TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, outubro 17, 2008

Governo Bush age para proteger o país e seu povo

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, voltou a se pronunciar nesta sexta-feira, 17, e afirmou que a crise financeira vai além de Wall Street (em uma referência às bolsas e ao mercado de Nova York).

No entanto, o líder dos EUA ressaltou que o povo americano pode ficar tranqüilo que as ações do governo conseguirão trazer a estabilidade de volta ao país.

Bush destacou que o governo respondeu com medidas agressivas e que está preocupado em preservar a estabilidade do sistema financeiro.


O presidente ressaltou ainda que as medidas econômicas foram tomadas para proteger o povo americano. "Se o governo não tivesse agido, famílias e firmas teriam tempos ainda mais difíceis e, mais tarde, o governo teria que atuar de forma ainda mais dura", disse. E completou: "Os americanos podem ficar tranqüilos".

Segundo o presidente, os EUA estão tomando ações sem precedentes para garantir a liquidez do mercado. "O Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA) está usando diversas ferramentas para injetar bilhões no mercado", disse. Além disso, destacou que o governo está investigando possíveis abusos no mercado.

Bush também citou o plano de US$ 700 bilhões de socorro às instituições financeiras e o uso de parte desse montante para comprar ações de grande bancos, medida anunciada na última terça-feira. Segundo ele, a ação tem como objetivo "ajudar os bancos a fazer o dinheiro girar, apoiar pequenos negócios e auxiliar o povo americano". (Do site do Estadão).

MEU COMENTÁRIO: atentem para o fato de que o presidente americano aludiu às investigações a respeito de possíveis abusos no mercado. Cheguei a noticiar aqui no blog, logo no início da crise que o FBI estava investigando.

Entretanto, lá nos Estados Unidos a polícia federal quando age o faz com discrição absoluta, com convém às polícias profissionais e dentro os cânones da lei. Portanto, muito diferente do que ocorre num regime comuno-populista como o brasileiro.

Nos EUA a polícia não transforma as suas investigações em operações espetaculosas.

E reparem como o discurso do presidente Bush é diferente daquele que se ouve de autoridades do lixo ocidental.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns,caro Aluízio Amorim!!!


KIRK