Os governadores bolivianos opositores Rubén Costas, do Departamento (Estado) de Santa Cruz e Savina Cuéllar, de Chuquisaca, rejeitaram a convocação do referendo constitucional para aprovar a nova Constituição proposta pelo presidente Evo Morales, informa a agência France Presse.
Costas, um dos maiores opositores a Evo, disse que as mudanças na Carta Magna, acordadas por congressistas da situação e oposição, dão aval às intenções do presidente que "desde o princípio tentou se perpetuar no poder pela força."
"Não vamos reconhecer essa Constituição", afirmou Savina. O poderoso comitê civíco-empresarial de Santa Cruz emitiu um comunicado para "rechaçar enfaticamente a negociação do voto do povo ocorrida ontem no Congresso Nacional", assegurando que sua demanda para governos autônomos não havia sido totalmente incorporada no novo projeto constitucional.
Na terça, Evo concordou em desistir de disputar um terceiro mandato presidencial nas eleições de 2014, em troca do apoio da oposição para a passagem da convocação do referendo, que acontecerá em 25 de janeiro de 2009.
Para destravar a votação do pleito no Congresso, Evo concordou com a modificação de mais de 100 dos 411 artigos da nova Constituição, incluindo o referente à reforma agrária.
A proposta da nova Constituição tem um forte apoio da população indígena, mas conta com a oposição das classes média e alta dos quatro Departamentos (Estados) do leste da Bolívia. Esses Departamentos acusam Evo de tentar centralizar e aumentar seus poderes, enquanto ignora os pedidos de autonomia das regiões.
"Sinto que o processo de mudança não tem mais volta. Digam o que disserem, façam o que fizerem, o neoliberalismo já não vai voltar", disse o presidente, após sancionar a consulta popular. (Leia MAIS).
MEU COMENTÁRIO: todos os tiranos cairam de podre. Mussolini foi enforcado pelas massas enfurecidas. Hitler não se sabe que fim levou, mas se sabe da desgraça que viveu a Europa sob a sua tirania.
Ao contrário do que afirma o índio cocaleiro, o que não tem volta é o capitalismo. Com crise ou sem crise o capitalismo seguirá sua marcha rumo ao incomensurável devir, até que um asteróide porra-louca colida com a Terra.
Bom, aí tchau, botocudos idiotas.
quinta-feira, outubro 23, 2008
Oposição não aceitará tirania do índio de araque
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
10/23/2008 03:39:00 AM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Sim, Aluizio, eventualmente todo tirano morre ou sai de cena mas...e até chegar lá?
Quantos milhares - ou milhões - sofrerão atrocidades, perseguições?
Veja os casos de Sta´lin, Hitler, Fidel, Pol Pot, Mao Tsé Tung...
Será que tem de ser sempre assim?
Roberto Campos, admirado por alguns e odiado por muitos, costumava dizer, magsitralmente, que no mundo existem três tipos de pessoas:
1) Inteligentes - que aprendem com a experiência dos outros;
2) Burros - que aprendem com os próprios erros e cabeçadas; e
3) Idiotas - que não aprendem nem com a experiência dos outros, nem com os próprios erros.
Não sei, mas talvez devido à minha experiência de vida (inclusive profissional) ainda acho que agir preventivamente e cortar o mal logo na raiz é muito melhor do que esperar a "praga" crescer para depois ter enorme trabalho para arrancar...
Sei não, mas a raça humana está involuindo mesmo, como já vaticinou você...
Portanto, a solução agora, é mandar fogo nos botocudos!
Antenor
antenor.morrinhos@gmail.com
Postar um comentário