TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, outubro 25, 2008

Ex-Blog prevê vitória de Gabeira. Ibope vê empate.

Em sua edição extra do Ex-Blog neste sábado, o prefeito do Rio, Cesar Maia, informa que o Data-Blog foi para as ruas e de lá trouxe a previsão da eleição no Rio de Janeiro: Gabeira 52,3% X 47,7% Paes. Vejam:

1. A pesquisa realizada apenas no sábado afasta os desvios das pesquisas em meio de semana, já comentados por este Ex-Blog.

2. Data-Blog colocou suas perguntadoras e perguntadores por toda a cidade. Entrevistou 5.600 pessoas. E encontrou uma diferença de 4 pontos a favor de Gabeira em votos totais. Nos votos válidos deu Gabeira 52,3% x 47,7% Paes. O Data-Blog usa como margem de segurança a abstenção, que sempre favorece os candidatos com referências maiores de classe média.

3. O GPP fez pesquisa com 2.400 eleitores. O resultado foi de 45,4% para Gabeira e 42,9% para Paes, uma diferença de 2,5 pontos para Gabeira. Em votos válidos foram 2.400 eleitores entrevistados e todas as entrevistas foram no sábado, eliminando os desvios de meio de semana. Com isso o GPP dá 51,4% para Gabeira e 48,6% para Paes.

IBOPE VÊ EMPATE TÉCNICO
As eleições pela prefeitura do Rio de Janeiro seguem indefinidas na véspera da votação. Segundo pesquisa Ibope contratada pelo jornal O Estado de S.Paulo e pela Rede Globo, o candidato do PMDB, Eduardo Paes, está com 51% dos votos válidos (descontados os brancos, nulos e indecisos), dois pontos percentuais acima do candidato do PV, Fernando Gabeira, com 49% dos votos.

Na prática, as duas candidaturas estão tecnicamente empatadas.Na contagem dos votos válidos totais, Paes mantém a pequena vantagem, com 45% das intenções de voto ante 44% de Gabeira.

De acordo com a pesquisa de hoje, os votos brancos e nulos somam 6%, enquanto os indecisos são 5%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%.

A pesquisa foi realizada nos dias 24 e 25 de outubro, com 2.002 eleitores. A pesquisa está registrada na 228 Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, sob o protocolo nº 550/08. (Do Site do Estadão).

Nenhum comentário: