Lula, o oráculo da sabedoria, condenou a política de controle da imigração decretada pela União Européia, afirmando que o Brasil recebeu "de braços abertos" milhões de imigrantes e descendentes europeus, hoje, plenamente integrados à sociedade brasileira.
Segundo o Apedeuta, é preciso construir uma agenda positiva sobre o tema, valorizando a contribuição do imigrante. Numa crítica direta à atual política comercial européia, Lula afirmou:
- É chegada a hora de construir uma governança realmente global. Capaz de maximizar os benefícios da globalização e de minorar seu lado negativo. Não se pode fazer a apologia da livre circulação de bens e capitais e proibir a livre circulação de pessoas. Precisamos encontrar formas de convívio mais solidárias. (Do Globo online).
MEU COMENTÁRIO: Trata-se de um retórica mentirosa. Os imigrantes europeus que vieram para o Brasil foram muito importantes porque ajudaram a tirar o Brasil do atraso em que se encontrava.
Basta ver aqui em Santa Catarina, principalmente no Vale do Itajaí e no Norte do Estado, onde a imigração alemã foi fundamental para o desenvolvimento não só dessas regiões como do próprio Estado e de todo o Brasil.
Se Santa Catarina está hoje entre os cinco ou seis Estados brasileiros mais industrializados deve isso ao imigrante alemão.
Deve-se assinalar também a contribuição do imigrante italiano, principalmente no Oeste catarinense onde por sua mão floresceu uma sólida agroindústria, sem qual Lula não poderia se esbaldar em seus churrascos na Granja do Torto.
Agora querer comparar um bando de botocudos molambentos que invade as nações desenvolvidas sem qualquer formação profissional e, além do mais, constituído de preguiçosos, oportunistas, ladrões e arruaceiros é um tremendo disparate.
Os imigrantes que fincaram raízes por aqui vieram para trabalhar, muitos deles na lavoura, enfrentando os bugres e sem qualquer apoio oficial
Bem que faz a União Européia em impedir que seus países sejam contaminados pelos botocudos.
sexta-feira, outubro 31, 2008
A retórica mentirosa de Lula sobre a imigração
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
10/31/2008 05:18:00 PM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Pergunte ao Lula/Marisa por que pediram e obtiveram cidadania italiana....
Realmente, Aluízio. Mas bem que poderíamos praticar uma emigração para países como Coréia do Norte, Cuba, Afganistão, Iraque, Irã e Síria ou até a Argentina, não acha?
Voce agora tocou num assunto muito delicado.
Outro dia abri uma apostila de historia de um desses sistemas usados por escolas particulares e sabe quantas folhas falavam sobre a imigração europeia?
MEIA PÁGINA !
De resto voce já pode imaginar quem cosntruiu São Paulo, e o resto do Brasil.
Os coitadinhos dos nordestinos e os pobrezinhos dos afro.
Só que quando meus avós chegaram aqui, alfabetizados e com oficios, como de resto chegaram italianos, alemães e, posterioremnte japoneses, além é claro das colonias menores de imigrantes, tão importantes tambem para tirar o Brasil daquela época da idade das pedras em que se encontrava.
Aliás, nordestino nem era grupo social ainda, não é mesmo?
E negros eram aqueles que se multiplicavam para fazer o patrimonio do senhor de escravos.
Aliás, porque foi mesmo que D. Pedro resolveu promover a imigração?
Desta discussão pretendo participar ativamente.
Há uma diferença muito grande entre as imigrações dos XIX/XX para o Brasil e essa "contrapartida" que Lula evoca.
Vale a pena lembrar que o Brasil PEDIU imigrantes. Pra trabalhar na lavoura. E eles vieram.
Antes da imigração São Paulo era um brejo, uma botoculândia levada como dava por poucos e aguerridos nativos. Só com as imigrações, primeiro na lavoura e depois nas grandes empresas, é que Sumpa pôde ir pra frente.
Não posso deixar de reconhecer que foram os italianos que levaram o progresso em Sampa às últimas consequências. Para o bem e para o mal. Mas levaram. Os japoneses e os alemães tiveram sua grande parcela também, trazendo para cá ofícios com os quais a gente nem sonhava.
Fora os poloneses, húngaros, tchecos, franceses, belgas e tantos outros que foram obrigados a sair de seus países e descer de pára-quedas aqui. Bem fizeram os que, ao invés de reclamar, viram neste país infinitas possibilidades. De qualquer maneira, o imigrante da mais tosca aldeia européia parecia um nobre diante de nós, por maneiras e educação que lá já não eram novidade nenhuma nem privilégio de poucos.
E São Paulo tem esse dom de influenciar: muitos nordestinos que aqui chegaram só com sua vontade e seus braços, entraram direitinho no espírito da cidade.
Não creio que isso possa ocorrer de maneira inversa: quem tenta imigração ilegal (traduzindo: mão-de-obra desqualificada) simplesmente não pode oferecer nada de si aos europeus.
Me arrisco a dizer que este assunto virou um factóide. A maioria das pessoas que conheço que vão à Europa entram e saem de lá sem problemas. É só ter um motivo (nem que seja turismo), um destino, papelada em ordem e dinheiro pra estadia. Não tendo um desses itens, acho que seria pedir muito para que autoridades o deixassem entrar. É rolo. É penino na certa. É mais um que, na melhor das hipóteses, acabará dependendo do Estado. Estão certas as autoridades européias.
Sabe Aluizio, creio que os estados sulinos deveriam "chantagear" a federação, declarando sua independência e depois negociando a sua volta a uma federação mais justa, mais no estilo norte-americano, na qual cada estado tem sua autonomia, suas leis e suas finanças, colaborando na federação apenas nos limites pactuados e não como é hoje, em que tudo é tomado pelo "patrão" federal e devolvido do jeito que ele decide.
Outro absurdo são as leis federais, veja este último absurdo que proíbe depoimentos de presos por teleconferência!
Não se pode falar também em Pena de Morte, mesmo diante do fato de que ela já foi decretada e está sendo executada por bandidos e traficantes.
Basta de sustentar estados incompententes, que através de representatividade fajuta e desproporcional escravizam e exploram acintosamente os estados mais produtivos!
Isso sim seria refundar o Brasil!
Texto muito bom
Muit bom txto
Postar um comentário