VEJA REPRISE DO DISCURSO DE McCAIN.
Obs.: Retirei o vídeo deste post porque entrava no ar logo que o leitor abria o blog e isto poderia incomodar. Assim, basta visitar o blog McCain-Palin clicando no banner que está na coluna ao lado acima. Lá há todos os vídeos da Convenção Republicana.
Depois do blog ter transmitido ao vivo a Convenção Republicana, agora deixa para os leitores o vídeo com a reprise do discurso JOHN McCAIN no encerramento da Convenção.
Agradeço a atenção dos leitores e a todos aqueles que estão contribuindo com comentários e debatendo o meu texto no post abaixo.
Suponho que seja este o único blog brasileiro que está transmitindo ao vivo a Convenção Republicana.
Vale a pena ver como funcionam nos Estados Unidos essas convenções partidárias que homologam as candidaturas.
Notem que as convenções acontecem depois do chamado Caucus e das eleições primárias. O cáucus ou ou reunião particular ou preliminar dos chefes dum partido político a fim de escolher candidatos, adotar medidas - um nome de origem indígena - designa por diferentes etapas os delegados de um Estado às convenções republicana e democrata que indicarão seus candidatos respectivos às eleições presidenciais.
As eleições primárias, organizadas em 40 Estados, são escrutínios com urnas e voto secreto. Elas também têm como objetivo designar delegados às convenções mas diretamente, em nível de Estado, encurtando, assim, o processo. As regras e as datas das primárias são fixadas pelos Estados e pelas direções dos partidos.
Nessas denominadas eleições primárias não votam apenas os caciques do partidos, mas os eleitores filiados que se inscrevem para votar.
Só depois dessa escolha eminentemente democrática, que presenciamos recentemente, é que se realiza a convenção para homologar definitivamente o candidato.
Portanto, muito diferente do que ocorre aqui no Brasil, quando os candidatos são escolhidos pelos caciques partidários, ou seja, pela burocracia que domina os partidos políticos brasileiros.
E ainda há que ponha em dúvida a democracia americana.
Observem o ambiente da Convenção. Olhem bem para as pessoas que dela participam e como se comportam.
Vejam o ambiente limpo, ordeiro e as pessoas acatando as regras da Convenção de forma animada, porém disciplinada e com refinada educação.
As pessoas estão bem vestidas, mesmo aquelas fantasiadas com trajes, chapéus ou outros ícones que sinalizam os costumes de suas respectivas regiões.
Trata-se, como se vê, de uma verdadeira festa de louvor à democracia.
Um comentário:
Aluizio,
Belo e simpático o discurso de McCain.
"E chegou a elogiar Barack Obama.
- Você tem meu respeito e minha admiração. Apesar de nossas diferenças, há mais coisas a nos unir do que a nos dividir - afirmou. - Mas não tenham dúvida, meus amigos, nós vamos ganhar esta eleição. E após ganhar, vamos estender a nossa mão. Haverá prosperidade e paz - discursou."
(O globo)
Será que ele conseguirá livrar-se da camarilha de Bush?
Espero que sim e assim teremos um novo mundo.
Abraço.
Postar um comentário