PÂNICO FAZ AS BOLSAS DERRETEREM
Depois de ter os negócios interrompidos por duas vezes nesta segunda-feira, 6, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) retoma os negócios em queda de 15,50% aos 37.616 pontos.
O primeiro circuit breaker aconteceu às 10h18, quando a Bovespa chegou aos 40 mil pontos, acumulando uma queda de 10%. O segundo, às 11h43, quando a Bolsa atingiu uma queda de 15%, aos 37.814pontos.
É a terceira vez na história que o circuit breaker é acionado duas vezes no mesmo dia. A primeira vez foi em 28 de outubro de 1997 e a segunda, em 10 de setembro de 1998.
Após a retomada dos negócios, não há mais limite de baixa para o Ibovespa. Contudo, explicou a assessoria da Bovespa, o diretor do pregão, André Demarco, tem a prerrogativa de interromper novamente a sessão caso julgue necessário.
Essa mesma prerrogativa foi utilizada em 11 de setembro de 2001, quando ocorreram os ataques terroristas às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e ao Pentágono, em Washington, nos Estados Unidos, e os negócios na Bovespa foram interrompidos antes mesmo de o seu principal índice apontar queda de 10%.
O circuit breaker é um mecanismo utilizado pela Bovespa que permite, na ocorrência de movimentos bruscos de mercado, o amortecimento e o rebalanceamento das ordens de compra e de venda. Esse instrumento constitui-se em uma "proteção" à volatilidade excessiva em momentos atípicos de mercado, segundo informa a Bolsa.
MEU COMENTÁRIO: insisto: a pauta continua sendo Fannie Mae e Freddie Mac e a origem da crise americana que já comentei aqui no blog.
Como acreditar que banqueiros americanos tenham emprestado dinheiro para quem não teria capacidade de honrar os contratos?
Está certo que neste momento de pânico trata-se de encontrar uma saída capaz de recompor a confiança do mercado.
Entretanto, as eleições americanas têm uma interferência em todo esse processo, já que Hussein Obama e seus democratas continuam se ocupando de contabilizar a quebradeira dos bancos como moeda eleitoral. É claro que os politicamente corretos e o antiamericanismo estão festejando esta crise que penalizará exatamente a classe média e os extratos mais pobres do planeta.
Enquanto isso Lula e seus petralhas continuam a afirmar que o Brasil está blindado. Está? Olhem aí a Bovespa despencando 15,50%.
Resta saber como estão os bancos brasileiros no meio desta crise.
Pautas é que não faltam, não é mesmo?
segunda-feira, outubro 06, 2008
E COMO ESTARÃO OS BANCOS BRASILEIROS?
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
10/06/2008 01:24:00 PM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
O par de solitários neurônios do lula, é que devem estar derretendo.
Postar um comentário