugiro que a Imprensa Livre comece a "caçar" o mandato de ratazanas de blogs que se camuflam sob "peçeudomino" e se escondem no "amominato" não apenas para opinar,..."
Ah, faça melhor! "Cace" você mesma!
Sr. Peçeudomino Amomino:
Hum, hum, hum... o senhor é uma ratazana bem brabinha, hein?!?! Olha isso aí, gente! Cuidado com a roedora desafiadora... ai, ai, ai, que medinho dela!
Pára com os chiliques, Sr. Peçedomino Amomino. Vocês esquerdopatas estão precisando ir à luta e criar uns blogs politicamente corretos, que é para não precisarem andar se estressando com as opiniões alheias como ratazanas dos blogs dos reacionários. A PeTralha quer "socializar" até os blogs privados, é?
_____________________________
Pronto, a "senhora" perdeu as estribeiras...
_____________________________
Postar um comentário