TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, setembro 19, 2008

Separatismo ganha força no Sul do Brasil


O movimento O Sul é o meu país, tem até uma revista um site oficial e um blog com endereço, email e telefone para adquirir a publicação. Na foto acima a capa de um dos últimos números da revista.

20 comentários:

Anônimo disse...

Aluizio,

Quem conhece o Brasil sabe que, em termos de cultura e valores, o Sul é outro país.

Augusto Araújo disse...

Põe o Mato Grosso do Sul nessa também!

Alexandre, The Great disse...

Já estou a procura de um "pedacinho deste chão".

Anônimo disse...

CAro Aluizio!
Tentei te mandar um e-mail em PVT, mas nao achei no blog. Só quero dizer duas coisas:
1 - vocês estão certíssimos! Separem-se dessa bagunça enquanto ainda dá tempo.
2 - depois que separar, arrumar um visto de imigrante para mim, pelo amor de Deus!!! Eu não quero ficar do lado de cá da fronteira nao!

Abs,

Caronte!
www.incorreto.wordpress.com

Anônimo disse...

Separatismo é o seu.

Anônimo disse...

É isso aí. O sul vai ser o novo Uruguai!!!

Anônimo disse...

Que tal mais ação e menos "falação"??
Falar é fácil, difícil é fazer!
Cresçam e apareçam!
Vocês precisam virar "doers" aos invés de "thinkers".
O Inferno está cheio de boas ações não levadas a efeito.
E para terminar: "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer"
Antenor
antenor.morrinhos@gmail.com

Anônimo disse...

Vão mesmo. Aproveitem e levem os seus conterrâneos: genro e filha, Paim, Pedro Bostão.

A separação do sul do restante do Brasil representa menos idiotisse e atraso para este último. Quem sabe um dia o Brasil se livra da influência de vcs...

Anônimo disse...

E deixar SP de fora???

Nemmm ¬¬, sem chance.

Já é ruim ser brasileira, mas pampeira?? da República dos Pampas???

Tô fora, qquer aproximação mais 'íntima' com los hermanos me dá urticária.

Lia

Anônimo disse...

Aluizio,
Respeitando o que pensam alguns sobre a questão da separação do Sul, ha que se dizer que essa separação já existe de fato, pois históricamente os três estados do Sul sempre foram as Côlonias do antes império e agora república. O que vem faltando é apenas tornar esta questão de direito. Os Sulistas podem dizer com orgulho que estão num outro país. É um direito deles e, eu respeito e admiro.

Queria mesmo era que nós aqui do "outro Brasil" fossemos como eles e jogassemos na lata do lixo essa corja que nos governa a custa de representatividade parlamentar arrancada do sangue e do suor dos nordestinos, fazendo com estes irmãos valham um monte na hora de votar, e o minimo na hora de receber seus direitos. (Aliás vcs sabiam que uma pessoa do nordeste vale cerca de 17 vezes um catarinense, mais de 35 vezes um gaúcho... paulitas então nem se fala... o Oscar fez mais de 2 milhões de votos e não se elegeu deputado.. já Sarney se elege com 190 mil votos...)

Quem é contra a separação do Sul, geralmente é quem ajuda a manter o sistema injusto que continua matando mais que todas as guerras juntas pelo mundo.

Que separem e sejam felizes.. pelo menos vou me orgulhar de ter irmãos meridionais que se deram bem, enquanto nós aqui encima continuamos pastando.

Marli Gianesini - BA

Unknown disse...

Realmente o sul tem q ser separado do resto do "país", porem muitos dizem e poucos agem, recentemente tentamos organizar uma passeata em curitiba, frustrada, nós não somos da velha guarda e talvez tenhamos falado com pessoas erradas, mas um dia o "Brasil-Europeu" sera livre espero ver isso acontecer antes de morrer, mas pelo menos quanto a mim nunca deixarei de lutar pela libertação, VIVA O SUL!

Sidney Falcão disse...

Sou baiano de Salvador,conheço o RS, tenho vários amigos gaúchos e gosto muito da cultura gaúcha. Alguns amigos gaúchos não comungam da idéia separatista, são até radicalmente contra.
Acho válido cada 1 defender os seus ideais. O curioso é que alguns separatistas querem um acordo separatista com o Brasil, na mais "santa paz". Oras, nem mesmo os farrapos conseguiram a sua curta independência sem pegar em armas. Aliás, os tão glorificados farrapos na verdade, estavam interessados a princípio em defender os próprios bolsos dos pesados impostos cobrados sobre o charque que produziam, eram motivos mais econômicos do que sociais. Os lanceiros negros, que foram pro "front", foram os mais prejudicados. Quem saiu ganhando foram os líderes farrapos que fizeram um acordo com o Império, ganharam cargos militares e outras regalias para pôr fim à guerra.
Os separatistas deste século querem a separação no "mole". Tal separação não aconteceria sem conflito armado, tenham certeza disso, e a História do Brasil está cheia de exemplos.
E se o problema é de que "o Sul-Sudeste sustem o Norte-Nordeste", o que é um equívoco, o Nordeste durante 3 SÉCULOS, sustentou este país, foi sugado e o bagaço jogado fora. O suposto sustento de que falam não chega nem a 100 anos.
A pergunta que sempre faço é: alguém aí do Sul estaria disposto a sacrificar os seus projetos de vida e o conforto que os seus estados proporcionam a vocês, mesmo fazendo parte deste Brasil que rejeitam, e enfrentar um conflito armado com um final incerto? Ficar só no "gogó", no discurso é muito fácil.

Anônimo disse...

A gigante nação "união brasileira" não deu certo, e nunca dará, por ser geograficamente impossível, um modelo único para tão distintas regioes.
Todos os estados deverião procurar no separatismo a salvação do ainda lhes resta de bom, uma vez todos querendo seria inevitável, os novos paises mais ricos ajudariam os mais pobres diretamente, sem ter que depender do paternalismo, a ajuda seria imediata e direto a quem relmente necessite. Nôs salvariamos mutamente, ao contrário de hoje, que Brasilia pega todo o dinheiro, muito dinheiro, e a politicalha rateia entre seus céctos, deixando a população na pobreza em todos os sentidos sociais.
Portanto esta coisa de BRASILEIRO GRANDE PAIS, é uma ilusão promovida pelo sistema, que se alimenta da miséria e da desgraça das pessoas.
Tenho dito isso sempre onde vou com que falo sobre politica.

Sidney Falcão disse...

Justificar que a separação só porque possui culturas diferentes é a clara evidência em não saber conviver com o diferente. Aqui e ali, vejo opiniões disfarçadas, de um racismo dissimulado, querer ser europeu mesmo tendo nascido na América Latina.
Tá cheio de brasileiros que se julgam "euro-descendentes" e acabam sendo barrados nos aeroportos europeus.

Paulista disse...

É difícil para os brasileiros verem que o Sul e SP são diferentes dos demais estados,muitas vezes por causa dessa diferença regional eles nos faltam com respeito e falam mal de nós,e quando SP e Sul falam em separatismo eles ficam bravos...Porque será?Talvez medo de perder maior parte da economia da união porque é estes quatro estados que maior contribuem para a federação?

Confederação do Sul e Republica Paulista deveriam se aliar para se tornarem novos países e deixarem de serem "roubadas" pelos politicos de brasília.

Sidney disse...

Caro Paulista, justificar a separação do Sul e SP do resto do Brasil só porque ambos são diferentes do resto do Brasil, é uma disculpa de quem não conhece os outros estados do país. Pelo que eu saiba, a cultura do Amazonas é muito diferente de Minas Gerais. Você acha que o Ceará parecido com o Mato Grosso? Parece americano que acha que do México pra baixo tudo é a mesma coisa.

Segundo o último senso do IBGE, nesta década, a região Norte cresceu 22% e o NOrdeste 11%, acima do Sudeste 10% e Sul, 9%. Norte e Nordeste têm muitos problemas a serem superados, mas o futuro, parece promissor.

Enquanto vocês defendem uma separação do país, e verem o Norte e o Nordetse distantes, pelos investimentos que vejo por aqui, os empresários conterrâneos de vocês, mais os daqui parecem pensar bem diferente.

Anônimo disse...

Isso é coisa de imigrante alemão mal agradecido!
Foram acolhidos em nosso Brasil e agora incitam os descendentes e mais uma corja de gente desmiolada a participar de um movimento separatista. PAU NELES DA PÁTRIA DO SUL! HEIL HITLER!

Unknown disse...

Nessas horas é que penso na grandeza dos Estados Unidos e em como seria bom ter nascido americano. O sentimento de patriotismo deles é o que mais me impressiona.
Sobre o assunto da "Pátria do sul", eu aposto que se trata de iniciativa de imigrantes alemães. A mesquinharia e a ingratidão desse povo é desprezível. Ora, depois de terem sido muito bem acolhidos e tolerados em nosso país, agora querem tomar posse de nossas terras e, para tanto, incitam os descendentes e outros desmiolados a se rebelarem em um movimento separatista sem qualquer fundamentação política.
Conheço bem o sul do país e posso avaliar que não perderíamos muita coisa. Quanto aos separatistas, com muita sorte, dariam origem à um novo Uruguai.
Abraço!

Isac Borgert disse...

"Não perderíamos muita coisa" blasfêmia. O sul é o pilar do brasil, é o povo que trabalha (não vive de "desvios") agricultura forte em todos os campos, pessoas com boa formação, cultura, ideais, beleza, etc etc.

Paulistano disse...

Até onde eu saiba amigo Isac, São Paulo ainda detem 1/3 do poder econômico da Federação, provavelmente bem mais que o Sul inteiro... falo isso como paulista mas filho de gaúcho e mãe que nasceu no outrora Estado da Guanabara...

São paulo tem a maior produção industrial e uma das maiores produções agrícolas do país... aqui as pessoas são diferentes e tem de respeitar, e o fato de alguém não ter "boa formação", "ideais" ou "beleza" (seja lá o que isso signifique) não muda nada, desde que contribua pra sociedade que vive.

Tenho muito orgulho de ser brasileiro e da contribuição que São Paulo deu para o Brasil, me deixa abismado que alguns gaúchos não tenham orgulho do mesmo tipo de contribuição que eles já deram para o país.

Aliás, estranhamente a maioria dos gaúchos que conheço se opõe a esse movimento, alguns nunca ouviram falar.