TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, setembro 26, 2008

Trabalho da classe média sustenta o lulopetismo

Os contribuintes da classe média brasileira, com renda mensal entre R$ 3 mil e R$ 10 mil, trabalham 43% do ano somente para poder pagar os impostos federais, estaduais e municipais, de acordo com estudo divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

O levantamento também revela que a renda obtida pela classe média para pagar serviços que deveriam ser garantidos pelo governo, como escola, plano de saúde e segurança, chega a 32% de toda a renda anual.

Ao todo, o contribuinte dessa faixa social passa 75% do ano trabalhando para pagar impostos e serviços que deveriam ser gratuitos.

"Enquanto no Brasil o contribuinte perde 75% do ano para pagar tudo isso, nos Estados Unidos o gasto é de 55%", revela Gilberto Luiz do Amaral, presidente do IBPT.

O estudo teve como base dados de entidades oficiais, como IBGE, Receita Federal e Tesouro Nacional, além de órgãos privados como FGV e Federação Nacional das Escolas Privadas. A simulação levou em conta um casal com dois filhos. (Do site Diego Casagrande – banner-link permanente aqui no blog na coluna ao lado mais abaixo)

MEU COMENTÁRIO: tenho dito aqui várias vezes que não existe nenhum país bem sucedido economicamente que não possua, pelo menos, 90% de sua população inserida na classe média. Não essa classe média alardeada pelo Apedeuta via Márcio Pochmann, quando muito, uma maioria remediada e pendurada nos cheques especiais a juros que chegam a quase 10% ao mês.

Agora este estudo do IBPT deixa muito claro a forma insidiosa como o governo de Lula e seus sequazes esmaga a dita classe média brasileira que, nos padrões dos países desenvolvidos, trata-se apenas de um bando de pobretões.

Se não fosse esse comuno-populismo vagabundo, aliado a um governo perdulário, turbinado em sua gastança pelos cartões corporativos e outras formas de sugar os recursos da população que paga impostos, as coisas seriam bem diferentes.

É claro que não interessa a Lula e seus sequazes a mudança nas regras desse jogo sujo. Antes, trabalham arduamente contra a classe média, espoliando-a com impostos absurdos para drenar uma parte para o bolsa-esmola e outro tanto para suas bolsas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sonegação neles!