TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, setembro 22, 2008

Lei fascista petralha já tramita no Congresso

Lula, o imperador do Brasil, quer algemar e calar os jornalistas.
Nesta segunda-feira (22) começará a tramitar no Congresso o projeto de lei do governo Lula que prevê punição criminal a quem divulgar (veículo de imprensa, jornalista ou fonte) escutas telefônicas ilegais ou legais sob segredo de Justiça.

É um projeto abjecto. Foi concebido pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, com um só objetivo: punir quem faz jornalismo sem pedir benção ao Palácio do Planalto.

A missão da imprensa é levar ao conhecimento dos cidadãos tudo que for, a seu critério, relevante para os leitores. Não é papel do Estado estabelecer o que pode e o que não pode ser divulgado. Além do mais, esta atitude seria inócua hoje em dia quando todos sabemos que, com a internet à disposição, qualquer segredo pode ser violado de forma anônima.

Então, qual é o objetivo do governo? Ora, é escolher algum veículo de imprensa e alguns jornalistas para perseguir.

O que o ministro da Justiça quer é pôr algemas em jornalistas que considera desafetos do governo Lula e dele próprio. Nem que para isto o governo tenha de amordaçar a imprensa e levar de roldão a democracria e o Estado de Direito. Vade retro, Tarso Genro! (Texto e foto ilustrativa do Blog Democrata)

MEU COMENTÁRIO:
Cadê a FENAJ, os sindicatos de jornalistas e os cursos de jornalismo? Esses miseráveis apóiam sem qualquer pejo mais essa vagabundagem do governo petralha.


Por que não fazem agora um manifesto, já que gostam tanto de fazê-lo. Por que não estão nas portas do Congresso instando os congressistas a repudiar esse atentando à democracia, ao estado de direito e à liberdade?

2 comentários:

Anônimo disse...

“Projeto do que pode ser a eleição do futuro”. Essa foi uma das manchetes do RBS Notícias hoje, dia 22 de setembro, de 2008.
Fiquei atento pra ver do que se tratava, e levei um susto ao ver que eles estavam falando de algo como a votação do Big Brother.
Não entendi como isso poderia ser manchete.
Maior surpresa tive, ao ver que se tratava de um projeto que estava desenvolvido no CIASC, empresa que a 33 anos serve ao estado e ao cidadão catarinense com a inovação tecnológica necessária, responsabilidade, e com o devido pé no chão, trazendo projetos que se adéquam com a realidade do estado e do cidadão.
Muito me surpreende que seu atual presidente, Hugo Cesar Hoeschl, venha nos apresentar como novidade soluções já existentes e conhecidas do grande público brasileiro, desde pelo menos o primeiro Big Brother ou do programa “no Limite”.
Algum tempo atrás li um texto, se referindo à esse presidente, colocando algo semelhante a “O presidente sumiu”. A Novidade defendida por ele na reportagem, que é a utilização de celulares nas eleições, nos leva a acreditar que ele esteve em outro planeta, onde não existe corrupção ou compra de votos. Porque o que vejo, lembrando um pouquinho dos meus livros de história, é uma tecnologia que, se aplicada na eleição, permitirá a volta do voto de cabresto, ou viabilizará ainda mais a compra de votos. Seria similar à atual urna eletrônica emitir um comprovante de votação dizendo em que candidatos eu votei.
Sei que é triste não poder acreditar num mundo ideal, mas a limitação tecnológica relacionada a votos pelo celular não existe à algum tempo... O que existe são políticos trocando um saco de cimento pelo voto do cidadão. A diferença do que acontece hoje, é que se o voto for por celular, ele vai poder pedir o recibo.
Pra mim, cidadão que não conhece tanto de áreas como informática, cidadania, governo eletrônico, a manchete deveria ser: “Projeto que propõe o uso de tecnologia já existente, para acabar com o voto secreto”. Pra mim, isso parece ferir um pouco os princípios da democracia, a não ser que estejamos falando de celulares que consigam verificar se a pessoa está completamente isolada e fora do alcance de qualquer câmera, ou outra tecnologia, ao votar.
Senhor Presidente, Hugo Cesar Hoeschl , nos diga como ir a esse país, onde o problema seja a tecnologia, e não a corrupção.
Para quem quiser ver a reportagem, ela pode ser acessada nos últimos minutos do link:
http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=2&contentID=34903&channel=41

Anônimo disse...

_________________________________
"Cadê a FENAJ, os sindicatos...(?)"

E cadê aquele tal do Gilmar Mendes, o porreta, o tutor da constituição? Ele estava preocupado mesmo era em ouvirem as suas mumunhas ao telefone,... he,he,he... Agora está tudo resolvido!

Não é que o bandido brasileiro seja esperto, é que o brasileiro em geral é burro!
________________________________