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quinta-feira, agosto 21, 2008

Acidente traz ao debate questão da segurança

Foto de avião similar ao que se acidentou, o velho MD-82 fora de linha.

Mais um acidente aéreo terrível tirou a vida de mais de 150 pessoas ao incendiar-se quando decolava do aeroporto de Madri. Este modelo de aeronave, o MD-82, era fabricado pela McDonnel Douglas, tradicional fabricante americana de aviões que se uniu à Boeing em 1997.

Esse modelo que se acidentou saiu de linha em 1999, enquanto a série MD começou a ser utilizada em 1980, portanto há quase 30 anos.

Trata-se portanto de um avião antigo similar ao Fokker 100, muito utilizado pela TAM e que também saiu de linha há muitos anos e a fábrica nem existe mais.

Na medida em que a população do planeta aumenta e o transporte aéreo é universalizado as companhias parecem que não conseguem dar conta do recado, principalmente no que se refere à rígida manutenção das aeronaves.

O transporte aéreo continua sendo o meio mais seguro e rápido para viajar, desde que sejam tomadas todas as medidas de segurança e manutenção preventiva por parte dessas empresas. Sabe-se que minutos antes de decolar, o piloto solicitou uma manutenção em cima da hora, que ainda não está completamente esclarecida.

Além disso, sucatas deveriam ser proibidas de fazerem vôos de passageiros. Isto não quer dizer que acidentes não acontecerão com aeronaves novas. Mas a fadiga e o desgaste do material, turbinas velhas, manutenção precária podem contribuir para o aumento dos acidentes.

A par disso, o noticiário relativo à tragédia reporta também o fato de que essa companhia espanhola vive uma crise.


Aliás, todas as companhias aéreas do planeta vivem eternamente em crise, justamente elas que precisam ser empresas muito bem administradas e com ambiente corporativo tranqüilo. Conduzem todos os dias pelo mundo milhares de passageiros que confiam plenamente na eficiência e segurança das aeronaves.

>>>Leia sobre o acidente clicando AQUI e AQUI para ver lista de passageiros.

9 comentários:

Anônimo disse...

Hummm, imagine se o avião fosse russo. A chamada seria outra...

Aluizio Amorim disse...

E avião russo voa? Credo! aquelas cangalhas?...hehehehe...

Anônimo disse...

Voa e não torra os passageiros. hahahahaha...

Anônimo disse...

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Eu discordo de qualquer um que sinto estar falando apenas por falar, sem conhecimento de causa ou por intolerância. Acho que a Rússia como os EUA e também a Inglaterra a exemplo do Harriet, produzem aeronaves maravilhosas. A Alemanha hoje está mais ligada a projetos comuns à Europa unificada como o Euro Fighter mas foi também uma das maiores influencias na aviação com a invenção e desenvolvimento das bombas foguetes V1 e V2, as quais chegaram tarde aos arsenais bélicos alemães ou a História da civilização contemporânea poderia ser bem diferente.

http://www.youtube.com/watch?v=R4EgOj0WKRA
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Passenger – Fire-Fighter: Por exemplo, esse avião Russo seria um alívio para os moradores de Southern Califórnia ou New México os quais sofrem de incêndios monstruosos durante os meses de estiagem, onde são consumidas casas e grandes extensões de mata e mesmo reservas florestais. Mas porque uma aeronave dessas é muito cara para ser mantida apenas para combates esporádicos a incêndios (e no mundo capitalista perder dinheiro não computa), os EUA conta apenas com aviões ultrapassados, sendo às vezes necessário até alugarem aviões especializados no Canadá.

http://www.youtube.com/watch?v=4BoaJkWiqPU
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SU-37 X F-22 : Os aviões de combate russos também são maravilhas tecnológicas e é lógico, têm seus rivais do lado americano. Dizem alguns que Santos Dumont os inventou, mas graças à competitividade entre russos e americanos eles voam tão “alto” hoje em dia.
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Aluizio Amorim disse...

Alemanha e Inglaterra, tudo bem. Agora festejar desenvolvimento tecnológico e científico dos russos é pura piada.
Continuo afirmando: se dependêssemos dos russos ainda estaríamos vivendo em cavernas.
Me aponte um só medicamento descoberto por russos que seja capaz de contribuir significativamente para a longevidade da humanidade e o seu bem-estar; me indique uma vacina descoberta por russos, chineses e assemelhados.
A cîência moderna surgiu apenas na Europa anglo-saxônica e de lá se espalhou pelo mundo.
Entretanto, são os anglo-saxões que continuam fazendo a ciência avançar.
A aí não vai qualquer preconceito. Estou citando apenas fatos. As variáveis que intercederamm para que fosse assim, são inúmeras.
E, dentre elas, com toda a certeza, está presente alguma variavel genética.

Anônimo disse...

Nem a Inglaterra, nem a Alemanha foram capazes de colocar o homem no espaço, criar foguetes e construir estações espaciais.

Anônimo disse...

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Eu já disse que você às vezes me parece mais botocudo que uns e outros por aí. Não é que eu queira, mas é a minha impressão! Você falou em avião, eu respondi sobre avião! Também trouxe alguns exemplos! Agora, você chega a ponto de mudar o assunto para ganhar um argumento!? Qual é a questão? Quando eu venho aqui, meu objetivo é apenas trocar idéias e não ser ardiloso. Você se diz antibotocudo mas está agindo como um. Quem falou em medicina, vacina ou, sei lá, ciência moderna? Estávamos comentando apenas sobre aviação! E sobre isso você ficou mudo!
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Aluizio Amorim disse...

Ah! sobre aviação exclusivamente desligando-a da ciência, o que é impossível,tudo bem. Se a aviação russa fosse mesmo desenvolvida com alguns acreditam haveria de se impor no mercado. Ninguém iria querer essas porcarias da Boeing, não é mesmo?...hehehe...ou ainda da européia Airbus.

Anônimo disse...

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Como advogado(?) você deveria saber que está usando um argumento irrelevante nessa conversa sobre aviação. Mas como um advogado botocudo você está certo.

Vários fatores influenciam o sucesso de uma empreitada o que não diminui o seu valor.
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