TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, novembro 21, 2008

Investidor não liga para pré-sal. Quer dólares!

Os investidores não quiseram nem saber de mais uma descoberta fantástica – ou fantasiosa? – do tal pre-sal botocudo da Petrobras.

O preço do barril petróleo que ultrapassava os 100 dólares antes da crise, já está sendo oferecido pela metade do preço!

Será que a gasolina e o gás de cozinha que estão sobrando, segundo o governo petralha, baixarão de preço? Será que os brasileiros farão parte mesmo dessa abundância de petróleo apregoada por Lula e seus sequazes?

Resumo da ópera: está todo mundo correndo para o dólar e ainda dizem que os Estados Unidos estão falidos...hehehe...

O dólar subiu pela quinta sessão consecutiva e fechou a sexta-feira no maior patamar em mais de três anos, acompanhando a deterioração do principal índice acionário do País. A moeda norte-americana avançou 2,67%, a R$ 2,464, maior fechamento desde 10 de junho de 2005. Na semana, a divisa acumulou valorização de 8,4%.


No mercado de ações, a Bolsa de Valores de São Paulo despencava 5,49% às 16h35, aos 31.572 pontos, contaminada pela queda de mais de 10% das ações ordinárias da Petrobras e de 9% dos papéis preferenciais da estatal.

Uma boa parte desse tombo reflete também o ajuste do mercado doméstico a mais um daqueles dias de pânico em Nova York, arrastando para baixo os preços dos ADRs brasileiros. Na quinta-feira, Petrobras ON desmoronou 16,35% em Nova York.

A desvalorização constante do preço do petróleo, que volta a ser negociado hoje abaixo de US$ 50 o barril, é mais um fator de pressão para a Bolsa.

Com isso, os investidores fizeram pouco caso do anúncio da Petrobras de dois novos poços de óleo leve no litoral capixaba, com reservas estimadas entre 1,5 bilhão e 2 bilhões de barris, na área denominada Parque das Baleias. (Leia MAIS).

Nenhum comentário: