É o que se vê neste momento na Venezuela, segundo uma boa reportagem que está no Estadão deste domingo. Calculam os analistas que a oposição já reúne cacife para virar o jogo, embaralhando as pretensões de poder absoluto do bufão bolivariano.
Mas os ditadores geralmente não se rendem de forma fácil. Antes de serem apeados do poder costumam praticar todos os tipos de insanidade. É o que se espera dos próximos passos que gorila dará. Vejam:
A contagem regressiva para qualquer eleição na Venezuela nos últimos anos tem sido marcada pelo ritmo das ameaças do presidente Hugo Chávez a opositores. Esta semana não deve ser diferente.
Num clima polarizado, os venezuelanos preparam-se para ir às urnas no dia 23 para eleger os governadores de 22 Estados, 338 prefeitos e 233 parlamentares estaduais.
Chávez ameaça prender opositores e colocar as tropas nas ruas se perder no Estado de Carabobo.
A oposição o acusa de usar a máquina estatal para fazer campanha. Até aí nada que não tenha sido visto antes.
A grande novidade dessas eleições, dizem os analistas, é que, dessa vez, os grupos opositores têm a oportunidade de voltar a conquistar espaços dentro do Estado venezuelano. (Leia MAIS).
N.B.: A caricatura de Chávez acima é do extraordinário caricaturista Baptistão.
Dia desses escrevi para o Baptistão para cumprimentá-lo por um trabalho e, de quebra lhe pedi permissão para usar suas caricaturas aqui no blog. No seu simpático retorno, liberou para o blog.
Valeu, meu caro Baptistão! Além de generoso, você é acima de tudo um craque! Obrigadão!
Recomento a visita ao blog do Baptistão (agora com link permanente aqui no blog) que apresenta um show de caricaturas. Um belo trabalho artístico. Esta do bufão, por exemplo, fez especialmente para o Le Monde Diplomatique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário